620 likes | 915 Views
O relevo e o meio ambiente: impactos por usinas hidrelétricas. USINAS HIDRELÉTRICAS: necessárias e impactantes. O território brasileiro é dotado de grande potencial para gerar energia a partir do aproveitamento dos caudalosos rios de terrenos planálticos.
E N D
O relevo e o meio ambiente:impactos por usinas hidrelétricas.
O território brasileiro é dotado de grande potencial para gerar energia a partir do aproveitamento dos caudalosos rios de terrenos planálticos.
A tecnologia foi iniciada no século XIX (final) e na segunda metade do século XX foi amplamente desenvolvida no Brasil.
Na década de 80, as pesquisas ambientais eram feitas apenas para atender os órgãos gestores dos Estados e da União bem como os financiadores, não tendo poder de mudar os rumos estabelecidos pelos projetos de engenharia .
Já na década de 90 as questões ambientais passam a ser de absoluta importância para o desenvolvimento econômico e social.
No campo ambiental, a geração de energia elétrica por sistema hidráulico traz problemas desde sua construção.Mas, o tempo de vida útil um destes sistemas é muito grande, estendendo-se por 50 a 100 anos, o que faz com que os danos sejam “tolerados” (polêmica).
*desmatamento para construção de canteiro de obras;*desmatamento para construção de estradas;*terraplanagem (cortes e aterros, interceptação de drenagem , *alteração das cabeceiras e *bacias de captação);*construção de diques e barragens;*desvio do leito fluvial;
*cortes no solo e rochas;*ocupação pela água de extensas áreas de terras;*eliminação de grande volume da biomassa vegetal;*altera o regime fluvial do rio;*regularização da vazão;*o ambiente aquático passa de água corrente para lacustre;*alteração na qualidade da água e dos peixes;
*submersão de recursos minerais;*remansos de águas rasas favorecendo a proliferação de insetos;*formação de ilhas que dificultam a comunicação terrestre;*erosão e deslizamentos nas margens;*assoreamentos;*ressecamento ou rebaixamento do nível das águas.
*Mudanças das populações;*Interfere em bens afetivos;*Inunda sítios arqueológicos;*aldeias indígenas;*desestrutura famílias rurais;*altera as terras agricultáveis.
Após a construção...*Liberação de mão-de-obra;*Desaceleração brusca da economia local;*Mão-de-obra ociosa ou subempregada;*Vilas de residências ociosas (lembrar de Ilha Solteira);*Esvaziamento demográfico com forte emigração urbana.
-nível de vida;-saúde;-segurança;-emprego;-reassentamentos;-propriedades das terras;-vias de comunicação;-indústria;-usos recreativos;-aceitação social.
-poucos efeitos produzidos;-deslizamentos de encostas;-compensação isostática;-regularização do regime fluvial (reeducação das enchentes);-alteração de praias e deltas.
-efeito indireto que é a obra de proteção da bacia pra evitar arrastes;-altera perfil do rio.
-deve-se fazer reflorestamento das margens;-utilização de técnicas de combate a erosão;-no lado de Anaurilândia não houve reflorestamento.