E N D
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Claude Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).
* As sombras deveriam ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintorescostumavam representá-las no passado. Mulher com sombrinha, de Claude Monet, 1875.
Eram antiacadêmicos ;Pintavam ao ar livre;Uso de Pigmentos. • representar a atmosfera luminosa que as caracterizava; • adotavam fatos da vida real e cotidiana.
Principais representantes: Claude Monet: São as pesquisas com a luz solar refletida nos seres humanos e na natureza. Mulheres no Jardim Catedral de Rouen em Pleno Sol.
Eduard Manet: - Abordou em suas pinturas os temas da vida do período em que viveu; Gostava de pinturas polêmicas para a época. Olympia O Jardim
Edgar Degas: Influência da fotografia ;Registrava a luz artificial.
BRASIL • No Brasil, destaca-se o pintor Eliseu Visconti,. A influência que recebeu desses artistas europeus foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa tendência na pintura brasileira.
Características: • Buscar novas formas de expressão ou de diálogo com a realidade • Continuar a lançar as bases da arte moderna • Queriam levar as técnicas do Impressionismo o mais longe possível
Paul Cézane: dá destaque ao geometrismo das formas da natureza. Aplica as cores limpas e simples, mas bem determinadas. Gostava de pintar “natureza-morta”.
Van Gogh: aplica as cores com textura espessa e espatulada para transmitir a emoção, procura subjetividade e humanismo na obra.
Paul Gaguin: trabalha com as cores puras e fortes; • Criou vários problemas com a Igreja.