180 likes | 289 Views
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA. Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR -. Bem cultural acessível a minoria Universidade é privilégio de poucos. ]. formadora. quadros dirigentes da sociedade. Agência. seletora.
E N D
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- ENSINO SUPERIOR - • Bem cultural acessível a minoria • Universidade é privilégio de poucos ] formadora quadros dirigentes da sociedade Agência seletora
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- ENSINO SUPERIOR - Atividade especialmente difícil, profundamente ligada aos problemas da sociedade, as suas condições de trabalho em transformação e as novas tecnologias voltadas para o futuro e não o passado.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Antigüidade Clássica (Grécia e Roma): escolas de alto nível para formar especialistas em Medicina, Filosofia, Retórica e Direito.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Final da Idade Média (meados do século XI a XV): nasce a universidade identificada com sua sociedade e cultura.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Idade Moderna: rebelião burguesa com a ordem medieval. Universidade não acompanha o espírito difundido pela Reforma.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Século XIII – saber medieval é contestado. (Iluminismo)
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Século XIX – com o incremento da industrialização, foi instituída a Universidade Napoleônica, na França. - surgiu em função de necessidades profissionais. - estruturada de forma fragmentada em escolas superiores.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Século XII – criada a Universidade de Berlim, na Alemanha, considerada como a “Universidade Moderna”, centro de pesquisa.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Desde o início: - desprovido de caráter nacional - influenciado por espírito colonialista e colonizador Ensino ministrado pelos jesuítas: - alheio às necessidades da colônia - destinado a proporcional cultura geral básica - sem preocupação de qualificar para o trabalho.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Até 1808: luso brasileiros faziam seus estudos superiores na Europa (Universidade de Coimbra). A maioria eram religiosos. 1808: após a vinda de D. João VI para o Brasil é criado o chamado ensino superior, em reposta às necessidades da colônia. Surge curso de ensino superior no Rio de Janeiro e Bahia, marcados pelo caráter utilitário e imediatista.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - 1854:faculdades de Direito de São Paulo e Recife. 1930: Universidade de Minas Gerais. 1934: Universidade de São Paulo e do Distrito Federal. 1968: promulgada a Lei nº5540 da Reforma Universitária, que fundamentou-se na renovação do conceito do ensino superior, e insistia que a universidade deveria cultivar as áreas fundamentais do saber, estudadas como base para ulteriores aplicações técnico-profissionais.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Enfatizou o desenvolvimento da pesquisa vinculada ao ensino e prescrevia ainda que o regime didático e a estrutura curricular deveriam atender às necessidades do desenvolvimento regional, nacional e do progresso das ciências. Estabeleceu os objetivos do Ensino Superior:
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Art. 1º - O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário. Art. 2º - O ensino superior é indissociável da pesquisa e será ministrado em universidades e excepcionalmente em estabelecimentos isolados, organizados como instituições de direito público ou privado. Imprimiu nova organização ao ensino superior mas não solucionou a crise universitária brasileira.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- UNIVERSIDADE HOJE - 1.Deveria constituir-se em um centro ativo de: • pesquisa científica • investigação teórica • atividades filosóficas, literárias e artísticas • expressão da cultura intelectual 2. Tem como funções: ensino, pesquisa e a extensão.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- UNIVERSIDADE HOJE - Ensino: formação de profissionais liberais e especialistas altamente qualificados nos diversos campos do conhecimento. Pesquisa: na graduação deve caracterizar-se pelo processo de reelaboração do saber e pós-graduação deve constituir a própria substância do trabalho que se caracteriza em fazer avançar o poder.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- UNIVERSIDADE HOJE - Extensão: com finalidade de difundir o saber universitário, oferecendo oportunidades a uma clientela não-regular, oferecendo aos próprios universitários programas que transcendem aos currículos e que atem as comunidades. Problemas: conteúdos dos cursos; métodos de ensino; tempo de dedicação dos docentes; qualificação do docente; contato professor-aluno somente em sala de aula.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA- FICHA TÉCNICA - CRIAÇÃO: Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira APOIO TÉCNICO: Fernando Neves dos Santos (estagiário)