220 likes | 504 Views
A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet. por Jaime Martins do CELE - Centro Espírita Luz Eterna http://www.geocities.com/filairo de Olhão, Algarve, Portugal. Objectivos da Comunicação ao 3.º Congresso Nacional Espírita.
E N D
A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet por Jaime Martins do CELE - Centro Espírita Luz Eterna http://www.geocities.com/filairo de Olhão, Algarve, Portugal
Objectivos da Comunicaçãoao 3.º Congresso Nacional Espírita • A utilização das Novas Tecnologias como meio de popularização da Doutrina Espírita na Terra e a divulgação dos últimos trabalhos do CELE - Centro Espírita Luz Eterna, de Olhão, Algarve, Portugal, na Internet e acessíveis na rede digital por todo o mundo.
Introdução (I) De acordo com Allan Kardec em "Projecto. - 1868", in “Obras Póstumas”: “Dois elementos devem concorrer para o progresso do Espiritismo; estes são: o estabelecimento teórico da Doutrina e os meios de popularizá-la.” “Uma publicidade, numa larga escala, feitas nos jornais mais divulgados, levaria ao mundo inteiro, e até aos lugares mais recuados, o conhecimento das ideias espíritas, faria nascer o desejo de aprofundá-las, e, multiplicando os adeptos, imporia silêncio aos detractores que logo deveriam ceder diante do ascendente da opinião.”
Introdução (II) • De acordo com Vianna de Carvalho in "Atualidade do Pensamento Espírita", pág. 178 a 180, psicografado por Divaldo Pereira Franco: • "A luz da verdade deve brilhar no velador, a fim de que todos a vejam. O Espiritismo é doutrina de libertação e, para que logre o seu objectivo, necessita ser divulgado por todos os meios ao alcance, particularmente aqueles que mais facilmente atingem as multidões." Allan Kardec "utilizou-se desses recursos, conforme as possibilidades da sua época. Realizou viagens de divulgação doutrinária, criou uma Revista mensal, escreveu livros para perpetuar os ensinamentos, estimulou o surgimento de Instituições, sendo que, ele mesmo, fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas."
Introdução (III) • Ainda de acordo com Vianna de Carvalho in "Atualidade do Pensamento Espírita", pág. 178 a 180, psicografado por Divaldo Pereira Franco: • "Silenciar a divulgação da Doutrina seria asfixiá-la em injustificável conduta. Os Espíritos, ao se comunicarem, têm como meta despertar as criaturas humanas, a fim de que tomem conhecimento das suas responsabilidades e da continuidade da vida após o túmulo, facultando-lhes preparar-se para acordarem lúcidas na imortalidade, na qual estamos todos mergulhados.“ • "O Espiritismo não deve competir, nem se propõe a campeonatos de glorificações terrenas, mas tem uma mensagem nobre a oferecer, e cumpre aos espíritas o dever de propô-la, convidando a pessoa lúcida ou sofrida, culta ou limitada em conhecimentos a ter opção para discernir e examinar."
Introdução (IV) • E, ainda de acordo com Vianna de Carvalho in "Atualidade do Pensamento Espírita", pág. 178 a 180, psicografado por Divaldo Pereira Franco: • "Sem a preocupação, nem a presunção de salvar o mundo ou as pessoas, cabe aos espíritas a atitude de contribuir para que a Humanidade seja melhor e mais justa, e a divulgação da Doutrina, bem como a sua conduta moral nela baseada, são os meios hábeis e sábios para tal cometimento.“ • "Portanto, todo o esforço que vise à edificação do ser humano deve ser envidado, particularmente, mediante a iluminação das consciências através do Espiritismo."
Introdução (V) • Logo, a divulgação da Doutrina Espírita é uma actividade fundamental, estratégica e prioritária no Espiritismo, com vista a difundir, por todos os meios ao dispor, o Cristianismo Redivivo e promover a transformação da Terra, no limite, numa Morada Planetária Espírita governada em plenitude por Jesus Cristo, nosso Mestre.
A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (I) • A Internet é uma infra-estrutura informática de telecomunicação, ou seja, é uma vasta rede de computadores interligados através do globo terrestre que providenciam informação em quase todos os temas imagináveis, que permite a comunicação individual, social, religiosa, técnica, tecnológica, científica, artística, musical, judicial, policial, televisiva, jornalística, radiofónica, multimédia, militar, secreta, comercial, industrial, financeira, económica, política, governamental, sindical, profissional, empresarial, local, regional, nacional, internacional e educacional, entre outras, através de: hiperligações (ligações que permitem saltar de um documento para outro); correio electrónico; grupos de discussão.
A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (II) • A Internet torna-se, desta forma, um meio privilegiado de divulgação do conhecimento relativo à Doutrina Espírita e das actividades das Federações, das Associações, de Grupos de Estudo e de Investigação e das Casas Espíritas. No entanto, nem tudo o que se encontra publicado na Internet com o nome de Espiritismo respeita os princípios Kardecistas pelo que se recomenda prudência na sua análise e aceitação. • Como exemplo do que já se encontra publicado em Portugal na Internet destaca-se: • A Casa do Caminho (http://www.terravista.pt/PortoSanto/1831): Página do centro espírita. Horário de funcionamento e respectiva localização. • Associação Cultural Espírita (ACE) (http://www.terravista.pt/nazare/1101): Associação das Caldas da Rainha que pretende divulgar o espiritismo. Desenvolve actividades de divulgação e reuniões sobre o tema.
A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (III) Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP) (http://www.terravista.pt/bilene/3095): Associação sem fins lucrativos que visa prestar informação sobre espiritismo a quem o solicitar e onde pode encontrar textos de apoio, artigos e informações. Associação Migalha de Amor (http://www.terravista.pt/ancora/2480): Grupo Espírita de Fraternidade Cristã. Associação Espírita de Lagos (AEL) (http://www.geocities.com/Athens/Oracle/3186): Conceito de espiritismo. História e funcionamento da associação. Centro Espírita Luz Eterna (CELE) (http://go.to/cele): Centro espírita, contém informações sobre as suas origens, actividades e o seu elemento de estudo: o espiritismo. Apresenta, ainda, biografias, bem como trabalhos espíritas.
A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (IV) Centro Espírita Caridade por Amor (http://www.terravista.pt/PortoSanto/1391): Associação cultural de divulgação da Doutrina Espírita da cidade do Porto. Informações acerca do Espiritismo e do Movimento Espírita. • Comunhão Espírita Cristã (http://www.geocities.com/Athens/Oracle/4218): Actividades e historial da associação. Esclarecimento de questões sobre espiritismo. Comunhão Espírita Cristã (http://www.terravista.pt/bilene/1511): Actividades, história, links e galeria de fotos. Espiritualismo e mensagens mediúnicas. Escola de Beneficência e Caridade Espírita (http://www.terravista.pt/portosanto/1387): Escola, sem fins lucrativos, que pretende a prática e divulgação da Doutrina espírita. Actividades e informação sobre Espiritismo.
A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (V) • Federação Espírita Portuguesa (http://www.geocities.com/Athens/Parthenon/1631): História e departamentos da Federação. Inscrição. Arquivo de edições electrónicas sobre espiritismo e selecção de links alusivos. • Folha Espírita (http://www.terravista.pt/enseada/3691): Jornal da Associação Espírita do Paião. • Fraternidade Espírita Cristã (http://www.fec.pt): Página da Fraternidade Espírita Cristã, que contém uma apresentação sumária e historial da fraternidade, informações sobre as actividades, serviços, campanhas e publicações. Fraternidade Espírita de Laranjeiras (http://www.geocities.com/Yosemite/8874): Apresentação das actividades e cronograma da Fraternidade e história de Allan Kardec.
A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (V) • Grupo de Estudos Avançados Espíritas — GEAE (http://www.geae.org): Grupo que centra as suas actividades na divulgação espírita na Internet. Introdução ao espiritismo, vocabulário, eventos, livrarias e livros electrónicos. • Remanso Fraterno (http://www.terravista.pt/copacabana/1505): Departamento Assistencial da Sociedade Espírita Fraternidade. Informações sobre a actividade, filosofia e origem desta sociedade. • Revista de Espiritismo (http://www.terravista.pt/nazare/1177): Página da Federação Espírita Portuguesa. União Espírita do Algarve (http://www.terravista.pt/portosanto/4990): Organização não governamental portuguesa, sem fins lucrativos, composta por 5 casas espíritas da região algarvia.
O Centro Espírita Luz Eterna (I) O Centro Espírita Luz Eterna (CELE), em http://go.to/cele, no início do corrente ano de 2000 reformulou a sua página na Internet tendo em vista: Criar, gráfica e dinamicamente, uma portada internacional que preparasse para a espiritualidade o Espírito de quem aí acedesse.
O Centro Espírita Luz Eterna (II) Divulgar: a Doutrina Espírita e as actividades do Centro Espírita. Publicar trabalhos temáticos, editados electronicamente em "slide show" contínuo, que tinham sido apresentados nas sessões de doutrinação, a fim de os disponibilizar publicamente e permitir aos potenciais interessados a sua posterior consulta. Permitir o intercâmbio e difusão do conhecimento da Doutrina Espírita através do correio electrónico. Preparar-se para acompanhar o desenvolvimento das Novas Tecnologias pelo recurso à Edição Electrónica e publicação em tempo real na Internet de conteúdos multimédia para difusão do Espiritismo.
O Centro Espírita Luz Eterna (III) • No dia 19 de Outubro de 2000 foi criado e publicado o Fórum Espiritismo-Portugal na Internet, em http://www.geocities.com/espiritismo_portugal • Trata-se de uma lista de debate gerida como uma casa espírita, só que virtual. O seu objectivo principal é o de promover o Espiritismo Kardecista, proporcionando um espaço virtual de debate e esclarecimento a todos os espíritas portugueses, brasileiros, de países de língua oficial portuguesa, de países com comunidades de língua portuguesa e entre as respectivas comunidades, bem como a todos os leigos que pretendam conhecer e aderir à Doutrina Espírita.
Conclusão (I) http://europa.eu.int/comm/information_society/eeurope/objectives/index_pt.htm Objectivos A iniciativa eEurope da União Europeia destina-se a permitir que a Europa explore os seus pontos fortes e supere as barreiras que entravam a implantação das tecnologias digitais, apontando para três objectivos essenciais: Pôr em linha todos os cidadãos, famílias, escolas, empresas e órgãos da administração pública; Criar uma Europa com cultura digital e empresarial; Garantir uma sociedade da informação sem exclusão social.
Conclusão (II) Objectivos do Portugal Digital Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2000 de 22 de Agosto de 2000, Diário da República, 193 SÉRIE I-B Metas 1 - Atingir em 2003 taxas médias de penetração da Internet na população de 50%. 2 - Pelo menos metade das casas portuguesas com computadores ligados à Internet em 2003 através de: Acessos em banda larga e tarifas únicas (flat rate) disponíveis por três meios concorrenciais: cable-modem (tv por cabo), ADSL, Internet móvel (UMTS); Acessos a baixa velocidade gratuitos ou a preço simbólico (acesso de cidadania).3 - Postos públicos de acesso à Internet em todas as freguesias em 2003. 4 - Todas as escolas com ligação à Internet no final de 2001. 5 - Todos os professores com acesso a computadores individuais em casa em 2004. 6 - Todos os estudantes do ensino secundário e superior com acesso a computadores individuais em 2003. 7 - Multiplicar pelo menos por 10 vezes ao ano os conteúdos portugueses na Internet nos próximos três anos. 8 - Multiplicar por 100 o volume do comércio electrónico das empresas portuguesas nos próximos três anos. 9 - Todos os formulários oficiais na Internet em 2002. Possibilidade de submissão electrónica generalizada em 2003. Todos os serviços públicos estarão online na Internet até 2005. 10 - Competências básicas de uso das tecnologias de informação: 2 milhões em 2006.
Conclusão (III) • A rápida expansão mundial da Internet e a reformulação das infra-estruturas tecnológicas de suporte físico de banda larga de transmissão de dados a grande velocidade, a Internet 2, irá permitir a designada WEBTV, ou seja, a televisão digital, a video-conferência, o ensino à distância em tempo real, a exploração de conteúdos multimédia e da edição electrónica e acelerar, ainda, a luta contra o materialismo, a guerra, a pobreza, a exclusão individual e social, a desigualdade, a solidão, o suicídio, a eutanásia, o assassínio, a desumanização de sentimentos, as drogas, a toxicodependência, o aborto, a prostituição e a exploração desumana de qualquer espécie, entre outros, e irá igualmente, porque não dizê-lo, permitir a participação à distância nos trabalhos regulares das casas espíritas, nos cursos, seminários, conferências e congressos sobre a Doutrina Espírita. • Consequentemente, poder-se-à afirmar que a preparação dos Espíritas, para a revolução tecnológica digital que se avizinha, é urgente e vital para o conhecimento, difusão e amadurecimento do Espiritismo.
Bibliografia • "Obras Póstumas" de Allan Kardec, Ed. Lake - Livraria Allan Kardec Editora, Brasil. • "Atualidade do Pensamento Espírita" de Vianna de Carvalho, obra psicografada por Divaldo Pereira Franco, Ed. Livraria Espírita Alvorada Editora, Brasil • "Dias Gloriosos" de Joanna de Ângelis, obra psicografada por Divaldo Pereira Franco, Ed. Livraria Espírita Alvorada Editora, Brasil • "O Despertar do Espírito" de Joanna de Ângelis, obra psicografada por Divaldo Pereira Franco, Ed. Livraria Espírita Alvorada Editora, Brasil • Diário da República n.º 193 SÉRIE I-B, de 22 de Agosto de 2000 - Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2000, Portugal