1 / 38

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. FABIANA LAGAR. Educação Escolar. Educação básica. LEI Nº 9.394/96– LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB COMPOSIÇÃO DOS NÍVEIS ESCOLARES. EI. EM. EF. EDUCAÇÃO BÁSICA F in a lida des Des envolver o educando;

esben
Download Presentation

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL FABIANA LAGAR

  2. Educação Escolar Educação básica LEI Nº 9.394/96– LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB COMPOSIÇÃO DOS NÍVEIS ESCOLARES EI EM EF

  3. EDUCAÇÃO BÁSICA Finalidades Desenvolver o educando; Assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e Fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

  4. EDUCAÇÃO BÁSICA Organização Forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar; Períodos semestrais; Alternância regular de períodos de estudos; Grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios; Séries anuais; Ciclos.

  5. Calendário O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra

  6. Objetivo permanente das autoridades Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.

  7. Educação Básica para a população rural Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as ADAPTAÇÕES necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente: I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas; III - adequação à natureza do trabalho na zona rural.

  8. QUESTÕES DE CONCURSOS ANTERIORES (Cespe- CNJ- Pedagogo- 2013)- O calendário escolar deve adequar-se às peculiaridades de cada sistema de ensino, podendo a carga horária prevista para o ano letivo ser reduzida. Gabarito: 2. (CESPE- TSE – Pedagogo – 2007) - A educação escolar é composta de cinco níveis distintos: educação básica, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior. Gabarito:

  9. 3. (CESPE- Diretor e vice – SEDF – 2007) - A educação escolar compõe-se de 3 níveis: educação básica, ensino médio e educação superior. Gabarito: 4. (CESPE- Assistente de Educação- SEDF- 2009) - A LDB não disciplina toda a educação dos indivíduos, visto que não abrange os processos formativos que se desenvolvem, por exemplo, na vida familiar; ela restringe-se à denominada educação escolar, a qual se desenvolve em instituições escolares, por meio do ensino. Gabarito: 5. (Cespe- CNJ- Pedagogo- 2013)- A educação básica pode ser organizada em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios. Gabarito:

  10. 6. (CESPE - SEMEC –PI – Pedagogo - 2008) - A educação básica poderá organizar-se de diferentes formas, exceto no modelo de seriação anual. Gabarito: 7. (Cespe- TJDF –Pedagogo – 2008) - Os sistemas de ensino podem organizar seus respectivos calendários escolares para atendimento às peculiaridades climáticas locais, reduzindo, inclusive, o número de horas previsto na LDB, caso necessário. Gabarito:

  11. 8. (Cespe- SEDUC – MT – Professor – 2006) - O número de horas letivas do calendário escolar pode ser reduzido para adequar-se às peculiaridades locais, especialmente climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, admitindo-se, excepcionalmente, a redução da carga horária mínima anual prevista na LDB. Gabarito: 9. (Cespe - TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS -ME – 2008) O ano letivo para o ensino fundamental terá, obrigatoriamente, carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias, incluído o tempo destinado a exames finais. Gabarito:

  12. EDUCAÇÃO INFANTIL Finalidade - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até ____ anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Será oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes para crianças de até ____ anos de idade; II - pré-escolas para as crianças de ______ a 5 ______ anos de idade.

  13. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns Avaliação Será realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Carga horária A carga mínima anual será de ______ horas, distribuída por um mínimo de _____ dias de trabalho educacional.

  14. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns Jornada O atendimento à criança será de, no mínimo, _____horas diárias para o turno __________ e de ________ horas para a jornada ___________. Frequência Haverá o controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de __________do total de horas. Documentos Haverá a expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

  15. QUESTÕES DE CONCURSOS ANTERIORES 1. (CESPE- IPOJUCA –PE- PROFESSOR – 2009) Na educação infantil, a avaliação não tem como objetivo a promoção, inclusive para o acesso ao ensino fundamental. Gabarito: 2. (CESPE - TSE – PEDAGOGO – 2007) Na educação infantil, a avaliação, faz-se mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno, sem objetivo de promoção, exceto em seu último ano, quando se dá o acesso ao ensino fundamental. Gabarito:

  16. EXERCÍCIOS 3. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos. Gabarito: 4. Na educação infantil, o atendimento à criança será de, no mínimo, 7 horas diárias para o turno parcial. Gabarito: 5. Na educação infantil, controle de frequência será feito pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% do total de horas. Gabarito:

  17. REGRAS COMUNS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Carga horária A carga horária mínima anual será de _______horas, distribuídas por um mínimo de ________ dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

  18. REGRAS COMUNS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Progressão Parcial Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

  19. REGRAS COMUNS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Classes Poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.

  20. REGRAS COMUNS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Verificação do rendimento escolar Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; Aproveitamento de estudos concluídos com êxito; Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

  21. REGRAS COMUNS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Frequência escolar O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de ________ do total de horas letivas para aprovação. Expedição de documentos Cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.

  22. QUESTÕES DE CONCURSOS ANTERIORES 1. (CESPE - ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO - APOIO ADMINISTRATIVO- SEDF- 2009) - A escola é responsável pelo controle da frequência dos alunos, sendo exigida, para aprovação do aluno, a frequência mínima de 75% do total de horas letivas. Gabarito: 2. (CESPE - TSE – PEDAGOGO – 2007) - A carga horária mínima anual de aulas é de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo utilizado em exames finais. Gabarito:

  23. CurrículoOs currículos da ____________________, do _______________________ e _______________ devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

  24. Base Nacional Comum PARTE DIVERSIFICADA Língua Portuguesa Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição. + Matemática Currículo Conhecimento do mundo físico e natural Conhecimento da realidade social e política, especialmente do Brasil. Arte Educação Física

  25. Educação Física Integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular _____________ da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a _____ horas. – maior de _____trinta anos de idade. – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969. – que tenha prole.

  26. Arte O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. A ____________ deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular arte. História do Brasil O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes ____________, ____________ e _______________.

  27. História e cultura afro-brasileira e indígena Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

  28. QUESTÕES 1. (CESPE- SEMEC –PI – Pedagogo- 2008) - Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum e uma parte diversificada. Gabarito: 2. (CESPE – SEDF- Professor Classe “A”- 2008) - O ensino da arte e da educação física são componentes curriculares obrigatórios e sua prática é facultativa aos alunos. Gabarito:

  29. 3.(IADES- SEDF- Proc. Seletivo- professor temporário- 2013) - De acordo com o artigo 26-A da LDB, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena deve ser obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, tanto da rede pública e privada. A lei estabelece que os conteúdos da história e da cultura afro-brasileira devem ser ministrados no âmbito a) das ciências sociais, obrigatoriamente na área de história, por meio de estudos interculturais. b) no âmbito de todo o currículo escolar, especialmente nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. c) de todo o currículo, exclusivamente na área de educação artística que tem mais condições de promover estudos interculturais. d) das ciências sociais, especialmente geografia e história, por meio da história e cultura, que caracterizam a formação do povo brasileiro.

  30. 4. (CESPE - DIRETOR E VICE – SEDF – 2007) - Acerca dos níveis e das modalidades de ensino previstos na LDB, assinale a opção correta. A educação física, componente curricular obrigatório da Educação Básica, é facultativa apenas para alunos que estejam prestando o serviço militar inicial. Gabarito: 5. (CESPE - TÉCNICO SOCIAL – PEDAGOGO SEAD - PB – 2009) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos. Gabarito:

  31. ENSINO FUNDAMENTAL Duração – 9 anos Início– Aos 6 anos de idade Ciclos – facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos. Progressão continuada– Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

  32. ENSINO FUNDAMENTAL Língua – O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. Presencial ou a distância? O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

  33. ENSINO FUNDAMENTAL Direitos das crianças e adolescentes O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a lei nº8.069/1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado

  34. ENSINO FUNDAMENTAL Ensino Religioso O ensino religioso, de matrícula _____________, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas __________ de ____________________, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

  35. ENSINO FUNDAMENTAL Jornada A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos ________ horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. Tempo integral O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

  36. ENSINO FUNDAMENTAL Estudo sobre os símbolos nacionais O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.

  37. QUESTÕES DE CONCURSOS 1. (CESPE - TÉCNICO SOCIAL – PEDAGOGO SEAD - PB – 2009) - O dever dos pais de matricular filhos menores no ensino fundamental dá-se a partir dos sete anos de idade. 2. No que se refere ao ensino fundamental, e de acordo com a LDB, assinale a opção correta. a) Haverá, obrigatoriamente, no ensino fundamental conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes tendo como diretriz o ECA. b) O ensino religioso, considerado parte integrante da educação básica do cidadão, constitui disciplina de matrícula obrigatória nos horários normais das escolas públicas. c) O ensino a distância pode ser utilizado como substituto do ensino presencial nos sistemas de ensino municipais que demonstrarem ter professores preparados para utilização de tecnologias de informação e comunicação. d) A jornada escolar deverá incluir pelo menos cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.

  38. 3. De acordo com a LDB, o ensino religioso é matéria obrigatória para todas as escolas do Brasil. Gabarito: 4. A LDB obriga que o ensino fundamental de todos os sistemas de ensino — que antes era seriado — passe a ser ministrado em ciclos. Gabarito: 5.Língua portuguesa e matemática são matérias obrigatórias dos currículos do ensino fundamental e médio. Gabarito:

More Related