130 likes | 204 Views
O Vasco e o Maracanã Uma Decisão em Jogo, Por 4 Décadas de Resultado. 2008. 1997. 1924. 1904. 1898. 1916. 1927. 1945. 1970. Anos 80 e 90.
E N D
O Vasco e o Maracanã Uma Decisão em Jogo, Por 4 Décadas de Resultado
2008 1997 1924 1904 1898 1916 1927 1945 1970 Anos 80 e 90 "Você não consegue ligar os pontos olhando para a frente; você só consegue ligá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro.“ Steve Jobs O Vasco assina contrato milionário com o Nations Bank e é campeão da Libertadores em 1998 Eurico entrega um clube falido e o Vasco é rebaixado no Campeonato Brasileiro O Vasco envia à AMEA a “Resposta Histórica” recusando-se a dispensar 12 atletas negros de seu elenco Fundação do Club de Regatas Vasco da Gama, dedicado à prática do remo O mulato Cândido José de Araújo é eleito presidente do Vasco da Gama O Vasco se une ao Lusitânia, dando origem ao Depto. de Futebol O Vasco inaugura o Estádio de São Januário O Vasco começa a formar o time que seria conhecido como o “Expresso da Vitória”, que domina o futebol carioca e brasileiro nos anos 40 e 50 e é campeão Sulamericano em 1948 O Vasco investe na formação do jovem jogador Roberto Dinamite. O Vasco começa a recuperar seu status de clube popular O Vasco aumenta o investimento nas divisões de base, formando gerações de craques como Romário, Geovani, Mazinho, William, Bismarck, Carlos Germano, Jardel, Pedrinho e Felipe ? Anos 60 Década de turbulência interna, nenhum protagonismo entre os grandes cariocas, e raríssimos títulos. Crise de identidade: clube da colônia portuguesa, clube popular, ou ambos? 2000 2001 2011 Anos 90 (euriquismo) Reeleição do Dinamite As camisas do SBT e o início do conflito declarado com a Globo Fim do contrato com o Nations Bank e eleição de Eurico Carta branca ao Eurico. Apesar dos títulos, o Vasco é visto como um clube antipático e tem sua imagem associada a falcatruas, truculência e autoritarismo
O que representa São Januário para o Vasco da Gama? O orgulho que todo associado e torcedor vascaíno tem de seu estádio é justificado. Nosso estádio foi construído tijolo por tijolo sem ajuda do poder público, somente com o dinheiro e o suor de vascaínas e vascaínos obstinados, apaixonados por um clube que surgiu para derrubar barreiras, um clube que existe para dizer ao mundo que é possível conviver comunitariamente em paz, independente de sua nacionalidade, sexo, credo, cor da pele, origem ou posição social. São Januário jamais deixará de ser celebrado. Será sempre oCaldeirão, invejado e temido pelos adversários. Porém o Vasco e os vascaínos construiram sua história também no Maracanã. Ignorar este fato é ignorar a própria história do clube.
E o que representa o Maracanã para o Vasco da Gama? Fomos os primeiros campeões cariocas do Maracanã, em 1950. Nele conquistamos o Super-supercampeonato de 1958, os Brasileiros de 1974, 1997 e 2000, além de diversos campeonatos e taças regionais. Neste estádio, inauguramos o conceito de “lado cativo” das arquibancadas, ainda na década de 50, quando nossa torcida ia para a direita das cabines para fugir do sol escaldante dos jogos das tardes de domingo. A partir de nossa escolha as demais torcidas foram se acomodando no lugar que lhes restara. É no Maracanã que se localiza a estátua do nosso bicampeão mundial Bellini, segurando a Taça Jules Rimet. Nossos maiores rivais são convidados a reverenciar o grande capitão vascaíno e da Seleção, levantando a taça da maior conquista do futebol mundial.
E o que representa o Maracanã para o Vasco da Gama? Foi no Maracanã que vimos e celebramos Ademir, Danilo, Barbosa, Vavá, Orlando, o próprio Bellini, Pinga, Válter Marciano, Sabará, Brito, Andrada, Dinamite (o jogador), Acácio, Geovani, Romário, Mazinho, Bismarck, Edmundo, Carlos Germano, Juninho Pernambucano, Mauro Galvão, Pedrinho, Felipe, Helton e dezenas de outros craques. Foi para o Vasco no Maracanã, que foi composto o hino de todas as torcidas cariocas: “Domingo, eu vou ao Maracanã, vou torcer pro Vasco que sou fã (...)” Olhando para o passado, é fácil perceber que São Januário e Maracanã sempre foram nossos. Um era e ainda é nossa morada. Outro sempre foi nossa casa de campo. E como na vida, adoramos o lugar onde moramos, é nossa casa e ali quem manda somos nós. Porém é na casa de campo que vivemos os momentos especiais.
Por que não podemos/devemos abrir mão do Maracanã? • É o estádio mais famoso do Brasil, quiçá do Mundo. • Um dos 3 pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro. • Capacidade atual de 80 mil pessoas (aproximadamente). • Antes da reforma FIFA, recebia uma média de 10 mil visitantes ao mês. Este número tende a crescer fortemente com as novas instalações. • Dos 10 maiores públicos no estádio, 4 jogos foram da Seleção e 4 jogos foram o clássico Vasco x Flamengo. • Nos últimos 15 anos recebeu investimentos públicos em 3 reformas que já totalizam R$1.5 bilhão, e ainda receberá verbas até a Copa do Mundo da FIFA. • Será palco da final da Copa do Mundo de 2014 além de competições das Olimpíadas 2016.
O Novo Maracanã e Nossos Rivais • O Consórcio tem 90 dias para fechar acordo com 2 dos grandes clubes. • Caso nossos rivais assinem o acordo de parceria terão, entre outros: • Vestiário estilizado, fixo e exclusivo; • Prioridade na escolha do banco de reservas; • Lojas temáticas dentro do estádio, abertas para os turistas em visitação; • Lado cativo nas arquibancadas, com possibilidade de implementar um padrão visual estilizado com as cores dos clubes nos corredores de acesso, lanchonetes e até mesmo nas arquibancadas e gramado. • Reivindicações de nossos rivais divulgadas nas mídias: • Revitalização da Gávea e construção de arena multiuso (Fla); • Construção de CT na Barra da Tijuca (Flu). • Nossos rivais não farão NENHUM investimento para assinar o acordo de parceria. Pelas negociações em andamento (PASMEM) ainda receberão verbas do Consórcio Maracanã. • Seremos visitantes em TODOS os clássicos cariocas, seja no Maracanã ou no Engenhão. • Ao se abster das negociações, o Vasco fortalece seus rivais em seu poder de barganha junto ao Consórcio, projetando contratos ainda mais benéficos a nossos competidores.
Conclusão Caso o Vasco abra mão do Maracanã, é grande a possibilidade de que haja uma polarização de forças na dupla fla-flu, que teriam uma enorme vantagem competitiva sobre nosso clube, tanto em termos de instalações, quanto em termos de exposição de marca e portanto atratividade a patrocinadores. Devemos aproveitar o momento e fazer o melhor uso do novo Maracanã, além de continuar a luta pela modernização de São Januário e seu entorno. São Januário é um patrimônio não somente dos vascaínos, mas do país. Porém para torná-lo um estádio moderno, com o padrão do Maracanã em termos de conforto, facilidade de acesso, estacionamento e segurança, o Vasco precisaria de investimentos públicos e privados que se mostram distantes, em especial se os demais grandes clubes do Rio já tiverem instalações modernas. Vejam que nenhum deles fez ou fará investimentos. Apenas têm se aproveitado melhor dos momentos que o Vasco da Gama.
Agenda Proposta • Iniciar já um grupo de trabalho para estudar o Edital de Licitação que • rege o contrato assinado entre o Consórcio Maracanã e o Estado do Rio de Janeiro. • Avaliar critérios técnicos e comerciais que interessariam ao Vasco em um possível acordo com o Consórcio Maracanã. • Definir estratégia para anular possíveis vantagens de nossos competidores, defendendo os interesses presentes e futuros do Vasco da Gama, como por exemplo a questão das lojas temáticas, as áreas estilizadas, a divisão das arquibancadas, etc. • Desenvolver Análises de Cenários para as 3 alternativas possíveis: • Vasco assina contrato com o Consórcio juntamente com um ou mais outros clubes • Vasco abre mão do Maracanã, porém um ou mais rivais assinam contrato com o Consórcio • Nenhum dos clubes assina contrato com o Consórcio • Em paralelo, dar prosseguimento ao projeto de urbanização e modernização de São Januário e seu entorno.
Estamos em um momento crucial para a história do clube. Hoje somos gigantes, mas nascemos pequenos, humildes. Porém nossa força, perseverança e crença de que nada pode nos superar, impôs aos nossos adversários a condição de grandeza que temos. Somos os Gigantes da Colina de São Januário e também do Maracanã. Abrir mão de um dos estádios mais famosos do mundo apenas porque também temos nosso amado estádio é um equívoco cujo preço só será percebido ao longo dos próximos anos.
Quem vai ganhar este jogo? O Club de Regatas Vasco da Gama sela acordo com o Consórcio Maracanã e garante lugar onde jamais poderia ficar de fora. 1997 1924 1904 1898 1916 1927 1945 1970 Anos 80 e 90 2013 ? Anos 90 (“euriquismo”) 2000 Anos60 2001 2008 2011 O Club de Regatas Vasco da Gama abre mão do Maracanã e assiste seus maiores rivais herdarem um investimento estatal bilionário. LIGUE OS PONTOS!
Referências • Site oficial do Consórcio Maracanã: http://www.maracanario2014.com.br/ • Dados estatísticos da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracan%C3%A3 • Globo.com (16/maio) – Negociação com Fla e Flu: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/05/fla-e-flu-sao-os-unicos-procurados-pelo-otimista-consorcio-maracana.html • Minuto Esportes (06/junho) – Posicionamento do Clube de Regatas Flamengo: http://minutoesportes.com.br/noticia/2013/06/06/flamengo-joga-duro-pelo-maracana-exige-camarote-e-ja-tem-planos • Lancenet (27/maio) – Exigências dos clubes ao Consórcio: http://www.lancenet.com.br/minuto/proposta-original-Maracana-empresa-clubes_0_926307393.html#ixzz2UV1Gg6Of
SOMOS VASCO Fim