1 / 16

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TEMA:GESTÃO DO CONHECIMENTO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TEMA:GESTÃO DO CONHECIMENTO. Definição sintética: processo metodológico que permite ao conhecimento na organização: - ser captado (isto é, colhido). - ser retido e acumulado (organizado / mantido / centralizado.

Download Presentation

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TEMA:GESTÃO DO CONHECIMENTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULOTEMA:GESTÃO DO CONHECIMENTO Definição sintética: processo metodológico que permite ao conhecimento na organização: - ser captado (isto é, colhido) - ser retido e acumulado (organizado / mantido / centralizado - ser acessível ( poder ser alcançado por todos os níveis, a qualquer momento, pela pessoa certa, na hora certa) - ser compartilhado (permitir a participação na modificação do conhecimento, na absorção de novas formas e no desenvolvimento conseguido pela comunidade, interna e externa) - e que esteja intimamente relacionado ao negócio da organização

  2. PORQUE ISTO AGORA? - A Revolução Industrial - O fenômeno da participação - O aumento do grau de exigência da escolaridade - A “democracia” do conhecimento (ao alcance de todos) - O conhecimento está em todas as partes da Empresa - A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

  3. CONHECIMENTO? - FORMAÇÃO (escolaridade / leitura / pesquisas / etc. • EXPERIÊNCIA (conhecimento aplicado ao trabalho / • tempo de experiência / várias gestões / comissões / • implantações realizadas / histórico de projetos / erros • e soluções enfrentadas e conquistadas - por si próprio • ou pelos outros / melhorias / sugestões / etc. - RELAÇÕES E CONTATOS (relações profissionais externas e internas / círculo de amizade e de participação / troca de idéias / validação de pontos de vista / etc.

  4. A DEFINIÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO - CONHECIMENTO TÁCITO (exclusivo do funcionário, decorrente de suas habilidades, informações, experiências pessoais. Dimensão técnica e cognitiva. - CONHECIMENTO EXPLÍCITO (vinculado à empresa e reunido em seus procedimentos, processos, tecnologias, constituindo-se da somatória do conhecimento tácito. - CONHECIMENTO CULTURAL (refere-se ao posicionamento da comunidade empresarial na atribuição de valor e significado ao conhecimento e novas informações.

  5. COMO OCORRE A GESTÃODESSES CONHECIMENTOS? Somente na relação entre esses três tipos de conhecimento é que ocorre a Gestão do Conhecimento - O conhecimento tácito deve converter-se em conhecimento explícito - Este conhecimento explícito deve manifestar-se praticamente, para sua validação e compartilhamento - Esta interferência o transforma em conhecimento novo, que.... - deve ser disponibilizado para iniciar um novo fluxo, gerando uma espiral ascendente de desenvolvimento: PESSOAL > EMPRESARIAL > SOCIAL

  6. DIAGRAMA DO PROCESSO conhecimento tácito conhecimento explícito experimentação e validação novas informações compartilhadas A utilização do conhecimento, na prática, modifica o conhecimento transformando-o em um novo e mais desenvolvido patamar de conhecimento, modificando, consequentemente, quem o detém: O SER HUMANO!

  7. GESTÃO - Como captar, reter, organizar, tornar acessível e compartilhar a massa de informações e conhecimento? TECNOLOGIA - “software” - redes / intranet / sites / portais / etc. É POSSIVEL SEM ESSA SOFISTICAÇÃO? SIM!

  8. ANÁLISE DA TECNOLOGIA A tecnologia é ferramenta, sem dúvida poderosíssima, mas, não é suficiente e não faz bem todas as coisas! Ela não substitui o contato pessoal e todas as possibilidades desse fato na dinâmica do desenvolvimento e da partilha do conhecimento. O contato pessoal é indispensável!!! Além disso a organização dos dados e a lógica do sistema são preponderantes para possibilitar os resultados e para a adequação das DIFICULDADES NATURAIS DO PROCESSO

  9. DIFICULDADES NATURAIS - Inexistência da conscientização do papel estratégico do conhecimento: - Alta direção - Conflitos de poder: - Natural e esperado. Conhecimento é poder. O valor do poder pelo conhecimento só existe no crescimento do conhecimento! E o crescimento só é obtido pelo compartilhamento! - Falta de incentivos para a ação: - As pessoas precisam sentir que este é um valor reconhecido na organização. Não em grana!! O objeto deve ser o reconhecimento e o desenvolvimento.

  10. DIFICULDADES NATURAIS -cont. - Política de restrições às informações - internas e externas. - Questão cultural. - - Aspectos confidenciais do negócio podem continuar restritos mas não devem se constituir em “tabus”. - Credibilidade!!! - Resistências à mudanças. (processos / procedimentos /etc.) - Cultura / normas técnicas / segurança / etc. • NEM TUDO QUE É ENFRENTADO PODE SER • MODIFICADO. MAS NADA PODE SER • MODIFICADO SE NÃO FOR ENFRENTADO! - Falta de objetividade: - Focar > áreas críticas do conhecimento

  11. DIFICULDADES NATURAIS - cont. - Dificuldade na atualização das informações: - Necessidade de atualizar/emendar e enviar “feed back” - Sem atualização > sem interesse > sem confiança - CONTEÚDO - “pedra de toque” - Controle das informações: - Figura do “Gestor de Conteúdo” - Portal Humano - Controle para quem entende do conteúdo (agilidade na manutenção do banco de conhecimento) - “Nem tão apertado que sufoque, nem tão solto de modo que fuja!”

  12. POSSIBILIDADES PRÁTICAS - A tecnologia básica é acessível a todos: editor de textos / planilhas eletrônicas / bancos de dados pequenos / etc. - Reuniões de almoço, sistemáticas(“lunch and learn”). - Ações de “benchmarking” internos possibilitando a troca de informações e o desenvolvimento. - “Focus group” - metodologia de pesquisa de lançamentos, adaptado às iniciativas internas. - REGISTRO SISTEMÁTICO DE RESULTADOS / DIFICULDADES E SOLUÇÕES - PORTAIS HUMANOS

  13. “STATUS” ATUAL DA GESTÃO DO CONHECIMENTO - Várias iniciativas no Brasil, notadamente nas empresas multinacionais. - Todas as consultoria internacionais mantém um Banco de Conhecimento acessível a todos os funcionários, com dados internacionais de projetos; soluções; propostas; metodologias; dificuldades; soluções; etc. - A figura do CKO (Chief Knowledge Officer) já é realidade em algumas empresas. - Várias empresas de “software” já desenvolveram e continuam aperfeiçoando produtos específicos para a Gestão do Conhecimento (filão muito promissor).

  14. “STATUS” ATUAL DA GESTÃO DO CONHECIMENTO - cont. - Mapotecas / arquivo de projetos / registro e documentação de processos / histórico de implantações e outros são matéria-prima básicas para a Gestão do Conhecimento. - No exterior a movimentação é intensa! - Grande impulso na área tecnológica: Portais (centros de referência) ex.: www.it-globalforum.org www.kmol.com.br (Knowledge Management) e muitos outros.

  15. DESAFIOS Mas o aspecto mais importante da Gestão do Conhecimento é a de que ela não pode ser vista como uma iniciativa paralela aos negócios. O conhecimento deve ser trabalhado integrada- mente com os processos de negócios. Sua utilização deve dirigir-se para as estratégias do negócio para criar e sustentar VANTAGEM COMPETITIVA. Aproveitando as iniciativas diversas na área de EDUCAÇÃO CORPORATIVA, como as Universidades Corporativas, a Gestão do Conhecimento está a serviço da OTIMIZAÇÃO do conhecimento e do desenvolvimento HUMANO E SOCIAL.

  16. TEMOS INTELIGÊNCIA ? AGIR, EIS A INTELIGÊNCIA VERDADEIRA! SEREI O QUE QUISER, MAS, TENHO QUE QUERER O QUE FOR! O ÊXITO ESTÁ EM TER ÊXITO. CONDIÇÕES DE PALÁCIO QUALQUER TERRA LARGA TEM, MAS.... ONDE ESTARÁ O PALÁCIO SE NÃO O FIZEREM ALI? FERNANDO PESSOA

More Related