210 likes | 852 Views
A química do amor. Química Legião Urbana Composição: Renato Russo
E N D
Química Legião Urbana Composição: Renato Russo Estou trancado em casa e não posso sairPapai já disse, tenho que passarNem música eu não posso mais ouvirE assim não posso nem me concentrarNão saco nada de FísicaLiteratura ou GramáticaSó gosto de Educação SexualE eu odeio QuímicaNão posso nem tentar me divertirO tempo inteiro eu tenho que estudarFico só pensando se vou conseguirPassar na porra do vestibularNão saco nada de FísicaLiteratura ou GramáticaSó gosto de Educação SexualE eu odeio Química Química Química Chegou a nova leva de aprendizesChegou a vez do nosso ritualE se você quiser entrar na triboAqui no nosso Belsen tropicalTer carro do ano, TV a cores, pagar imposto, ter pistolãoTer filho na escola, férias na Europa, conta bancária, comprar feijãoSer responsável, cristão convicto, cidadão modelo, burguês padrãoVocê tem que passar no vestibularVocê tem que passar no vestibularVocê tem que passar no vestibularVocê tem que passar no vestibularNão saco nada de físicaLiteratura ou GramáticaSó gosto de Educação sexualE eu odeio Química, Química, QuímicaNão saco nada de FísicaLiteratura ou GramáticaSó gosto de Educação sexualE eu odeio Química, química, química
“Não saco nada de FísicaLiteratura ou GramáticaSó gosto de Educação sexualE eu odeio Química, química, química”. A música se chama 'Química', é de Renato Russo e é ótima, mas hoje não dá para imaginar algo tão contraditório. O motivo é simples: quase tudo o que se refere a sexo e amor poderia ser entendido pela química produzida entre duas ou mais pessoas.
As reações químicas acontecem desde a primeira visão da pessoa amada, o tal amor à primeira vista, disparando substâncias que passam a agir no organismo sem cessar.
A longo prazo, a presença ou não de certas substâncias ajuda a explicar a diferença entre um relacionamento duradouro e outro que terminou.
O fato é que o principal órgão sexual do ser humano é o cérebro - ele não comanda apenas as fantasias, mas também a cascata de reações químicas.
Os hormônios sexuais determinam que a atenção dos homens se volte especialmente para rostos simétricos, redondos e algo infantis, corpos cheios de curvas, com destaque para a cintura, bem definida.
Já as mulheres vão além da aparência - outros elementos são rapidamente analisados de modo inconsciente: a voz grossa, a atenção dedicada a ela. E é claro: os braços fortes (aquecimento e proteção) e a virilidade ( capacidade reprodutiva). • Afinal este é o objetivo principal.
Homens e mulheres, porém, recebem no sangue a mesma descarga de hormônios que desencadeia o processo de atração mútua.
Quando alguém se apaixona seu • organismo é atacado por varias substâncias, • dentre elas a feniletilamina. Uma simples troca de olhar, • um aperto de mão ou beijo apaixonado podem • desencadear a produção de hormônios.
A paixão tem um tempo de vida? SIM Seres humanos são biologicamente programados para se sentirem apaixonados durante 18 a 30 meses". A paixão possui um "tempo " longo o suficiente para que o casal se conheça, copule e produza uma criança.
E NÃO PODERIA SER DIFERENTE. O amor é uma experiência consumptiva*. Mergulhamos euforicamente nesta deliciosa tortura e não comemos ou dormimos direito. Freqüentemente, é difícil manter a concentração. Temos taquicardia. A taxa de alguns hormônios sobem drasticamente, enquanto que a serotonina (hormônio do bem estar) cai. Com uma experiência desta intensidade, prolongada infinitamente, literalmente, morreríamos de amor. Consumptivo: adj. Que consome, que destrói.
Dopamina, feniletilamina e ocitocina. São produtos químicos relativamente comuns no corpo humano, mas são encontrados juntos apenas durante as fases iniciais da paixão.
Com o tempo, o organismo vai se tornando resistente aos seus efeitos - e toda a "loucura" da paixão desvanece gradualmente • a fase de atração não dura para sempre.
Outras substâncias presentes em cada estágio: Luxúria: Desejo ardente por sexo - Testosterona Atração/amor: no estágio de euforia, envolvimento emocional e romance - Altos níveis de Dopamina e norepinefrina e baixos níveis de serotonina. Ligação/ Atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura – Ocitocina e vasopressina
Um beijo movimenta 29 músculos, 12 dos lábios e 17 da língua. As pulsações cardíacas durante o beijo saltam de 70 para 140 por minuto. Além disso, um só beijo pode queimar de 3 a 12 calorias, vai depender da itensidade dele.
Quando duas pessoas se beijam, a hipófise, o tálamo e o hipotálamo trabalham juntos na liberação de substâncias... ...ocorrendo assim o que se chama de "química do beijo ",... ...que vai ativar a libido e a produção da endorfina, substância que produz no corpo a sensação de leveza e de flutuação.
Até onde a ciência pode realmente traduzir em números e estatísticas aquilo que para muitos de nós é a verdadeira essência da vida na Terra: o Amor?
Amor... • Sentimento para ser vivido • Intensamente... • Instintivamente... • Nunca racionalmente.
Que não seja eterno, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure. Vinícius de Morais