210 likes | 324 Views
VI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral APL DO GESSO DE PERNAMBUCO. Eficiência Energética e Busca de Alternativas. GIPSITA NO BRASIL. ESTADOS PRODUTORES DE GIPSITA:. MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO SERTÃO DO ARARIPE. Epicentro do Semi-árido. Localização:. Sub-Solo:.
E N D
VI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base MineralAPL DO GESSO DE PERNAMBUCO Eficiência Energética e Busca de Alternativas
GIPSITA NO BRASIL ESTADOS PRODUTORES DE GIPSITA:
Epicentro do Semi-árido Localização: Sub-Solo: Cristalino Número de habitantes: 250.000 Empregos diretos: 13.200 Empregos indiretos: 66.000 APL DO GESSO DE PERNAMBUCO (2008)
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO (2008) Observações em relação aos dados oficiais: 1- Ausência efetiva do estado como controlador da geração de riquezas e comércio na região. 2- Se existem entre 100 e 140 empresas produtoras de gesso na região e estimando uma produção média de 2.000 ton/mês teremos produção anual de gesso entre 2,4 e 3,4 mi de toneladas = 2,9 a 4,0 mi ton. de gipsita p/gesso. 3- Crescimento em 2008 = 25%
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO GIPSITA DO ARARIPE A Boa Notícia: No início 2009, o ServiçoGeológico do Brasil (CPRM), com o apoio do DNPM e do Sindusgesso, iniciou oprojeto Gesso naChapada do Araripe a fim de reavaliaras reservas e identificarospotenciaisdepósitos de gipsita, bemcomo de outrosmineraisnaRegião. A ação, queinclui a elaboração de um mapageológico, cadastro de minas existentes, ocorrências de novas jazidas, alémde avaliação dos impactosambientaiscausadosnasáreas de exploração de gipsita, conta com investimentoinicial de R$ 1.157.800,00.
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO Consumo de Gessos no Brasilkg/habitante/ano
AMEAÇA PARA O APL DO GESSO DO ARARIPE – PE (Citado no V Seminário Nacional de APL de Base Mineral em Recife – PE) 1- MATRIZ ENERGÉTICA (Situação Atual): 1.1- O APL do Gesso do Araripe, precisa urgentemente, indentificar matrizes energéticas renováveis, de baixo custo e de alta eficiência, para continuar aquecendo os fornos e produzindo o gesso de forma competitiva. Resultado: 1.1.1- Em Junho/2009 a CNI/FIEPE/SENAI, proporciona ao APL a contratação de consultoria para DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO PARA O APL DO GESSO DO ARARIPE.
AMEAÇA PARA O APL DO GESSO DO ARARIPE – PE (Citado no V Seminário Nacional de APL de Base Mineral em Recife – PE) 1- MATRIZ ENERGÉTICA (Situação Atual): 1.1.2 – Empresas associadas ao Sindusgesso/Assogesso, com apoio do Sebrae e ONG’s, promovem estudo para redução de consumo de lenha nos fornos “Barriga Quente”, a partir da lenha picada e seca, oriundas de manejo florestal sustentado. Resultados obtidos indicam possibilidade de redução de até 30% de consumo de lenha e aumento de mais de 50% na eficiência do forno.
AMEAÇA PARA O APL DO GESSO DO ARARIPE – PE (Citado no V Seminário Nacional de APL de Base Mineral em Recife – PE) 1- MATRIZ ENERGÉTICA (Situação Atual): 1.1.2- O Governo do Estado, através da Secretaria de Articulação Social, de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, promove encontro entre o Sindusgesso e o Ministério da Integração Nacional, para viabilizar a destinação da lenha oriunda do desmatamento da abertura dos canais da Transposição do Rio São Francisco para o APL do Gesso de Pernambuco, em troca de ações sociais, como forma de reduzir a pressão sobre a caatinga. 1.1.3- A SDEC, através da AD-Diper, aprova o Projeto Triturador para o APL do Gesso. Consiste em picar a lenha para inserir nos fornos de gesso automaticamente. Implica na redução do custo de transporte da lenha em mais de 30%.
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO ENERGÉTICO EM 2008: 1.2- Pesquisas precisam ser realizadas, com apoio da Academia, com o objetivo de eficientização dos fornos, a fim de reduzir o consumo energético. Ideal: uso de bio-massa, madeiras de reflorestamento (clones de eucalipto, poda de cajueiro, etc.) ou manejo florestal sustentável, com queima direta nos fornos de gesso.
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO ENERGÉTICO Situação Atual: A- O Itep está promovendo a pesquisa para desenvolvimento de um combustor para Biomassa.
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO ENERGÉTICO Situação Atual: B- Existe tecnologia na Espanha. Apresentado na Expogesso em 03/10/09.
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO TECNOLÓGICO 2- BUSCA DE ALTERNATIVAS: 2.1- Modernização Tecnológica do Parque Produtivo: A- Novos equipamentos para a produção de placas de teto:
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO TECNOLÓGICO 2- BUSCA DE ALTERNATIVAS: 2.1- Modernização Tecnológica do Parque Produtivo: B- Tendência de novos equipamentos para a produção de gesso, com alta tecnologia:
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO TECNOLÓGICO 2- BUSCA DE ALTERNATIVAS: 2.1- Modernização Tecnológica do Parque Produtivo: C- Empresas do APL já investem na produção de Drywall:
APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO AMPLIAR MERCADO 2- BUSCA DE ALTERNATIVAS: 2.2- Crescimento do mercado: Obras Todas em Alvenaria de Gesso ganham confiança no mercado:
(81)3412-8525 (81)3272-4333 (81)3465.8881 www.sindusgesso.org.br presidente@sindusgesso.org.br