1 / 22

ROMA

ROMA. Monarquia/ Realeza (753 – 509 a.C.). * Século VIII a.C. – várias cidades unem-se ao longo do rio Tibre, em caráter defensivo e religioso, formando o SEPTMONTIUM (uma só comunidade). Etruscos.

emiko
Download Presentation

ROMA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ROMA

  2. Monarquia/ Realeza (753 – 509 a.C.).* Século VIII a.C. – várias cidades unem-se ao longo do rio Tibre, em caráter defensivo e religioso, formando o SEPTMONTIUM (uma só comunidade). Etruscos

  3. * Por volta de + - 750 a.C. os etruscosfundam RUMOM(Roma).* A comunidade romana era formada por um conjunto de famílias denominadas “gentes”, que cultuavam os mesmos deuses e possuíam laços sanguíneos comuns. Cada comunidade era governada por um patriarca chamado “patrícios”.* Poder exercido pelo rei, que cuidava da administração, da justiça e comandava o exército.

  4. Mito de fundação de Roma:O poema Eneida, do poeta Virgílio

  5. A lenda de Rômulo e Remo

  6. A lenda do Rapto das Sabinas

  7. Organização social:Patrícios – aristocratas, proprietários de terras e bens materiais, controlavam o governo e exerciam cargos públicos.Clientes – prestavam serviços/deviam obrigações, espécie de escravo, ligado à família patriarcal hereditariamente.Plebeus – não tinham direitos políticos. Podiam tornar-se escravos por dividas ou colocar-se como clientes.Escravos – prisioneiros de guerra.

  8. Organização política:O rei – Cargo vitalício, mas não hereditário. Era o líder militar (imperium) e religioso (auspicium).Assembléia Curiata - Constituída pelos patrícios. Tinham como funções: impedir a aprovação de projetos que contradissessem as leis da cidade, determinar as concessões de perdão, e eleger o rei.O senado (Conselho de Anciãos) - Principal órgão de governo, era composto exclusivamente por patrícios, que podiam exercer funções reais e fiscalizar as ações do rei.

  9. * A crise do período monárquico em Roma, está associado a expulsão dos etruscos da península itálica, narrada no poema épico Eneida, de Virgílio.

  10. República (509 – 31 a.C.).A república nada mais era do que uma oligarquia de patrícios494 a.C. – a plebe conquista o poder político, obtendo direito de formar Assembléia da Plebe, que elegiam os Tribunos da Plebe, representantes junto ao senado com direito de veto.Lei das doze tábuas – definia por escrito a posição da plebe na sociedade e reduziam as dividas frente as patrícios.Lei Canuléia– permitia o casamento entre patrícios e plebeus.

  11. Organização política:Monarquia Dual – Cônsules eleitos anualmente pelos patrícios.Senado – principal órgão formado pelos patrícios, sendo que mais tarde foram admitidos plebeus.Magistraturas – formavam o corpo de funcionários administrativos eleitos por um ano, sendo os cargos exercidos por mais de um e sem remuneração.Assembléias populares – eram assembléias das cúrias, das tribos e das centúrias (militares).

  12. Magistraturas:Pretores – Encarregados da justiça.Edis – Responsáveis pelo policiamento e abastecimento da cidade.Questores – Administravam o tesouro público.Censores – Cuidavam do censo e do respeito as tradições.

  13. Guerras Púnicas* Século. III a.C. – visavam à expansão romana para fora da Itália e o controle do mediterrâneo oriental. Cartago se tornou o principal opositor a expansão romana.

  14. * 1ª Guerra Púnica (264 – 241 a.C.) – pelo controle das cidades gregas da Sicília, Córsega e Sardenha. Roma obrigou Cartago a pagar pesadas indenizações.* 2ª Guerra Púnica (218 – 201 a.C.) – teve como objetivo a conquista da Espanha e como palco de luta a Itália e a África. O resultado dessas lutas foi o domínio marítimo romano no mediterrâneo ocidental.* 3ª Guerra Púnica(149 – 146 a.C.) – Destruiu a civilização de Cartago.

  15. Efeitos do movimento expansionista:* Aumento da M-D-O escrava;* Disseminação do latifúndio;* Êxodo urbano (origem do feudalismo);* Aumento da arrecadação de impostos;* Anarquia militar e enfraquecimento do poder central;* Expansão do cristianismo;* Aumento da influência da igreja.

  16. * As tentativas de reformas dos irmãos Graco (Tibério e Caio) – pretenderam fazer uma reforma através da distribuição de terras públicas entre os plebeus, que não deu resultado devido à oposição do senado. * Lei Frumentária - obrigava o estado a vender trigo a um preço mais justo para a população.* A crise da República e as lutas Civis (Mário e Silas).A ditadura de Sila:* Anulou o poder dos tribunais da plebe;* Limitou os direitos das assembléias populares;* Entregou a justiça nas mãos da aristocracia senhorial;* Consolidou o poder da oligarquia senatorial.

  17. Alto Império (século I a III).* Édito Máximo – tentativa de deter a anarquia militar.* Édito de Milão (313 d.C.) – Constantino concede liberdade religiosa ao cristianismo, muda a capital romana para Bizâncio, impõe o COLONATO.* Teodósio (395 d.C.) – divide o Império Romano (Império Romano do Ocidente com capital em Milão e Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla) e oficializa o cristianismo, proibindo cultos pagãos.

  18. 1º Triunvirato(60 d.C.) – A ditadura de César:Júlio César, Pompeu e Crasso;* Julio César conquista o poder ao lado de Pompeu e Crasso;* César anula o poder do senado;* Estendeu a cidadania romana a muitos habitantes.

  19. Baixo Império (século III e IV d.C.).2º Triunvirato – O fim da República:Marco Antônio, Lépido e Caio Otávio (o Augusto) - (impõe o PRINCIPADO);* Ampliação da Política de “Pão e Circo”;* Criação da Guarda Pretoriana;* Abertura de novos mercados;* Criação de uma moeda universal para o império;* Período da “Pax Romana”.

  20. Otávio Marco Antônio Lépido

  21. Séc. III – A Crise do escravismo.* Intervenção do expansionismo;* Retrocesso nas técnicas agrícolas;* Aumento do preço dos escravos;* Aumento dos arrendamentos (sistema de colonato);* Epidemia de peste negra;* Barbarização do exército;* Avanço do cristianismo;* Choque entre a guarda pretoriana e as legiões.

  22. * Séc. IV – Invasões Bárbaras (hunos, visigodos, hérulos) derrubam o último imperador romano, Rômulo Augusto.

More Related