190 likes | 285 Views
Projeto eSocial Coca-Cola FEMSA 08/Abril/2014. Integração. Cultura Organizacional. Divisão Brasil Composição de Zonas Comerciais. MG & MS. SPIE, Litoral & RJ. PR & SPIO. SP Metropoli. Projeto eSocial.
E N D
ProjetoeSocial Coca-Cola FEMSA 08/Abril/2014
Integração Cultura Organizacional
Divisão BrasilComposição de Zonas Comerciais MG & MS SPIE, Litoral & RJ PR & SPIO SP Metropoli
Projeto eSocial É um projeto do governo federal que obriga os empregadores a prestarem informações tributárias, trabalhistas, previdenciárias e de Folha de Pagamento através do envio de arquivos que ficarão armazenados no Ambiente Nacional do eSocial. As empresas também são obrigadas a prestar informações relacionadas ao contrato de trabalho como Admissão, alterações de salários, afastamentos, estabilidades, aviso prévio, entre outros, além de informações relativas a mão de obra terceira/autônoma. As informações ficarão reunidas em um único sistema acessível a determinados órgãos e instituições. Os eventos que compõem eSocial devem ser transmitidos através de arquivos preparados segundo os leiautes estabelecidos para cada um e são classificados segundo sua natureza, conforme segue: Eventos iniciais; Eventos de tabelas; Eventos não periódicos; Eventos periódicos.
Cronograma Projeto Obs.: Ainda falta definição de NOVO cronograma para as empresas de médio e pequeno porte.
Impactos eSocial Construção Civil Assim, fica mais fácil cruzar as informações e fazer a fiscalização sem precisar consultar documentos. A Receita Federal terá uma visão completa, situações mais evidentes terão maiores chances de serem identificadas. “Na prática, os procedimentos de diversos departamentos terão que ficar mais rigorosos” Roberto Dias Duarte, coordenador do MBA Empreendedorismo Contábil no B.I. International.
Impacto nos Processos Mudança significativa na forma de operacionalizar a folha de pagamento. O CSC RH da Coca Cola Femsa já está remodelando alguns processos, vejamos as propostas em andamento/análise:
Como funcionará o processona Coca Cola Femsa? Ao lançar no SAP RH as informações (que geram eventos) os Núcleos de RH enviarão arquivos “automáticos” para um ambiente do SAP que apenas o CSC RH terá acesso:
Como o CSC RH vai operar o enviodestesarquivos? Controle visual dos eventos a enviar Ao lançar no SAP RH as informações (exemplos ao lado) os Núcleos enviarão arquivos “automáticos” para um ambiente do SAP que apenas o CSC RH terá acesso: Visão Geral do Envio dos Eventos Modelo Tela de Gestão de Envio de arquivos – SAP RH.
Processosmais críticos e pontos de atenção Maior exposição
Sugestão inicial do processo: Em fase de analise final para divulgação Primeirosprocessos a implementar PROCESSOS EM ANDAMENTO • Atualização Cadastral SaneamentoCadastral • Estudarnecessidades de saneamentoPré-Admissão; • Saneamento cadastral ATIVOS; • Processo estabelecido, aguardando liberação portal consulta • Realizar atualização dados massiva dos colaboradores – 186 campos eSocial. • Disponibilizar os novos campos em ambiente produtivo para permitir inclusão de dados. Processos já descritos, aguardando liberação do portal do Governo para divulgação. GARANTIR 100% DA BASE SANEADA ATÉ 29/08/2014 ProcessoSaneamentocadastralAutônomos Acompanharprocesso de NF de Terceiros • Processos a definir • Contratação de estrangeiros; • Interface entre SAP RH e FI para autônomos; • Interface Sistema Ocupacional - SOC. Processos a mapear
Sugestão inicial do processo: Em fase de analise final para divulgação Processo de saneamento cadastral “eSocial” para ATIVOS Os empregadores deverão dar atenção especial às informações cadastrais de seus trabalhadores, certificando-se de sua consistência com o CNIS e, se necessário, proceder a regularização das inconsistências antes da data de entrada em vigor do eSocial. Para facilitar o trabalho de regularização cadastral, foi criada uma aplicação para verificar se o CPF e o NIS estão aptos para serem utilizados no eSocial:http://www.esocial.gov.br/QualificacaoCadastral.aspx. - Realiza a consulta cadastral no site Qualifica de 100% dos colaboradores ativos. - Informa o colaborador sobre o Projeto eSocial e sobre sua situação cadastral, orientando sobre o procedimento a ser realizado para regularização do cadastro (orientações slide a seguir). - Procura o órgão do governo, seguindo as instruções do Núcleo de RH, para regularizar seu cadastro (CEF, INSS, Receita Federal). - Envia aos Núcleos de RH a relação dos colaboradores que necessitam correção cadastral da sua unidade. - Retorna ao Núcleo de RH no prazo estipulado já com seu cadastro regularizado. Cadastro OK? Consulta cadastro novamente, Está OK? não sim sim não - Reporta no prazo estipulado pelo CSC RH a lista dos colaboradores com os status de cada um. - Faz contato com o colaborador e informasobre o prazo estipulado para atender ao “governo federal” para regularizar pendência no sistema. - Se for necessário solicita ao colaborador para retornar, até que a consulta no site acima aponte que o cadastro está OK. - Inclui o colaborador na relação dos que possuem cadastro REGULAR. - Notifica ao Núcleo de RH que o problema persiste e estipula prazo para solução, com o objetivo de atender o prazo estipulado pelo governo.
Como se preparar? • Conscientizar Diretoriae Gestão – (Change Management); • Identificar os responsáveis pelas informações; • Documentar todos os processos pertinentes ao e-Social; • Identificar necessidades de adequação de processos; • Identificar riscos e propor soluções; • Realizar saneamento cadastral de 100% dos colaboradores ativos; • Identificar ajustes ou desenvolvimento de sistemas: • SAP entregará aprox. 60% das configurações; • Outros 40% serão desenvolvidos por consultoria especializada em SAP.
Obrigado Fim