140 likes | 496 Views
Éticas na Grécia Antiga. Sócrates e Platão Aristóteles. Éticas na G récia Antiga. Todos estes filósofos Gregos se destacaram no período entre 450 e 300 a.C . Neste período a filosofia Grega estava no seu apogeu de desenvolvimento. Ética de Sócrates e Platão. Sócrates.
E N D
Éticas na GréciaAntiga Sócrates e Platão Aristóteles
Éticas na Grécia Antiga Todos estes filósofos Gregos se destacaram no período entre 450 e 300 a.C. Neste período a filosofia Grega estava no seu apogeu de desenvolvimento
Ética de Sócrates e Platão • Sócrates Para Sócrates saber o que é o Bem para o praticar é essencial. Este filósofo estabelece uma relação direta entre o pensamento e a ética, sendo o pensamento pressuposto da ética. O Homem age de acordo com os princípios éticos, porque o que faz ou vai fazer é pensado e o seu significado é entendido, bem como as consequências. Através do conhecimento cada indivíduo é capaz de chegar à compreensão do que é Bem. Bem pensar para bem viver é um dos seus lemas. Defende que o único meio para alcançar a felicidade é a prática da virtude, virtude essa que se adquire com a sabedoria e conhecimento.
Ética de Sócrates e Platão • Platão Defende que a ética é uma característica do ser humano, um elemento importante da vida em sociedade. Todos têm uma consciência ética e avaliam as ações que praticam com base nessa consciência. Alma Humana tem três almas distintas, ou três estados, sendo que uma primeira alma é apetitiva que cuida da manutenção e reprodução do corpo, desperta os apetites. Uma segunda alma é colérica que se incube da segurança do corpo. Havendo uma terceira alma, desta feita, racional, que é a parte intelectual da alma. O estado ideal é que a terceira alma modere as outras duas, impedindo o indivíduo de agir motivado por razões cóleras ou apetitivas.
Ética de Aristóteles Ética teológica que tem como objetivo o tornar explícita a plenitude e a felicidade alcançada pela ação, porque sem ação o Homem não é capaz de alcançar o seu objetivo. Para Aristóteles o culminar da vida era a felicidade. Homem - Pensava a partir do meio onde estava inserido, esta construção estava ligada ao “Ethos”, ou seja, aos valores de identidade social, ao carácter, ao modo da pessoa ser, ao comportamento do Homem. Este “Ethos” deu origem à palavra Ética, desse modo, tendo como finalidade Humana a felicidade, a ética ensina-se através da aquisição de bons hábitos e de bons exemplos de atitudes e comportamentos. Para se ser feliz terá de se ser “eticamente comportado”.
Ética de Aristóteles Alma Humana também se divide em três partes: Uma primeira sensitiva que é comum aos animais, uma segunda onde se encontram as vontades e os desejos e uma terceira à qual devem estar submetidas as duas anteriores, que é a Razão.
Conclusão • Ambos os filósofos e ambos os conceitos de ética estão centrados nas virtudes; • Para Sócrates e Platão a ética não se ensina, apenas advém do conhecimento e da compreensão do que é o bem; • Para Aristóteles a ética ensina-se através do exemplo das ações e da aquisição de bons hábitos;
Conclusão • As virtudes que Sócrates e Platão consideravam como cimeiras eram as da beleza, do conhecimento e da perceção do bem; • As de Aristóteles as virtudes éticas eram a verdade, a amizade e a justiça; • Pode-se apontar a felicidade como virtude comum aos três, embora em fases/estados diferentes;
Conclusão • As virtudes identificadas por Sócrates e Platão adquirem-se através do conhecimento, da origem e da profissão ou estado social do indivíduo; • Para Aristóteles as virtudes da ética adquirem-se, ensinam-se e transmitem-se pela aquisição de bons hábitos e exemplos;
Conclusão • Para Sócrates e Platão as principais qualidades da ética são a sabedoria, a coragem, a moderação e a justiça na qual cada um desempenha uma função ética em relação ao bem comum; • Para Aristóteles as principais qualidades da ética são mesmo a ação e a prática de bons hábitos.
Questões? Docente: Professor Ramiro Marques Discente: David Branco - 110236004 Janeiro 2013