300 likes | 435 Views
Implantação de 300 unidades da Tecnologia Social Fossas Sépticas Econômicas. Projeto nº12. 249. A ORGANIZAÇÃO DO POVO QUE LUTA - OPL e seus parceiros de cooperação Técnica e Financeira, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Fundação banco do Brasil- FBB.
E N D
Implantação de 300 unidades da Tecnologia Social Fossas Sépticas Econômicas Projeto nº12. 249
A ORGANIZAÇÃO DO POVO QUE LUTA - OPL e seus parceiros de cooperação Técnica e Financeira, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Fundação banco do Brasil- FBB. • Objetivo Principal: Tratamento de esgoto de forma econômica, ecológica, incentivando o uso Sustentável dos Recursos Naturais, adequando o uso da água usada na irrigação de hortifrutigranjeiros, que compõe a alimentação humana, proveniente da agricultura familiar.
Beneficiados: 150 famílias de agricultores familiares em Caratinga - MG e 150 famílias na região de atuação do Centro de Informação e Assessoria Técnica CIAAT de Governador Valadares MG.
Público-alvo:Agricultores Familiares A mobilização das comunidades, seleção das famílias beneficiadas, implantação das 300 unidades de Fossas Sépticas Econômicas, assistência técnica e coordenação do projeto serão feitas pela Associação OPL Organização do Povo que Luta, sempre envolvendo os parceiros locais como o COMSEAN, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Caratinga- MG, CMDRS local, Sindicatos, CIAT - Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhado e órgãos representativos
Dentre os possíveis indicadores que poderão ser adotados para o projeto, sugere-se: • Renda média familiar; • Qualidade de ocupações ou postos de trabalho; • Associações e cooperativas constituídas ou organizadas; • Quantidade de associados e cooperados que se integram às associações ou cooperativas; • Quantidade de cursos/vivenciais aplicados; • Quantidade de unidades de Fossas Sépticas Econômicas implantadas por iniciativa própria das comunidades rurais e dos assentados; • Quantidade de parceiros locais integrados ao projeto.
Objetivo do encontro Criar uma comissão composta pelos seguintes órgãos: CIAAT - Governador Valadares, CMDRS (CARATINGA-MG), OPL, COMSEAN, Banco do Brasil (agencia Local), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caratinga MG, Arquidiocese de Caratinga e COORPOL.
Entidade Parceira: O Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), RUA SAO JOAO, 558 SALA 05 CENTRO - 35020-550 GOVERNADOR VALADARES/MG - (33) 3272.4593 Tipo de Parceria: Consultoria e compartilhamento de metodologias para uma adequada execução do projeto “Implantação de 300 unidades da Tecnologia Social Fossas Sépticas Econômicas”. A Região de atuação do CIAAT Governador Valadares MG esta incluída como beneficiaria do projeto.
Métodos de comprovação e execução dos serviços: • Relatórios (fotográficos e coordenadas); • Comprovante de recebimento (lista de materiais) assinado pelo produtor beneficiário; • Declaração assinada pelo beneficiário, informando que não foi pago nenhuma quantia (valor em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento) aos prestadores de serviço e equipe de profissionais contratados referente à implantação do projeto. • Cavando o buraco da fossa (contrapartida do produtor (a) beneficiário (a).
Como funciona a Tecnologia Social Fossas Sépticas Econômicas Assim como acontece na fossa de alvenaria, o processo de tratamento do esgoto nas fossas sépticas econômicas fica a cargo de bactérias anaeróbicas e aeróbicas. O que muda é somente o material empregado: bombonas plásticas de 200 litros de capacidade, além de tubos e conexões em PVC.
Água Cinza (vala de infiltração): - Chuveiro, pia - Gordura, sabão, orgânicos Separar Água Escura (fossa séptica): - Vaso Sanitário - Coliformes Fecais
Como surgiu o projeto? Buscando proporcionar, através da tecnologia social, maior qualidade de vida ao homem do campo, Caratinga - MG traz para o município e região o projeto de FOSSAS SÉPTICAS ECONÔMICAS PORQUE FOSSA SÉPTICA ECONÔMICA? Em 2009, foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Caratinga - MG um pequeno diagnóstico com 30 produtores rurais, a principal pergunta foi: Porque não instalar uma fossa Séptica em sua residência? 90% responderam, é muito caro.
Trecho da reportagem de Pindamonhangaba – SP, jornal local Tribuna do Norte : José Corintho Araújo Costa, teve a iniciativa de entrar em contato com o diretor de Governo da Prefeitura de Pinda, Carlos Henrique Marcondes "Kalik", mostrando interesse em levar a tecnologia para Minas Gerais. "Nosso objetivo é resgatar a dignidade e a qualidade de vida das pessoas de nosso município, e para isso apresentamos o projeto de fossas sépticas econômicas de Pindamonhangaba", informou Corintho, que tomou conhecimento do projeto por meio do site da Prefeitura de Pinda. "O já conhecido conceito de tratamento por fossa-filtro ganhou modernidade e praticidade com o uso de tambores de plástico, sendo a solução ideal para propriedades rurais, sítios, e também em locais com dificuldade de instalação de redes de esgoto, devido à topografia, dentre outros". Data: 17 de junho de 2009 16:26Assunto: Tribuna do Norte http--www.tribunadonorte.net CIDADE
O Projeto Fossas Sépticas Econômicas da Prefeitura Municipal de Caratinga é finalista da 6ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011, foram 1116 inscrições, 264 tecnologias certificadas e um grupo de 27 finalistas .
Saneamento Rural • A qualidade e o acesso aos serviços de saneamento estão diretamente relacionados à saúde publica. Água encanada e tratada é considerada um grande benefício para as comunidades, mas se esse serviço não vier acompanhado de um sistema de tratamento de esgoto adequado poderá, em certos casos, não acabar com os problemas de saúde relacionados à veiculação hídrica, tal como verminoses, hepatite e diarréia. A Fundação Nacional de Saúde destaca que, a cada R$ 1,00 investido no setor de saneamento, cerca de R$ 4,00 é economizado com a saúde (FUNASA, 1994).
Tecnologias Sociais , soluções simples para grandes problemas
Produção de alimentos • Agricultura familiar • 75% da mão-de-obra no campo e é responsável pela segurança alimentar dos brasileiros, produzindo 70% do feijão, 87% da mandioca e 58% do leite consumidos no país. (IBGE, 2007)
Caratinga – MG, 11/09/2009Primeira fossa montada, Carlos Careca - Santa Luzia
Ecossistema Familiar plantas animais família Água terra
Visita do Gerente de Parcerias, Articulações e Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil A OPL recebeu a visita, nesta quinta feira (12/04/12) do Gerente de Parcerias, Articulações e Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, Jefferson D’Ávila de Oliveira, que anunciou que a FBB vai incorporar a Tecnologia Social Fossas Sépticas Econômicas com outras Tecnologias em execução pela FBB pelo Brasil, “uma vai complementar a outra, por exemplo, o sistema PAIS(Produção Agroecológica Integrada Sustentável) que esta sendo implantado Brasil a fora, terá as Fossas Sépticas Econômicas como complemento, disse D’Ávila. “O Banco de Tecnologias Sociais -- BTS -- é uma base de informaçõesorganizadas no site da Fundação Banco do Brasil, que disponibiliza àsociedade soluções para demandas de água, alimentação, educação,energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde”, disse D’Ávila.
“Tudo o que se fizer à terra será sentido pelos filhos da terra”
Consultas • Dr. Jehovah Chaves Filho Unaí - MG EMAIL: jehovah@unacabo.com.br TELEFONES: (038) 3676 5009 (038) 9961 6144 • José Luiz PaixãoE-mail: zeluizpaixao@gmail.comAv. Mal. Castelo Branco – 1328 Leopoldina – MG – CEP- 36.700-000 Tel.: (32) 3441-5757 – (32)9956-6140 • Soluções Sustentáveis – Permacultura permanente – Lucia Legan • Permacultura; DANIEL BARBOSA UFV-MG • - Kalik", Carlos Henrique Marcondes. Projeto de Fossas Sépticas econômicas. Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba-SP,2009.
RESPONSÁVEIS PELO ESTUDO • JOSÉ CORINTHO ARAÚJO COSTA, idealizador e responsável pela inscrição do projeto junto a Fundação Banco do Brasil , vários cursos na área agrícola, pequeno produtor rural, cursando Engenharia Ambiental. • Gilcimar Maria de Sousa , Montador das fossas e articulador nas comunidades , Mobilizador de trabalhos sociais, Presidente do COMSEAM, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional; recebeu treinamento na OPL para montar as fossas sépticas. • Obrigado pela atenção