1 / 19

APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO

APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. Lição nº 01 1º de Abril de 2012. TEXTO ÁUREO. “ Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. ” Ap 1.3. VERDADE PRÁTICA.

saxon
Download Presentation

APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO Lição nº 01 1º de Abril de 2012

  2. TEXTOÁUREO “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Ap 1.3

  3. VERDADE PRÁTICA O crente que lê e estuda o Apocalipse não se espanta com o programa de Deus para estes últimos dias.

  4. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 1.1-8 1 - Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, 2 - o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. 3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; 5 - e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 - e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! 7 - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 8 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.

  5. Há quase vinte séculos, o fogo de amarga perseguição ardia como nunca. O Império Romano declarava o cristianismo uma ameaça ao governo e ordenara que fosse exterminado. João, o amado e único sobrevivente dos apóstolos, então bispo de Éfeso, foi preso pelo “crime” de ser crente em Cristo. Preferia morrer, como os três hebreus, a adorar ídolos (Dn 3); como Daniel, recusava a obedecer as leis do país antes das leis de Deus (Dn 6). O imperador Domiciano o desterrou para a desolada ilha de Patmos. Foi aí, na descalvada e solitária ilha, que Deus concedeu ao apóstolo João a visão da “Revelação” (Apocalipse, ou vinda) de Jesus Cristo (Ap 1.1). O Senhor, sempre atento em socorrer seu povo, assim fez raiar o verdadeiro fulgor do céu para dissipar completamente as carregadas trevas, tanto para os crentes atuais, como para as igrejas da época.

  6. O LIVRO DO APOCALIPSE ESBOÇO AUTOR TEMA DATA PROPÓSITO Prólogo Ap 1.1-8 João, o Apóstolo A Consu-mação do Conflito dos séculos. Cerca de 90 a 96 d.C. Há um tríplice propósito no livro: Revelar os desvios doutrinários das Igrejas da Ásia Fortalecer a fé e a firmeza na fidelidade a Cristo. Dar aos crentes uma perspectiva divina na revelação do desfecho da história humana. I – Ap 1.9 – 3.22 = O Senhor Glorificado e Suas Igrejas II – Ap 4.1 – 11.19 = O Digno Cordeiro e Seus Feitos no Desfecho da História III – Ap 12.1 – 22.5 = Deus Pai e Cristo, no Grande Conflito com satanás Epílogo Ap 22.6-21

  7. INTRODUÇÃO • Apocalipse é uma revelação dos eventos que ocorrerão no fim dos tempos e no estabelecimento do Reino de Deus. • A teologia básica do livro, portanto, é sua escatologia (Doutrina das coisas que deverão acontecer nos fins dos tempos). • Ele declara ser uma profecia das “coisas que brevemente irão acontecer” Ap 1.2-3; • Tendo como evento central a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ap 1.7 • Pode ser considerado um segundo Gênesis: o princípio do Novo Mundo. • De vida espiritual perfeita na cidade de Deus

  8. O LIVRO DO APOCALIPSE 1 – Apocalipse, o Único Livro Profético do Novo Testamento. O livro é a revelação futura; É a remoção do véu que até agora existia sobre as coisas vindoura; Em todos os livros do Novo Testamento contem profecias mas no livro do Apocalipse há 300 símbolos e cada um com um significado definido; E cada um fala grandes verdades.

  9. O LIVRO DO APOCALIPSE 2 – Um Livro de Advertências e Consolações. Nestes últimos dias as Igrejas necessitam não só de advertências; mas também de consolos, pois vivemos dias trabalhosos. O livro ensina como a Igreja pode se preparar para a espera do Noivo. Os quesitos necessário para se ouvir a trombeta. E como o Espírito Santo nos consola abundantemente.

  10. AUTORIA, DATA E LOCAL 1 – Autoria João – filho de Zebedeu e irmão de Tiago; Foi um dos doze discípulos escolhidos por Jesus, que posteriormente foram chamados de Apóstolos. Mencionado em Jo 13.23 como “discípulo amado”. Zebedeu – era pescador do mar da Galiléia e estava presente quando Cristo chamou seus filhos para segui-Lo. Quando comparamos Mt 27.56 com Mc 15.40, deduzimos que a esposa de Zebedeu chamava-se Salomé.

  11. AUTORIA, DATA E LOCAL 2 – Data Foi escrito entre os anos de 90 a 96 d.C. Era imperador Domiciano, que era cruel e sem piedade. Não era diferente de Nero e Calígula.

  12. AUTORIA, DATA E LOCAL 3 – Lugar Uma pequena ilha da Grécia. Distando 55 kilômetros da costa sudoeste da Turquia, faz parte de um arquipélago conhecido como Dodecaneso ILHA DE PATMOS O Dodecaneso (grego: Δωδεκάνησα; grego antigo: Δωδεκάνησος, que significa "doze ilhas") é um grupo de ilhas gregas na extremidade leste do Mar Egeu, junto à costa sudoeste da Turquia. Têm uma rica história e mesmo algumas das ilhas pequenas e desabitadas ostentam várias igrejas bizantinas e castelos medievais. Esta ilhas até 2010 constituíam a prefeitura do Dodecaneso, com sua capital na cidade de Rodes.

  13. APOCALIPSE, O LIVRO PROFÉTICO DO NOVO TESTAMENTO 1 – Tema do Apocalipse “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer;” Ap 1.1 Uma série de visões, imagens, símbolos e figuras, compõe o livro. E conclui mostrando os redimidos a desfrutar de todas as eternas bem-aventuranças.

  14. APOCALIPSE, O LIVRO PROFÉTICO DO NOVO TESTAMENTO 2 – Divisões do Apocalipse O livro apresenta a própria estrutura no versículo 19 do capítulo 1º As Coisas Que Tens Visto As Coisas Que São As Coisas Que Depois Destas Hão de Acontecer Cap. 1 Caps. 4 - 21 PASSADO Caps. 2 e 3 FUTURO PRESENTE

  15. APOCALIPSE, O LIVRO PROFÉTICO DO NOVO TESTAMENTO 3 – Objetivos do Apocalipse • Corrigir as distorções doutrinárias e desvios de conduta das Igrejas da Ásia Menor; • Consolar os santos que eram impiedosa e duramente perseguidos pelas autoridades romanas; • Mostrar aos santos o que haveria de acontecer nos últimos dias; • Alertar-nos quanto à brevidade e urgência da vinda do Senhor.

  16. A LEITURA DO APOCALIPSE 1 – A Produção de Livros no Período do Novo Testamento. A escrita era um processo lento e caro. Os Escribas cobravam caro pelo seus serviços, uma vez que não eram todos que sabia e conheciam a arte. Os livros eram guardados em bibliotecas particulares. Começaram a serem emprestados ao público com a chegada da cultura grega em 300 a.C. Escrita manual letra por letra

  17. A LEITURA DO APOCALIPSE 2 – A Leitura Das Escrituras Sagradas Era uma leitura regular e bem ouvida por todos; Somente o oficial da congregação podia lê-la; só havia um exemplar por Igreja; Todos ouviam reverente e atentamente; Não tinha tempo de leitura era um tempo determinado de acordo com a passagem a ser lida e compreendida. “Vejam quanto privilégio temos hoje!”

  18. A LEITURA DO APOCALIPSE 3 – A Liturgia da Palavra Hoje temos amplo acesso à Palavra de Deus; Mas não basta somente ler, temos de colocar em prática tudo o que lemos; Só seremos bem aventurados, quando lermos e escutarmos o que nos diz a Bíblia, assim ao adverte o Apocalipse. O mundo só será transformado se verdadeiramente dermos ouvido à essa palavra.

  19. CONCLUSÃO Não venhamos a menosprezar o Apocalipse usando subterfúgios como: Difícil, enigmático, misterioso, proibido. Ele está revelado para que o leiamos; Não importa sua linha de interpretação sobre o arebatamento se é: Pré-tribulacionista Meso-tribulacionista; Pós-tribulacionista. O importante é ler e compreneder.

More Related