460 likes | 799 Views
IMPÉRIO BIZANTINO. ALTA IDADE MÉDIA – IMPÉRIO BIZANTINO. O processo de formação do mundo feudal Aceleramento século V - queda do Império Romano do Ocidente - Alta Idade Média. As transformações na Europa, dominada pelos bárbaros germânicos, resultou em reinos quase sempre frágeis e efêmeros.
E N D
ALTA IDADE MÉDIA – IMPÉRIO BIZANTINO • O processo de formação do mundo feudal • Aceleramento século V - queda do Império Romano do Ocidente - Alta Idade Média. • As transformações na Europa, dominada pelos bárbaros germânicos, resultou em reinos quase sempre frágeis e efêmeros.
Formação do feudalismo*Decadência do comércio*Ruralização econômica*Fortalecimento do poder local por meio dos senhores feudais*Ascensão da igreja e do teocentrismo*Invasão bárbara na Europa CARACTERÍSTICAS DA ALTA IDADE MÉDIA – DO SÉC. V AO X
Constantinopla - o principal centro econômico-político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio, entre os Mares Egeu e Negro, pelo imperador Constantino (aí o motivo do nome da cidade ser Constantinopla). CIVILIZAÇÃO BIZANTINA(IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE)
Istambul e o Mar de Mármara (ao sul), o estreito de Bósforo e o Mar Negro (ao norte), (NASA).
Estreito de Bósforo http://www.dialogosuniversitarios.com.br/UserFiles/91/Image/Viagens/bosphor.jpg
* Com uma localização tão estratégica = foi tornada na nova capital do império.* Por estar entre o Ocidente e o Oriente, desenvolveu um ativo e próspero comércio na região, além da produção agrícola, fazendo com que se destacasse do restante do império romano, que estava parado e em crise.
O Império Romano do Oriente tinha por base:* um poder centralizado e despótico;* um intenso desenvolvimento do comércio, que serviu de fonte de recursos para enfrentar as invasões bárbaras.* A produção agrícola usou grandes extensões de terra e trabalho de camponeses livres e escravos.
O Império Romano do Oriente ou Império Bizantino resistiu às invasões bárbaras - durou 11 séculos.*A mistura de elementos ocidentais e orientais foi possível devido a intensa atividade comercial e urbana, dando grande esplendor econômico e cultural.
O Império Bizantino (1400) O cerco a Constantinopla.
Restos da muralha de Constantinopla. http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_de_Constantinopla
As cidades bonitas e luxuosas;*Doutrina cristã mais valorizada e discutida em detalhes entre a sociedade; *Costumes romanos foram preservados - estrutura política e administrativa;*Idioma oficial foi o latim;**Mas depois tudo isso foi superado pela cultura helenística (grego-asiática). Com esse impulso o grego acabou se tornando o idioma oficial, no séc. VII.
Um forte aspecto da civilização bizantina foi o papel do imperador, que tinha poderes tanto no exército como na igreja, sendo considerado representante de Deus aqui na terra, (não muito diferente de outras civilizações!). O mais destacado imperador foi: Justiniano.
Era de Justiniano(527-565)Imperador Teodósio = divisão do império romano em 395:* Ocidente - Honório*Oriente - Arcádio.*Com essa divisão, criou-se muitas dificuldades entre os imperadores para manter um bom governo, principalmente devido as constantes invasões bárbaras.
*Século V = imperador Justiniano = Império Bizantino = apogeu.* Ampliam-se fronteiras do império - expedições que foram até a Península Itálica, Ibérica e ao norte da África.*Tantas conquistas = muitos gastos aumentam os impostos = diversas revoltas camponesas = pagamento de impostos abusivos ou o trabalho pesado.
Revolta de Nika (532)*foi suprimida de maneira bem violenta pelo governo;*morte de 35 mil pessoas;*Mas a atuação de Justiniano foi mais expressiva dentro do governo.Um exemplo, entre 533 e 565, iniciou-se a compilação do direito romano.
Este era dividido em: • código: conjunto das leis romanas a partir do século II. • digesto: comentários de juristas sobre essas leis. • institutas: princípios fundamentais do direito romano.
novelas: novas leis do período de Justiniano.E tudo isso resultou no: corpo do direito civil, no qual serviu de base para códigos e leis de muitas nações à frente.
essas leis determinavam os poderes quase ilimitados do imperador e protegiam os privilégios da igreja e dos proprietários de terras, deixando o resto da população à margem da sociedade.
Na cultura: Justiniano construiu a Igreja de Santa Sofia, com seu estilo arquitetônico próprio – o bizantino – cujo esplendor representava o poder do Estado junto com a força da Igreja Cristã.
Na política: após a revolta de Nika, Justiniano consolidou seu poder monárquico absoluto por meio do cesaropapismo.Cesaropapismo: ter total chefia do estado (como César) e da igreja (como o papa).
GRANDE CISMACesaropapismo = conflitos entre o imperador e o Papa.1054: Cisma do Oriente, dividindo a igreja Católica em duas partes:Igreja Ortodoxa- com sede em Bizâncio, e com o comando do imperador bizantino.Igreja Católica Apostólica Romana- com sede em Roma e sob a autoridade do Papa.
DECADÊNCIA DO IMPÉRIODepois da morte de Justiniano (565), houve muitos ataques que enfraqueceram a administração do Império. Bizâncio foi alvo da ambição das cidades italianas. Sendo que Veneza a subjugou e fez dela um ponto comercial sob exploração italiana.
Essa queda não foi de imediato, levou algum tempo, o império perdurou até o séc. XV, quando a cidade caiu diante dos turcos- otomanos, em 1453, data que é usada para marcar o fim da Idade Média e o início da idade moderna.
As conseqüências: • surgimento do império Turco-Otomano =uma ameaça para o Ocidente. • a influência da cultura clássica antiga, preservada em Constantinopla, e levada para a Itália pela migração dos sábios Bizantinos. • a interrupção do comércio entre Europa e Ásia, acelera a busca de um novo caminho para o Oriente.
SOCIEDADE E ECONOMIAO comércio era fonte de renda do império. Sua posição estratégica entre Ásia e Europa serviu de impulso para esse desenvolvimento comercial.
O estado fiscalizava as atividades econômicas - supervisionava a qualidade e a quantidade das mercadorias, como: perfumes, seda, porcelana e peças de vidro. Além das empresas dos setores de pesca, metalurgia, armamento e tecelagem.
RELIGIÃOA religião bizantina foi uma mistura de diversas culturas, como gregos, romanos e povos do oriente. Mas as questões mais debatidas eram:
Monofisismo: estes negavam a natureza terrestre de Jesus Cristo. Para eles Jesus possuía apenas a natureza divina, espiritual. Esse movimento teve início no século V com auge no reinado de Justiniano.
Iconoclastia: para estes a ordem era a destruição das imagens de santos, e a proibição do uso delas em templos. Com base na forte espiritualidade da religião cristã oriental. Teve apoio no século VIII, com o imperador Leão II, que proibiu o uso de imagens de Deus, Cristo e Santos nos templos e teve forte apoio popular.
- Sociedade Hierarquizada (em camadas sociais com pouca mobilidade): Imperador e sua família, assessores do imperador, alto clero, elite (grandes proprietários rurais, grandes comerciantes), camada média (pequenos comerciantes, artesãos, baixo clero), camada pobre formada por camponeses.
Palácio de Topkap http://www.flickr.com/photos/viagensimagens/1343388257/sizes/l/
Hagia Sophia, Basílica de Santa Sofia, construída em Constantinopla pelo Imperador Justiniano (527–565) atual Istambul