1 / 49

informática

informática. André alencar. PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE Editor de texto Word Writer

deana
Download Presentation

informática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. informática André alencar

  2. PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE Editor de texto Word Writer Planilha eletrônica Excel Calc Apresentações Power PointImpress

  3. Microsoft Office INTERFACE: - 2003 (Menus e Barras de Ferramentas) - 2007/2010 (Guias e Faixa de Opções)

  4. Introdução Programa editor de planilhas (tabelas de cálculos). O arquivo do Excel é chamado (temporariamente) de PASTA1, PASTA2... Cada arquivo ("Pasta") contém três Planilhas, Plan1, Plan2, Plan3 O usuário pode renomear (Clique duplo ou botão direito/renomear). Pode criar novas planilhas ou excluir uma planilha atual. Também é possível copiar ou mover uma planilha para outro local ou para outra pasta (arquivo).

  5. Planilha É formada por Linhas e Colunas Linhas = números arábicos, vai da linha 1 até a linha 65.536. Colunas = nomeadas com as letras do alfabeto, vai da coluna A até a coluna IV (256 Colunas). Cada encontro de uma coluna com uma linha forma uma CÉLULA. É o núcleo de trabalho do Excel. Cada célula tem um endereço próprio, a primeira é A1 e a última é IV65536.

  6. Podem conter FÓRMULAS (FUNÇÕES DO EXCEL ou FÓRMULAS MATEMÁTICAS "SIMPLES"). *TODA FÓRMULA NO EXCEL É PRECEDIDA DE = (IGUAL)* Exemplo: =A1+A2 =56-22 =SOMA(A1:A4)

  7. Operadores aritméticos + : Soma - : Subtração * : Multiplicação / : Divisão ^ :Exponenciação/Potência.

  8. Obs: Ordem dos operadores 1º resolve o que estiver dentro dos parênteses ( ). 2º faz a exponenciação; 3º resolve Multiplicação ou Divisão (pode ser na ordem que aparecem). 4º resolve Soma ou Subtração (pode ser na ordem que aparecem). ex: =b2+b3+b4/3

  9. FUNÇÕES (MAIS IMPORTANTES): 1º: SOMA 2º: MÉDIA 3º: MÁXIMO e MÍNIMO 4º: SE 5º... MAIOR, SOMASE, CONT.NUM, CONT.SE, MED, MOD, MODO, AGORA, E, OU

  10. Obs: ' (APÓSTROFE): O excel irá interpretar os dados como texto, porém, o apóstrofe não será exibido na tela.

  11. Operadores de comparação = : Igualdade > : Maior que < : Menor que >= : Maior ou igual a <= : Menor ou igual a <> : Diferente de

  12. FÓRMULA DO SE =SE(TESTE_LÓGICO;SE_VERDADEIRO;SE_FALSO) = SE ( TESTE_LÓGICO ; SE_VERDADEIRO ; SE_FALSO )

  13. 2ª forma de utilizá-lo: Clicar a célula onde ficará o resultado. Exemplo: Clicar a célula B5. Depois clicar o botão Autosoma, aparecerá a fórmula somando, por padrão, os elementos não vazios acima da célula atual. Poderá ser confirmada a fórmula, pressionando-se a tecla ENTER. Exemplo: Clicar a célula B5, clicar o botão autosoma, aparecerá a fórmula: =SOMA(B2:B4) e pressiona-se ENTER para confirmar.

  14. Obs: Se os dados selecionados pelo Excel estiverem errados pode-se corrigir com o mouse ou com o teclado antes de pressionar Enter para confirmar. Obs2: Se várias colunas forem selecionadas, o Excel fará a soma de cada coluna separadamente. Obs3: Para o Excel fazer a soma de várias linhas deve-se selecionar as linhas e também onde ficará o resultado.

  15. a2) Botão dropdown É possível fazer outras funções além da SOMA: MÉDIA, CONTAR (CONT.NUM), MAX (MÁXIMO), MIN (MÍNIMO) e OUTRAS FUNÇÕES (Caixa de diálogo de Inserir Função).

  16. B) CLASSIFICAR EM ORDEM CRESCENTE 1ª Forma: Colocar os dados selecionados em ordem crescente (do menor para o maior, do mais antigo para o mais recente ou de A para Z - ordem alfabética).

  17. 2ª Forma: Se os dados estiverem relacionados a outros (dados ao lado) o Excel irá perguntar se também deve ser expandida a seleção para os dados relacionados (por padrão a resposta pré-selecionada é que deve ser expandida a seleção) - Quando se expande a seleção a classificação será feita da "PLANILHA TODA"

  18. C) CLASSIFICAR EM ORDEM DESCRESCENTE 1ª Forma: Colocar os dados selecionados em ordem decrescente (do maior para o menor, do mais recente para o mais antigo ou de Z para A - ordem alfabética).

  19. 2ª Forma: Se os dados estiverem relacionados a outros (dados ao lado) o Excel irá perguntar se também deve ser expandida a seleção para os dados relacionados (por padrão a resposta pré-selecionada é que deve ser expandida a seleção) - Quando se expande a seleção a classificação será feita da "PLANILHA TODA"

  20. Obs: Também é possível fazer a classificação (da planilha inteira) utilizando-se o menu Dados, opção Classificar! Obs2: Pelo menu Dados é possível também especificar critérios de desempate - "em seguida classificar por"

  21. D) ASSISTENTE DE GRÁFICO Abre um "assistente" (passo a passo) com 4 (quatro) etapas: 1ª Selecionar o tipo de gráfico (Colunas, Barras, Pizza...) 2ª Selecionar os dados de origem (O excel seleciona a planilha inteira por padrão - é possível modificar a seleção para apenas uma parte (uma ou mais colunas, por exemplo). 3ª Opções do Gráfico: Títulos, tabela, cores... 4ª Local do gráfico: Por padrão é como objeto na planilha atual mas pode ser posicionado como uma nova "planilha" (folha de gráfico).

  22. Obs1: É possível mesclar na horizontal (para os lados) ou na vertical (cima/baixo) ou ainda na diagonal (horizontal e vertical ao mesmo tempo). Obs2: Quando se tenta mesclar células não vazias o Excel avisa que só será mantida a célula "primeira" a do canto superior esquerdo. Quando se desfaz a mesclagem os dados originais não são recuperados no Excel (serão recuperados no CALC). Obs3: Mesmo que se faça a mesclagem de mais de uma linha o Excel não faz alinhamento vertical. Obs4: Mesmo que sejam selecionadas as células da direita para a esquerda (ou de baixo para cima) o Excel só manterá o dado superior esquerdo.

  23. B) ESTILO DE MOEDA (Estilo Contábil) Transforma os valores numéricos em valores de moeda no formato contábil. Ex: 7 --> R$ 7,00 Evita que o usuário tenha que digitar o símbolo de moeda e também evita que se tenha que digitar as casas decimais! Moeda: O símbolo de moeda é alinhado junto ao número; Contábil: O símbolo de moeda é alinhado à esquerda e o número é alinhado à direita. Obs1: Por meio do Menu Formatar / Opção Células (CTRL + 1) é possível selecionar várias opções de moeda ou de contabilização, incluindo opções de símbolo de moeda e de casas decimais.

  24. C) ESTILO DE PORCENTAGEM O botão de porcentagem trabalha com porcentagens numa escala de 0 (0%) a 1 (100%). Ex: 2 --> 200% "Macete": Decora que esse botão "multiplica por 100" e coloca o sinal de porcentagem.

  25. D) SEPARADOR DE MILHARES Transforma os números em formato de millhares. 48729874298 --> 48.729.874.298,00

  26. E) AUMENTAR CASAS DECIMAIS Acrescenta casas decimais ao número, por exemplo: 3 --> 3,0; Acrescenta uma casa decimal a cada clique. Ex2: 3,14 --> 3,140

  27. F) DIMINUIR CASAS DECIMAIS "Arredondamento" Ex: 5,1--> 5 Ex2: 5,9 --> 6 Regra de arredondamento: Quando a casa decimal for maior ou igual a 5, arredonda para cima. Menor que 5 arredonda para baixo.

  28. REFERÊNCIAS São os endereços das células e são utilizadas para "retomar" o valor/dado existente na célula. Considerando que A1= 18 e A2 = 14, então ao invés de se fazer =18+14, utiliza-se as referências das células =A1+A2;

  29. A) RELATIVAS (Padrão) São aquelas que se atualizam automaticamente e na mesma proporção em que for alterado o endereço da célula por meio de ações de copiar ou propagar. São as mais utilizadas. Ex: A1, D6, G3

  30. B) ABSOLUTAS (Precisam do símbolo $) São aquelas que não se alteram / não se atualizam mesmo quando copiadas ou propagadas para outro local. Ex: $A$1, $D$6, $G$3

  31. C) MISTAS (metade relativa e metade absoluta) Contém uma parte que pode se alterar (porque é relativa) e uma parte que não sofre alterações (porque é aboluta). Ex: $A1, A$1 O símbolo $ torna absoluta a parte posterior a ele da referência.

  32. Preste atenção no endereço da fórmula E3 =B$2+$C3 E4 =B$2+$C4 0|1 E3 =B$2+$C3 F4 =C$2+$C4

  33. O símbolo !é utilizado para se referir a outra planilha, por exemplo: =plan2!A5*3 "Excel calcule a multiplicação da célula A5 da plan2 por 3. []: São utilizados para se referir a outro arquivo, por exemplo: =[arquivox.xls]plan1!A2 Excel pegue a célula A2 da plan1 do arquivox.xls

More Related