1 / 21

VI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral APL DO GESSO DE PERNAMBUCO

VI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral APL DO GESSO DE PERNAMBUCO. Eficiência Energética e Busca de Alternativas. GIPSITA NO BRASIL. ESTADOS PRODUTORES DE GIPSITA:. MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO SERTÃO DO ARARIPE. Epicentro do Semi-árido. Localização:. Sub-Solo:.

efrat
Download Presentation

VI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral APL DO GESSO DE PERNAMBUCO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base MineralAPL DO GESSO DE PERNAMBUCO Eficiência Energética e Busca de Alternativas

  2. GIPSITA NO BRASIL ESTADOS PRODUTORES DE GIPSITA:

  3. MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO SERTÃO DO ARARIPE

  4. Epicentro do Semi-árido Localização: Sub-Solo: Cristalino Número de habitantes: 250.000 Empregos diretos: 13.200 Empregos indiretos: 66.000 APL DO GESSO DE PERNAMBUCO (2008)

  5. GIPSITA NO BRASILDados Oficiais (DNPM-2008)

  6. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO (2008) Observações em relação aos dados oficiais: 1- Ausência efetiva do estado como controlador da geração de riquezas e comércio na região. 2- Se existem entre 100 e 140 empresas produtoras de gesso na região e estimando uma produção média de 2.000 ton/mês teremos produção anual de gesso entre 2,4 e 3,4 mi de toneladas = 2,9 a 4,0 mi ton. de gipsita p/gesso. 3- Crescimento em 2008 = 25%

  7. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO GIPSITA DO ARARIPE

  8. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO GIPSITA DO ARARIPE A Boa Notícia: No início 2009, o ServiçoGeológico do Brasil (CPRM), com o apoio do DNPM e do Sindusgesso, iniciou oprojeto Gesso naChapada do Araripe a fim de reavaliaras reservas e identificarospotenciaisdepósitos de gipsita, bemcomo de outrosmineraisnaRegião. A ação, queinclui a elaboração de um mapageológico, cadastro de minas existentes, ocorrências de novas jazidas, alémde avaliação dos impactosambientaiscausadosnasáreas de exploração de gipsita, conta com investimentoinicial de R$ 1.157.800,00.

  9. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO Consumo de Gessos no Brasilkg/habitante/ano

  10. AMEAÇA PARA O APL DO GESSO DO ARARIPE – PE (Citado no V Seminário Nacional de APL de Base Mineral em Recife – PE) 1- MATRIZ ENERGÉTICA (Situação Atual): 1.1- O APL do Gesso do Araripe, precisa urgentemente, indentificar matrizes energéticas renováveis, de baixo custo e de alta eficiência, para continuar aquecendo os fornos e produzindo o gesso de forma competitiva. Resultado: 1.1.1- Em Junho/2009 a CNI/FIEPE/SENAI, proporciona ao APL a contratação de consultoria para DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO PARA O APL DO GESSO DO ARARIPE.

  11. AMEAÇA PARA O APL DO GESSO DO ARARIPE – PE (Citado no V Seminário Nacional de APL de Base Mineral em Recife – PE) 1- MATRIZ ENERGÉTICA (Situação Atual): 1.1.2 – Empresas associadas ao Sindusgesso/Assogesso, com apoio do Sebrae e ONG’s, promovem estudo para redução de consumo de lenha nos fornos “Barriga Quente”, a partir da lenha picada e seca, oriundas de manejo florestal sustentado. Resultados obtidos indicam possibilidade de redução de até 30% de consumo de lenha e aumento de mais de 50% na eficiência do forno.

  12. AMEAÇA PARA O APL DO GESSO DO ARARIPE – PE (Citado no V Seminário Nacional de APL de Base Mineral em Recife – PE) 1- MATRIZ ENERGÉTICA (Situação Atual): 1.1.2- O Governo do Estado, através da Secretaria de Articulação Social, de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, promove encontro entre o Sindusgesso e o Ministério da Integração Nacional, para viabilizar a destinação da lenha oriunda do desmatamento da abertura dos canais da Transposição do Rio São Francisco para o APL do Gesso de Pernambuco, em troca de ações sociais, como forma de reduzir a pressão sobre a caatinga. 1.1.3- A SDEC, através da AD-Diper, aprova o Projeto Triturador para o APL do Gesso. Consiste em picar a lenha para inserir nos fornos de gesso automaticamente. Implica na redução do custo de transporte da lenha em mais de 30%.

  13. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO ENERGÉTICO EM 2008: 1.2- Pesquisas precisam ser realizadas, com apoio da Academia, com o objetivo de eficientização dos fornos, a fim de reduzir o consumo energético. Ideal: uso de bio-massa, madeiras de reflorestamento (clones de eucalipto, poda de cajueiro, etc.) ou manejo florestal sustentável, com queima direta nos fornos de gesso.

  14. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO ENERGÉTICO Situação Atual: A- O Itep está promovendo a pesquisa para desenvolvimento de um combustor para Biomassa.

  15. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO ENERGÉTICO Situação Atual: B- Existe tecnologia na Espanha. Apresentado na Expogesso em 03/10/09.

  16. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO ENERGÉTICO

  17. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO TECNOLÓGICO 2- BUSCA DE ALTERNATIVAS: 2.1- Modernização Tecnológica do Parque Produtivo: A- Novos equipamentos para a produção de placas de teto:

  18. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO TECNOLÓGICO 2- BUSCA DE ALTERNATIVAS: 2.1- Modernização Tecnológica do Parque Produtivo: B- Tendência de novos equipamentos para a produção de gesso, com alta tecnologia:

  19. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO TECNOLÓGICO 2- BUSCA DE ALTERNATIVAS: 2.1- Modernização Tecnológica do Parque Produtivo: C- Empresas do APL já investem na produção de Drywall:

  20. APL DO GESSO DE PERNAMBUCO DESAFIO AMPLIAR MERCADO 2- BUSCA DE ALTERNATIVAS: 2.2- Crescimento do mercado: Obras Todas em Alvenaria de Gesso ganham confiança no mercado:

  21. (81)3412-8525 (81)3272-4333 (81)3465.8881 www.sindusgesso.org.br presidente@sindusgesso.org.br

More Related