1 / 14

Física e Química A

Física e Química A. Fases da Lua. Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5; Filipa Cordeiro nº8; Mª Joana Frazão nº16. Lua. Massa: 7,349 x 10 22  Kg (80 vezes menor do que a Terra) Raio : 1700 km Diâmetro: 3474,8 Km (4 vezes menor do que o diâmetro Terrestre)

faxon
Download Presentation

Física e Química A

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Física e Química A Fases da Lua • Angélica Teles nº3; • Cátia Cabral nº 5; • Filipa Cordeiro nº8; • Mª Joana Frazão nº16.

  2. Lua • Massa: 7,349 x 1022 Kg (80 vezes menor do que a Terra) • Raio : 1700 km • Diâmetro: 3474,8 Km (4 vezes menor do que o diâmetro Terrestre) • Densidade média: 3,34 g/cm³ • Área da superfície: 3,793 x 107 Km2 • Temperatura média:  -53,1 ºC • Período de Rotação: 27 dias e 7 horas • Período de Translação: 27 dias e 7 horas • Trajectória da Lua: Elíptica

  3. A lua é o corpo celeste mais próximo do nosso planeta. Nós dizemos que a Lua é no nosso satélite natural porque executa um movimento de translação em torno da Terra. A trajectória da Lua é elíptica e esta está a 384000 Km de distância do nosso Planeta. Para além do movimento de translação, a Terra também executa um movimento de rotação em torno de si mesma.

  4. Como é que a lua executa o movimento em torno da Terra? É graças à interacção gravítica entre a Terra e a Lua que se torna possível o movimento de translação em torno da Terra. A Terra exerce sobre a Lua uma força gravítica com a direcção que une os seus centros e que aponta para o centro da terra.

  5. Porque vemos sempre a mesma face da Lua? Nós vemos sempre a mesma face da Lua porque o movimento de rotação tem a mesma duração do seu movimento de translação (27 dias e 7 horas).

  6. Características da Lua A Lua é constituída por materiais vulcânicos, parecidos aos da Terra. Este facto levou os cientistas a suporem que a Terra chocou com um corpo de grandes dimensões, o que levou à formação da Lua. A superfície lunar contém crateras pois muitos corpos embatem contra ela pois não há atmosfera que impeça o embate e o desaparecimento destas pois como não há chuva nem vento elas não são erodidas. A temperatura na Lua varia entre – 180 0C e 130oC

  7. Porque não há atmosfera na Lua? Não há atmosfera na Lua pois a atracção gravitacional exercida na Lua ( 6 vezes menor do que a da Terra) não é suficientemente forte para conseguir segurar os componentes gasosos, escapando-se estes para o espaço.

  8. Fases da Lua Como a Lua não tem luz própria ,ela é iluminada pelo Sol. Se observarmos o céu, veremos que ao longo do tempo a Lua parece ter diferentes formas, a que se chamam Fases da Lua. A lua altera a sua fase, aproximadamente, de 7 em 7 dias. Como existem 4 fases, elas só se repetem de 28 em 28 dias. Quando se repetem, completa-se um mês lunar.

  9. Porque existem várias fases da Lua? Como a Lua ocupa diferentes posições entre a Terra e o Sol, dependendo da posição, a Lua pode ser vista da Terra totalmente iluminada, parcialmente iluminada ou sem luz nenhuma.

  10. 1 LUA CHEIA Passados 15 dias da Lua Nova, dizemos que a Lua está em oposição ao Sol. É Lua Cheia. Os raios solares incidem verticalmente sobre o nosso único satélite natural, iluminando 100% do hemisfério voltado para a Terra. O ângulo Sol-Terra-Lua agora é de 180 graus. Curiosamente, essa é a pior ocasião para observar a Lua ao telescópio, pois a luz do Sol que incide sobre o satélite quase que não produz sombra, o que dificulta o reconhecimento de crateras e outros acidentes do terreno. A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e pondo-se às seis da manhã. Apenas numa noite de Lua Cheia é pode ocorrer um eclipse lunar.

  11. 2 QUARTOMINGUANTE Nesta fase, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para Este. A Lua nasce à meia-noite e põe-se ao meio-dia. O quarto-minguante é também conhecido como quarto-decrescente e, visto do hemisfério Sul, a Lua realmente lembra uma letra “D” (de decrescente).

  12. 3 LUANOVA É quando o hemisfério lunar voltado para a Terra não reflecte nenhuma luz do Sol. Dizemos também que a Lua está em sintonia com o Sol. A Lua Nova só é visível durante os eclipses do Sol, que só acontecem quando é Lua Nova. Nessa fase, o ângulo entre Sol, Terra e Lua é praticamente zero. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e põe-se às seis da tarde.

  13. 4 QUARTOCRESCENTE Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua deslocou-se 90° em relação ao Sol e no primeiro quarto. É o quarto-crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e põe-se à meia-noite. O seu aspecto é o de um semicírculo voltado para Oeste. Vista do hemisfério Sul, a aparência do quarto-crescente lembra a letra “C”, de crescente. Mas no hemisfério Norte, ao contrário, a Lua crescente se parece um “D”.

  14. Bibliografia • http://www.zenite.nu/ • REBELO, Adelaide; REBELO,Filipe; Terra no Espaço, Lisboa Editora. • RAMALHO, Marta; DANTAS, Maria Conceição; Terra Mãe 7, Texto Editora

More Related