630 likes | 851 Views
INTRODUÇÃO. Mordomia Cristã, por algum tempo, deu muita ênfase apenas no dinheiro e no comportamento. Isto representou um grande prejuízo para a geração presente, com isto, não vai uma crítica aos líderes do passado, era o melhor que intentavam fazer, era a visão da época.
E N D
Mordomia Cristã, por algum tempo, deu muita ênfase apenas no dinheiro e no comportamento. Isto representou um grande prejuízo para a geração presente, com isto, não vai uma crítica aos líderes do passado, era o melhor que intentavam fazer, era a visão da época.
Trabalhar a formação dos princípios e dos valores da mordomia cristã e da vida em geral.
O pássaro é feliz porque canta ou canta porque é feliz? O criminoso é mau porque transgride a lei ou transgride a lei porque é mau?
Assim como o pássaro canta porque é feliz, o criminoso pratica a maldade porque no coração dele estão armazenados princípios que orientam seus valores.
PRINCÍPIOS São os princípios que guiam nossa vida. Todos nós temos princípios e são eles que nos tornam o que somos. É impossível viver sem princípios.
VALORES A segunda parte tem a ver com os valores. Não os podemos ver, mas sabemos que os temos. Valores têm a ver com o que é importante na vida, as prioridades, o que vem primeiro.
MORDOMIA CRISTÃ É mais que uma doutrina bíblica, é tudo de mim em resposta ao tudo de Deus.
A visão antiga (estreita): Focalizava apenas os dízimos e ofertas. Mordomia não começa com ofertas. Quando olhamos para teologia da mordomia cristã vemos que é tudo a respeito de Deus. Tudo que fazemos é uma resposta a Deus.
A visão antiga (estreita): É mais comportamental. Tem a ver com o que pensamos, com os nossos valores.
A nova visão: É mais ampla está focalizada nos valores.
1. O que faço é afetado por meus valores e vice-versa. Estamos falando sobre coração. Mordomia Cristã é uma questão de coração.
2. Praticar Mordomia Cristã como programa terá efeito por um tempo, porque um programa tem começo e fim. O que temos que fazer é praticar mordomia como estilo de vida.
3. Se alguém prega Mordomia Cristã ou não, praticaremos a doutrina não como um programa que tem começo e fim, mas como é para ser na verdade: um estilo de vida.
4. O programa é necessário para dar uma estrutura, mas chega um momento onde a estrutura se torna desnecessária porque você desenvolveu bons hábitos.
“Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus, e TODO o seu coração, de TODA a sua alma e de TODO o seu entendimento’. Esse é o primeiro e maior mandamento.” Mateus 22:37, 38 (NVI)
Mordomia Cristã é: Amor a Deus com tudo de mim, não apenas com o dinheiro, amar total e completamente.
Jesus usa a palavra TUDO e TODO de maneira intencional? Porque Mordomia Cristã é TUDO de mim em resposta ao TUDO de Deus, isso é bíblico.
Outras palavras importantes são: coração, alma, e mente ou entendimento. Ele falava sobre a totalidade da pessoa humana, dessa forma estava dizendo que Deus quer que o amemos com toda a vida.
Mordomia cristã é TUDO de mim em resposta a TUDO de Deus. Esta definição brota do texto que diz que temos que amar a Deus de todo o coração.
A cultura existe em dois níveis. Imagine que existe uma linha pontilhada. Do lado de cima desta linha está o nível superficial, que é visível, é a maneira que as pessoas se comportam. Do lado de baixo da linha pontilhada é o nível profundo, que é invisível.
O comportamento: Acontece no nível de cima ou superficial, enquanto os valores estão na parte profunda. O comportamento é uma expressão dos seus valores.
Se Jesus é Senhor de TUDO, deve ser Senhor de minha religião, liderança, família, de como uso meu carro, meu dinheiro, como falo e me comunico. Se Jesus é o Senhor do Universo, sua liderança deve...
... ser sobre TODA a minha vida, não apenas a minha adoração ou dízimos e ofertas. Deve ser o Senhor de toda a minha vida. Porque mordomia cristã é TUDO de mim em resposta ao TODO de Deus. Este é o entendimento amplo da mordomia cristã.
Nossa vida é integrada e inter-relacionada, logo, nossa adoração deve ter um impacto na maneira de tratar nossa esposa e filhos. Seu comportamento está no nível superficial e é informado pelos valores do nível profundo.
Adoração impacta os outros subsistemas. Mordomia Cristã não pode e não deve ser limitada apenas em nossa adoração.
A maioria dos Adventistas sabe que devem devolver os dízimos, mas ao redor do mundo apenas 40% devolve dízimos e todos sabem que devem fazer, mas saber não muda comportamento.
As mudanças para serem duradouras devem ser profundas e afetar o sistema de valores. Podemos experimentar mudanças superficiais, mas não tem duração.
Primeiro Nível: Profundo – valores e princípios Os valores e princípios trarão vida ao seu comportamento. O que faz do lado de fora é um espelho do que você é por dentro nos princípios e valores.
Segundo Nível: Superficial- Comportamental O comportamento é uma expressão dos nossos valores. O que fazemos no nível superficial é uma indicação do que é importante para nós no nosso interior em nosso coração.
Jesus entendeu esses dois níveis, quando falou: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados, bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície...
...Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.” Mateus 23:27 – 29 (NVI)
Jesus estava condenando os fariseus porque havia inconsistência entre o que faziam no nível superficial e o que eles tinham no coração. Nas palavras de Jesus é exterior, fora – nível superficial.
Jesus diz – o vosso exterior não é igual ao interior. Dentro para Jesus é o meu nível profundo. Quando a superfície e a profundidade são diferentes, chamamos de disfuncional e a palavra bíblica chama-se hipocrisia. Quando o comportamento não é o mesmo que o valor.
“Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” Romanos 7:18 e 19 (NVI)
A idéia do nível superficial e do profundo é bíblica. Alimentamos nossos valores e a conseqüência disso é o viver uma vida consistente com a vontade de Deus. O profundo relacionamento com Deus resulta em adoração e comportamento fiel na devolução de dízimos e ofertas.
Numa vida sem Jesus quem está vivendo no centro do coração? Se eu sou o senhor, o que podemos esperar no meu comportamento? A CRUZ É A RESPOSTA
“Eu fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2:20
Com Jesus, o eu está morto, na cruz e Jesus vive dentro de mim. Quando Jesus é seu valor, você morre para si mesmo e uma nova vida de serviço vai nascer. Porque Jesus no nível profundo vai mudar de indulgência para simplicidade.