90 likes | 157 Views
HIROXIMA&NAGASÁQUI. Pedro Alexandre nº7. O que foi?. Hiroxima(6 de Agosto 1945). Nagasáqui(9 de Agosto 1945).
E N D
HIROXIMA&NAGASÁQUI Pedro Alexandre nº7
O que foi? Hiroxima(6 de Agosto 1945) Nagasáqui(9 de Agosto 1945) Os bombardeamentos de Hiroxima e Nagasáqui foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japãorealizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América segundo as ordens do presidente americano Harry S. Truman.
O que originou?? Destruição do USS Arizona Por volta de 1940, o Japão já tinha ocupado vários territórios no Pacífico, e tentava agora aumentar o seu território no Sudoeste Asiático, invadindo, em Junho de 1941, a Indochina. O governo dos Estados Unidos da América, indignado, impõe sanções económicas ao Japão. Como consequência, a 7 de Dezembro de 1941, a aviação japonesa ataca PearlHarbor, a maior base norte-americana do Pacífico. Em apenas duas horas, os pilotos japoneses conseguiram inutilizar todos os navios ancorados no porto, cinco navios de guerra e destruir ou afundar outras quinze embarcações.
As bombas- Little Boy LittleBoy Little Boy- é o nome de código da bomba atómica largada sobre Hiroxima, no Japão, na Segunda-feira 6 de agosto de 1945. Foi largada a partir do avião denominado Enola Gay pilotado pelo tenente-coronelPaul Tibbets.
As bombas- Fat Man Fat Man- é o nome de código da bomba atómica lançada sobre Nagasáqui, Japão, pelos Estados Unidos da América, em 9 de Agosto de 1945. Foi a segunda das duas bombas atómicas utilizadas em guerras. Fat Boy
Consequências Efeitos da radiação Devastação nas cidades de Hiroxima e Nagasáqui As consequências das bombas atómicas foram desastrosas. A bomba atómica destruiu completamente os seus alvos, provocou a morte de mais de 200 mil pessoas e também causou danos genéticos que foram transmitidos pelos sobreviventes aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos. Ainda hoje nascem crianças com problemas genéticos causados pela radiação das bombas de Hiroxima e Nagasáqui.
Fim da guerra e rendição Após os ataques nucleares e a derrota do exército Imperial na Ásia continental, o Imperador Hirohito ordenou ao Conselho de Guerra que tentasse negociar uma paz minimamente honrosa com os Aliados. O imperador Hirohito acabou por aceitar a rendição do Japão. Em 28 de Agosto, começou formalmente a ocupação do Japão pelo Comandante Supremo das Forças Aliadas. A cerimónia oficial de rendição aconteceu no dia 2 de Setembro, quando oficiais do Japão representando o Imperador assinaram a ata de rendição do Japão. Assinatura por parte de representantes japoneses da ata da rendição do Japão
Conclusões a retirar do lançamento da bomba atómica A bomba atómica, como foi visto, é extremamente eficaz e mortal, podendo levar à destruição de um país inteiro. Neste caso a bomba atómica fechou o capítulo da Segunda Guerra Mundial, mas poderia ter havido represálias por parte do Império Japonês. Logo, como conclusão, as guerras atómicas podem destruir a Humanidade ; como tal as bombas(ou outro tipo de armamento atómico) nunca devem ser utilizadas, tal como todos os países devem fazer todos os esforços possíveis para manter a paz.
Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial