640 likes | 738 Views
A Profecia das Nações. Conforme Daniel 2, 7 e Apocalipse 13. Anunciando a Volta de Jesus. Daniel Capítulo 2.
E N D
A Profecia das Nações Conforme Daniel 2, 7 e Apocalipse 13 Anunciando a Volta de Jesus
Daniel Capítulo 2 • No capítulo 2 do livro de Daniel foi mostrado em sonho ao Rei de Babilônia, Nabucodonosor, uma estátua misteriosa em que tinha a cabeça de ouro, o peito e braços de prata, o quadril de bronze, as pernas de ferro e os pés de ferro misturado com barro. • Coube ao Profeta Daniel fazer a respectiva interpretação e Deus revelou ao profeta que cada parte da estátua simboliza um Império que perseguiria o povo de Deus até a segunda Vinda de Jesus. • Essa Profecia foi dada aproximadamente em 600 AC.
O Profeta Daniel declarou então que a cabeça de ouro era o próprio Rei Nabucodonosor do Império Babilônico (Dn 2: 36-38)O Segundo Reino simbolizado pelo peito e braços de prata que alcançaria o domínio mundial seria os medos-persas conforme o que o anjo Gabriel declarou ao profeta Daniel (Dn 2:39, 5:28)O Terceiro Reino que alcançaria o domínio mundial seria o Grécia, esta simbolizada pelo quadril de bronze. (Dn 2:39, 8:20-21)A Biblia não dá o nome do quarto Império, apenas o chama de primeiro Rei (Dn 8:21), mas lhe dá as características dizendo que se opõe ao messias e destrói o Templo de Jerusalém (Dn 9:26), o que nos leva as pernas de ferro: o Império Romano.
Então a profecia declara que a estátua tinha pés de barro, que seriam reinos separados que tentariam se unir mediante alianças, mas fracassariam. (Dn 2:42-44) A estátua tem 10 dedos: curiosamente com a queda do Império Romano em 476 DC a Europa se viu dividida em 10 nações bárbaras:1-Germanos= Alemanha, 2-Francos= França, 3- Burgundos= Suíça, 4- Suevos= Portugal, 5- Anglo-saxões= Inglaterra, 6- Lombardos= Itália, 7-Visigodos= Espanha. 8- Os Hérulos, 9- Os Vândalos e 10- Ostrogodos.
A profecia termina com uma pedra caindo sobre os pés da estátua, bem no momento que em os reis tentavam se unir, o que simboliza a volta de Jesus que destruirá esses reinos pecadores. (Daniel 2:43-45)
A Europa sempre tentou se unir politicamente. Vários lideres fracassaram (Carlos Magno, Napoleão, Hitler) A União Européia será a última dessas tentativas. Daniel 2 afirma que nos dias em que estes reis estiverem se unindo viria o fim. Parlamento Europeu
Daniel 7 • Em Daniel 7 vemos 4 animais subindo do mar mediterrâneo. Cada animal simbolizando um Império que perseguiria Israel.
Daniel 7 • Os Reinos aqui preditos são paralelos aos que haviam sido mostrados, anos antes o Rei Nabucodonosor de Babilônia mediante uma estátua simbólica em sonho. Na segunda representação desses eventos, através de Leviatãs ou animais simbólicos, foram apresentados mais detalhes relativos a esses reinos e a segunda vinda de Cristo. • O profeta ficou espantado diante do que vira e pedindo explicações, lhe foi dito que os 4 grandes animais simbolizavam 4 Reinos poderosos que se levantariam sucessivamente. Daniel 7:17. Na Bíblia, animais simbolizam Reinos. Mar ou águas representam povos (apocalipse 17:15). Ventos são guerras que provocam mudanças políticas (Jeremias 4;11, 25:32 e Habacuque 1:11). O quadro apresentado a Daniel mostra que os povos seriam agitados pelas guerras e que 4 reinos alcançariam o domínio mundial. O interessante é que o versículo 2 diz que as guerras agitavam o mar grande, que incrivelmente é o nome antigo do mar mediterrâneo. Assim, nesta àrea geográfica surgiria tais reinos.
O Primeiro Império • O primeiro Reino, Babilônia é simbolizado por um Leão com asas. O profeta Jeremias previndo as suas conquistas declarou: " Um Leão subiu da sua ramada e um destruidor das nações, ele já partiu e saiu do seu lugar para fazer da tua terra uma desolação ( Jeremias 4:7). As asas devem designar a rapidez das suas conquistas. Disse o Senhor por meio do Profeta Habacuque (1:6-8):
“Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua dignidade.E os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais espertos do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; os seus cavaleiros virão de longe; voarão como águias que se apressam a devorar”. Os Babilônios mantiveram o domínio de todo o mar mediterrãneo desde 608 AC até aproximadamente 538 AC quando foram vencidos pelos Medos-Pérsas.
O Segundo Império • Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.
O segundo reino, a Média e a Pérsia são representados por um Urso. O Urso é mais fraco e lento que o Leão, porém mais voraz. Assim, também os exércitos Medo- Persa se bem que mais fracos e lentos nas conquistas que os babilônios, foram mais sanguinários que estes e de fato devoraram muita carne. As três costelas que o Urso tinha entre os dentes se referem as suas presas principais: Babilônia, Lídia e Egito. O Império Medo-Persa dominou o mundo entre 538-331 AC.
O terceiro Reino, o Império Grego é simbolizado por um Leopardo com 4 cabeças e 4 asas. Em 331 AC, Alexandre magno, soberano da Grécia arrebatou o domínio dos Medo Pérsas. O leopardo já é por si, mais ágil, e as 4 asas lhe dão ainda maior agilidade. Temos, pois aqui um símbolo adequado das espantosas conquistas gregas. “Alexandre, percorreu com seu exército em menos de 8 meses, uns 8.200 KM. Que incomparável marcha triunfal!!!” História Universal Tomo I P. 216. O Terceiro Império
Essa sucessão de reinos também foi mostrada a Daniel no capítulo 8 de seu livro na qual um carneiro com 2 pontas representa a Média e a Pérsia e um Bode representa a Grécia. O Bode vence o pobre Carneiro pisando o com os pés! Veja abaixo a confirmação do anjo Gabriel:“ Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia, 21 Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei”; Daniel 8: Grécia vence a Média
Após a morte de Alexandre, o Reino foi dividido entre os 4 de seus principais generais: Cassandro, Seleuco, Lísimaco e Ptolomeu em cumprimento das 4 cabeças simbólicas do animal. Na divisão do Grandioso Reino de Alexandre, Cassandro ficou com a Macedônia, Ptolomeu com o Egito , a Síria e a Palestina, Seleuco com o extremo oriente até a Índia, e Lísimco obteve a Trácia e a Ásia menor ou a atual Turquia. O Império Grego, enfraquecido por causa da divisão se tornaria presa fácil para o Reino que veria o nascimento do messias, O Império Romano.
Em Daniel cap. 8 de uma das 4 pontas do Bode, o profeta viu “sair uma ponta mui pequena, que cresceu para o oriente e para a terra formosa ( Israel)... E se engrandeceu até o Principe dos príncipes e foi por ele retirado o contínuo sacrifício, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra”. Daniel 8:9-11. Fala-se aqui de Roma em todas as suas fases. Ela de fato conquistou a terra formosa e se levantou contra Cristo, o Príncipe dos príncipes no ano 31 DC. O império Romano também destruiu o Templo de Jerusalém, o Santuário Terrestre em 70 DC, acabando com o sacrifício judaico de cordeirinhos. As profecias se cumpriram com exatidão fantástica! O Quarto Império
O Quarto Império O quarto Reino é representado por um animal espantoso, uma Besta- Fera que tinha unhas de metal. Daniel 7:20. De fato, o Império Romano foi o mais carniceiro de todos. Além de ter destruído Israel, (ano 70) acabou perseguindo os cristãos por quase 3 séculos até o Edito de Tolerância em 311 DC.
O Quarto Império • Mas a profecia não acaba por aqui: o profeta vê surgir 10 chifres da cabeça do quarto animal. (Daniel 7:7). • “Os 10 chifres correspondem a 10 reis que se levantarão daquele mesmo reino” Daniel 7:24. • Lembra-se dos 10 dedos dos pés da estátua de Daniel 2? • Enquanto as 4 bestas feras simbolizam grandes potências, os chifres simbolizam nações menores que sairíam do Império Romano.
Os 10 Chifres simbolizam a divisão do Império Romano em 10 reinos em 476 DC 1-Germanos= Alemanha, 2-Francos= França, 3- Burgundos= Suíça, 4- Suevos= Portugal, 5- Anglo-saxões= Inglaterra, 6- Lombardos= Itália, 7-Visigodos= Espanha. 8- Os Hérulos, 9- Os Vândalos e 10- Ostrogodos. (Perceba que os 3 últimos reinos não viraram nações da Europa) A Divisão do Império Romano
O profeta Daniel afirma que dentre os 10 Chifres (Nações da Europa) surge um Chifre Pequeno. Ele não é uma simples nação, porque começa a atacar o povo de Deus e tenta mudar a Lei de Deus “E depois se levantará outro que será diferente dos primeiros e abaterá 3 reis. Proferirás palavras contra o altíssimo, magoará os santos do altíssimo, cuidará em mudar os tempos e a Lei e os santos lhe serão entregues por 3 anos e meio.” Daniel 7:24-25) Tais características denotam um poder não apenas político, mas também religioso. Este chifre pequeno se importa com religião. As 10 Nações Européias e o Chifre Pequeno
As 10 Nações Européias e o Chifre Pequeno • O Chifre Pequeno de Daniel 7 é a mesma primeira Besta de Apocalipse 13, só que lá ela se encontra desenvolvida. O Quarto animal e a Besta possuem 10 chifres, o que simboliza a divisão da Europa em 10 Reinos independentes. Destes 10 chifres 3 reinos: Os Hérulos(493), os Vândalos(496), os Ostrogodos (538) não se desenvolvem. Eles não aceitaram a autoridade desse poder e foram destruídos.
Em 538 entra em vigor o decreto do Imperador Justiniano que estabelece o poder temporal ao 11° reino: o chifre Pequeno. Como Chifre é símbolo de nação, temos exatamente uma nação pequena. Essa nação altera os mandamentos de Deus e os ensina diferente de Êxodo 20. Também altera o calendário dos povos, ou conforme algumas traduções os tempos (anos). Para que interfira na lei divina deve ser muito mais que um poder político, é um poder religioso. Temos aqui a Igreja Católica Romana medieval. O Chifre Pequeno (Nação Pequena)
O Tempo da União Igreja-Estado • Em Daniel 7:25 aparece o tempo em que esse poder agirá: 3 anos e meio ou em algumas traduções 1 tempo, 2 tempos e metade de um tempo. Em Apocalipse 13:5 o mesmo período aparece como 42 meses. E em Apocalipse 12:6, o mesmo período é apresentado como 1260 dias. • No calendário solar-lunar judaico, o ano tem 360 dias e o mês 30 dias, portanto: • 3,5 anos = 42 meses = 1260 dias. • Em profecia 1 dia vale 1 ano Ezequiel 4:7. • Contando o decreto de Justiniano de 538 que estabeleceu o poder papal como o cabeça das Igrejas lhe concedendo poder político e acrescentando 1260 anos chegamos à 1798.
A Ferida Mortal da Besta Religiosa: “Então vi uma de suas cabeças como golpeada de morte. Se Alguem tem ouvidos ouça: se alguem leva para cativeiro, para cativeiro irá, Se alguem matar a espada é necessário que seja morto pela espada”. (Apoc 13:3,9,10) A profecia indicava que a Besta receberia aos fim dos 1260 anos uma ferida mortal • 538........1260 anos: poder temporal................................1798 • Em 1798 a França invadiu Roma e levou o Papa Pio VI Prisioneiro. Pela primeira vez na história a Igreja Católica começou a perder sua independência política. Em 1870 as forças de Giuseppe Garibaldi unificaram a Itália e anexaram as terras da igreja. Os Papas a partir daí passaram a se considerar prisioneiros! • 1798...................poder temporal quebrado....................1929
Em 1929 o fascista Mussolini assinou o Tratado de Latrão com o papa Pio XI, estabelecendo a independência da Igreja Católica, como um pequeno Estado encravado em Roma. 538..........1260 anos: poder temporal................................1798 1798...................poder temporal quebrado.......................1929 1929............poder temporal restaurado............................Hoje A Recuperação da BestaMas essa feira mortal fora curada e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta apoc 13:3.
Assim, a mulher prostituta de apocalipse 17 que senta em cima da Besta Romana de 10 chifres simboliza uma Igreja que também é um Estado sentada em cima da Europa.
A Principal Blasfêmia da Besta foi mudar a Lei de DeusE Cuidará em mudar o calendário e a Lei de Deus Dan 7:25
Quarto Mandamento da Lei de Deus conforme Exodo 20:8-11 Lembra te do dia de Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou. Terceiro mandamento conforme o catecismo da Igreja Romana Guardar domingos e festas. A quem obedeceremos? A Deus ou a Besta? Quem pode lutar contra as imposições da Besta? Apoc 13:4.
E Cuidará em mudar o calendário... Daniel 7:25 • O versículo também diz que ele alteraria os tempos (Versão Almeida de Daniel 7:25) ou o calendário do mundo (Edição Pastoral Católica de Daniel 7:25). Novamente a profecia se mostrou infalível, afinal foi a Igreja Romana quem instituiu o calendário solar de 12 meses intercalados de 31, 30 dias, com a diferença no mês de fevereiro. Este calendário vai contra o calendário divino solar-lunar de Israel que trazia o mês fixo de 30 dias . Igualmente contagem do início do dia foi modificado do bíblico pôr do sol para a questionável meia-noite, tornando mais difícil a obediência do quarto mandamento da lei de Deus (Exodo 20:8-11). • Nosso calendário é chamado de gregoriano, pois foi imposto pelo papa Gregório XIII (1582)
Pequeno Resumo: • Resumo: Vimos anteriormente a identidade dos 4 primeiros impérios que foram revelados ao profeta Daniel • 1 Leão= Babilônia • 2 Urso= Medo- Pérsia • 3 Leopardo= Império Grego • 4 Animal Terrível= Império Romano • Divide-se em 10 nações Bárbaras da Europa Ocidental. Surge dentre elas uma pequena nação, ou chifre pequeno, simbolo da Igreja Romana que: • --- Altera a Lei de Deus, persegue os santos e muda o calendário Juliano. O tempo que persegue o povo de Deus é de 42 meses, ou 3 anos e meio, ou 1260 dias ou como 1 dia em profecia equivale a 1 ano, 1260 anos. Tal período vai do decreto de Justiniano em 538 até a invasão francesa de 1798. • --- A Igreja perde o poder temporal entre 1798 e 1929. • --- Em 1929 seu poder é restaurado com o Tratado de Latrão. • Agora que já estabelecemos os conceitos básicos da profecia passada, podemos entrar em fatos do futuro.
A Profecia das Nações Parte 2 O Fim se aproxima!
A Primeira Besta de Apoc 13 é formada por partes os outros impérios de Daniel: “A besta que vi era semelhante ao Leopardo, (Grécia) com pés como de Urso (Medos e Persas) e boca como de Leão (Babilônia). E O Dragão lhe deu seu poder, trono e grande autoridade” Apoc 13:2. Quem é o Dragão? “E Foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e satanás, para a Terra” Apoc 12:9. A Primeira Besta Apocalipse 13:1-10.
Da Grécia a Besta herdou a filosofia da imortalidade da alma e a filosofia. Conceitos doutrinários contrários a Bíblia. Dos Medos e Persas herdou a inalterabilidade das doutrinas. A lentidão em caminhar. Da Babilônia herdou a boca ferina, o recurso da perseguição (Inquisição) e da diplomacia para conseguir seus objetivos. Também herdou as imagens de escultura. Do Dragão herdou o trono, poder e grande autoridade. Era o Dragão (Apoc 12:9) que estava por trás do Império Romano. Assim, herdou o controle sobre as terras e os países da Europa (10 chifres) por 42 meses (1260 dias/anos que vai de 538-1798 DC). Blasfemou contra Deus, atacando sua lei e seu calendário. A Primeira Besta Apocalipse 13:1-10
A Exaltação da Besta • Embora a Besta recebesse um golpe mortal e fosse presa conforme Apoc. 13:3,9,10 (1798-1929), ela se ergueria de novo. • “Deu-se lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; e adora-la-ão todos os que habitam sobre a Terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro”...Apoc 13:8. • A recuperação começou em 1929 e está ainda em processo. “Achava-se a mulher vestida de púrpura e escarlata” Apoc 17:4. Púrpura e vermelho é a cor usada predominantemente pela Igreja católica. Nenhuma outra religião a usa extensivamente.
A Segunda Besta de Apocalipse 13:11-17 A Bíblia declara que a primeira Besta conseguirá poder através do Último Grande Império que existirá sobre a Terra: A Segunda Besta: “Vi Ainda outra besta emergir da terra*, possuia 2 chifres, parecendo cordeiro, mas falava como Dragão...opera grandes sinais, de maneira que até fogo do Céu faz descer a terra” Apoc 11:11-13) Esta Besta controla a economia global, (Apoc 13:14-17) Ela exigirá adoração não para si, mas para a primeira besta. * É interessante notar que os 4 impérios anteriores saíram do mar mediterrâneo Dn 7:2 e Ap 13:1) que simboliza a Europa, a África e a Ásia. Mas o quinto Império sai da terra, Apoc 13:11) portanto de um lugar diferente!
A Segunda Besta de Apocalipse 13:11-17 • A segunda Besta se parece com um cordeiro. Como o cordeiro é símbolo de Jesus (João 1:29), se percebe que é uma nação cristã. Ela é uma potencia econômica e militar que no início de sua existência é pacífica. No entanto algo acontece e essa mega potência passa a falar como um dragão, o símbolo de Satanás (Ap 12:9). • Então ela proibirá os santos de comprar e vender atraindo a ira divina.
A Segunda Besta são os Estados Unidos da América Assim, quando os EUA estenderem a mão através do atlântico para entrarem em aliança com a primeira Besta, a Igreja Católica Apostólica Romana, a perseguição retornará para os filhos de Deus que verão os mandamentos de Deus serem anulados pelo poder estatal. Vamos analisar agora o que é a marca da Besta.
O que é a Marca da Besta? A Bíblia diz que devemos ter a Lei de Deus na nossa mente e coração: Estas palavras que hoje te ordeno estarão no seu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás sentado na sua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos". Deuteronômio 6:6-8. A Marca da Besta é uma contrafação de uma lei de Deus. É seguir um mandamento da Besta e quebrar CONSCIENTEMENTE O MANDAMENTO DE DEUS "A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhe seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte"... Apocalipse 13:16.
Quando olhamos os 10 mandamentos (Veja Exodo 20) percebemos que os 4 primeiros mandamentos se referem ao amor a Deus e os 6 últimos ao amor ao próximo. Portanto a marca de Deus deve estar entre os 4 primeiros mandamentos. O profeta Ezequiel fala claramente: "Também lhes dei os meus sábados para servirem de Sinal entre mim e eles para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica. Santificai os meus sábados pois servirão de Sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus". Ezequiel 20:12 e 20. Assim a marca da Besta só pode ser o contrário do Selo de Deus, ou seja, um dia falso de descanso e adoração, que Deus não pode aceitar: Terceiro mandamento conforme o catecismo da Igreja Romana: Guardar domingos e festas. O que é a Marca da Besta?
Como a Marca da Besta será imposta? • O mandamento de Deus proíbe os seus filhos de comprar e vender aos sábados (Exo 20:8-11). O mandamento da Besta proíbe os cristãos de comprar e vender a semana toda (Apoc 13:14-17). É a perfeita vingança de Satanás contra os filhos de Deus. • Hoje ainda não existe a marca da Besta. “Guardar Domingos e Festas” é apenas um mandamento religioso. • No futuro os Estados Unidos (2° Besta) entrarão em aliança com a Igreja Católica (1° Besta) e imporão um DECRETO DOMINICAL. O que será o Decreto Dominical? É uma lei que estabelecerá a semana de trabalho de maneira fixa de segunda a sábado. O Domingo se tornará feriado, aonde todo o comércio fechará. Se tornará crime trabalhar aos domingos. Neste dia, os filhos de Deus se recusarão a trabalhar no santo sábado e serão despedidos, ficando privados do poder de compra e venda. Haverá uma crise na democracia dos Estados Unidos que será vista pelo mundo todo.
Certamente esse dia se aproxima... A Igreja será exaltada.... ...pela Nova Roma E os filhos de Deus serão perseguidos mais uma vez. No entanto quando isso acontecer do céu rugirá o Filho do Leão e descerá em poder, glória e majestade para salvar os seus filhos...
A Mensagem dos 3 anjosO Último Convite de Salvação (Apoc 14:6-12)
A Mensagem dos 3 anjosO Último Convite de Salvação • Na metade do século XIX, estudiosos das escrituras das mais variadas denominações protestantes, descobriram o resumo de toda a mensagem apocalíptica relativa a volta gloriosa de Jesus nas 3 mensagens angélicas do capítulo 14 do Apocalipse. Essas 3 mensagens foram consideradas o último e grande alerta que deve ser dado ao mundo relativos a nossa salvação pessoal, antes que termine o tempo da graça, antes que Jesus deixe de ser o nosso advogado onisciente perante o Pai. • As 3 mensagens também trazem novas e inéditas responsabilidades ao povo de Deus. Agora eles não devem apenas pregar a conversão e a obediência, mas também a volta do Senhor e a diferença entre obedecer a lei Deus e a lei dos homens (estes personificados pela falsa religião e o Estado). As 3 mensagens são equivalentes a mensagem primitiva do dilúvio. Na antiguidade os que quisessem se salvar, deveriam se abrigar na Arca. No entanto, o mundo escarneceu de Noé e sua família e todos se perderam. As 3 mensagens falam da preparação que os filhos de Deus devem ter para estarem de pé na volta do Senhor. Não dar atenção a elas equivale a rejeitar os fundamentos do evangelho e acabar se perdendo.
A Mensagem do Primeiro Anjo • “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que assentam sobre a Terra, e a cada nação e tribo e língua e povo, dizendo em grande voz: "Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juizo e adorai aquele que fez o céu, a terra e o mar e as fontes das águas”. Ap 14:6 e 7. • O primeiro anjo tem um evangelho eterno para pregar a toda a população da Terra. Que evangelho é esse? E porque ele é eterno? O centro desse evangelho é que Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o seu Filho único para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:15). Certamente esse evangelho é eterno porque existia essa idéia de salvar o homem desde a fundação do mundo, desde tempos imemoriais (Ap 13:8 e Colossenses 1:26 e 2:2). Tanto que desde Adão e Eva se sacrificava-se um cordeiro que simbolizaria a morte do messias. Dessa forma, o primeiro anjo não prega novidade nenhuma, a não a ser a fé que foi revelada aos santos: que Deus se fez carne e habitou entre nós. Mas ele também simboliza um movimento mundial que busca levar essa mensagem não somente a todas as nações, mas a toda tribo, língua e povo. É a mensagem de que o Juízo investigativo já começou no céu e Jesus está voltando para buscar os seus filhos.
O anjo faz um menção de parte do quarto mandamento da lei de Deus ao dizer que devemos "adorar aquele que fez o céu, a terra, o mar e a fontes das águas". • Repare: "Porque em seis dias fez o Senhor, o céu, a terra, o mar e ao sétimo dia descansou, por isso Deus abençoou e santificou o dia de sábado".(Ex 20). • E porque ele menciona o quarto mandamento? Porque é o único que identifica o Deus que adoramos, ou seja, aquele que criou tudo o que existe. Por isso ele é digno de adoração. Por isso Deus separou o Sábado para nós o adorarmos. Nosso Deus é Jesus o Senhor do Sábado.
Enquanto a primeira mensagem enfoca o evangelho e o Deus verdadeiro a segunda mensagem diz: "Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição". Apoc 14:8. De acordo com as páginas anteriores 5 nações imperiais perseguiriam o povo de Deus até a volta de Jesus. A Primeira delas foi Babilônia em torno de 600 A.C. Babilônia adorava o deus sol no primeiro dia da semana e se deleitava em imagens de escultura. Tambem misturava o Estado com a Religião e alcançava muitos povos com sua influência. è a herdeira da Torre de Babel, simbolizando confusão de povos pagãos. Assim, no Apocalipse Babilônia simboliza uma Religião-Estado que tem práticas semelhantes. Em apocalipse 17 se vê claramente a alusão de uma Igreja controlando a política das nações e ela tem um nome: "Babilônia, mãe das prostitutas e abominações da Terra". Ap 17:5. Dessa forma Babilônia tem filhas com práticas semelhantes e simboliza não apenas um Estado-Igreja, mas todos os grupos religiosos que se opõe a verdade do evangelho eterno, ou seja: adoramos o Deus criador e seu Filho que morreu na cruz, o Senhor que é adorado aos Sábados. A Mensagem do Segundo Anjo