840 likes | 989 Views
Biologia é Fóda !!! . Professor Nilton Cezar de Azevedo. Quem vai entrar na universidade em 2013?. Biologia X Portufronha. Tomando um todinho e refletindo!!! uuuuiiiiiii. Com as amigas numa festa!!!. Melhor festa de Nova Esperança. Professor Welligton em o mergulinho olímpico.
E N D
Biologia é Fóda!!! Professor Nilton Cezar de Azevedo
Ciências da natureza e suas tecnologias • Química, física, biologia, tudo isso em uma só prova?
A biologia está presente dentro e fora de nós a todos os momentos, você consegue visualizar isso? A física quando você anda de ônibus, quando carrega seus livros; A química está presente quando você cozinha, quando você lava a louça; É preciso que você consiga relacionar os conhecimentos de forma a resolver problemas da vida cotidiana. Serão perguntadas coisas que se relacionam ao seu dia a dia e é pensando no seu dia a dia que você deverá estudar para a prova. .
Fisiologia / Corpo Humano Asquestões de Fisiologia e Corpo Humano abordadas no Enem são mais voltadas para o cuidado com o corpo e o autocuidado. Saúde pública e todos os assuntos relacionados com as condições de equilibro do corpo são, em geral, as que mais aparecem. Fisiologia. Nos últimos três anos o Enem abordou temas bastante específicos, como o sistema digestivo e a alimentação saudável;
SistemaDigestório Anatomia do Sistema Digestório O sistema digestório humano é dividido em duas partes: Tubo digestório. Órgãos anexos
TUBO DIGESTÓRIO • Boca ou cavidade bucal • Faringe • Esôfago • Estômago - duodeno • Intestino delgado - jejuno-íleo - ceco • Intestino grosso - cólon - reto • Ânus
ÓRGÃOS ANEXOS • Glândulas salivares: parótidas, sublinguais e submandibulares. • Dentes • Língua • Fígado – vesícula biliar • Pâncreas
Pâncreas O pâncreas é uma glândula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento; O pâncreas comporta dois órgãos estreitamente imbricados: pâncreas exócrino e o endócrino. O pâncreas exócrino produz enzimas digestivas; O pâncreas endócrino secreta os hormônios insulina e glucagon.
HINO DO CORINTHIANS Salve a insulina Que o pâncreas fabrica aos montões Se não fabrica Diabetes vem, complicações E a adrenalina É feita na suprarenal Tiroxina, Tireóide, bócio. iodo e sal
Fígado É o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É constituido de células hepáticas ou hepatócitos, rodeadas por canais diminutos (canalículos), pelos quais passa a bile, secretada pelos hepatócitos. As células hepáticas ajudam o sangue a assimilar as substâncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esteróides, estrógenos e outros hormônios. O fígado é um órgão muito versátil. Armazena glicogênio, ferro, cobre e vitaminas. Produz carboidratos a partir de lipídios ou de proteínas, e lipídios a partir de carboidratos ou de proteínas. Sintetiza também o colesterol e purifica muitos fármacos e muitas outras substâncias. O termo hepatite é usado para definir qualquer inflamação no fígado, como a cirrose.
Funções do fígado: Secretar a bile; Remover moléculas de glicose no sangue; Formação do glicogênio; Armazenar ferro e certas vitaminas em suas células; Sintetizar diversas proteínas presentes no sangue, de fatores imunológicos e de coagulação e de substâncias transportadoras de oxigênio e gorduras; Degradar álcool e outras substâncias tóxicas, auxiliando na desintoxicação do organismo; Destruir hemácias (glóbulos vermelhos) velhas ou anormais;
Construtores - PROTEÍNAS Características • Polímeros de aminoácidos • Constituem mais da metade do peso seco de uma célula Funções • Catalisam reações químicas • Controlam a permeabilidade das membranas • Regulam a concentração de metabólitos • Reconhecem e ligam (não covalentemente) outras biomoléculas • Proporcionam movimento • Controlam a função gênica
Energéticos - Carboidratos Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos. Monossacarídeos: glicose, frutose e a galactose. Dissacarídeos: Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose). Polissacarídeos: celulose, amido e glicogênio
Os lipídios são compostos orgânicos formados por : C, H, e O; Os mais comuns se constroem com a associação de ácidos graxos + álcool; São insolúveis na água e solúveis em solventes orgânicos: éter, álcool e acetona. Ácidos graxos: Insaturados: com dupla ligação na cadeia; Saturados: Possuem apenas ligações simples na cadeia.
Funções Fornecem energia; Proteção dos órgãos contra choques mecânicos; Isolamento contra o frio; Componentes da membrana celular; São utilizados para síntese de hormônios; Servem para transportar e e armazenar vitaminas; Sensação de saciedade (Controle da fome); Nutrientes essenciais (ácidos graxos essenciais); Curiosidade: As aves migratórias realizam vôos com duração de até 3 dias de duração. Para isso utilizam os lipídios como fonte de energia. Ao término da jornada apresentam redução de 25 a 40% do peso corporal.
Ácidos graxos saturados: Não possuem duplas ligações; São geralmente sólidos à temperatura ambiente; Gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados. Ácidos graxos insaturados: Possuem uma ou mais duplas ligações è são mono ou poliinsaturados São geralmente líquidos à temperatura ambiente; A dupla ligação, quando ocorre em um AG natural, é sempre do tipo "cis". Os óleos de origem vegetal são ricos em AG insaturados. Quando existem mais de uma dupla ligação, estas são sempre separadas por pelo menos 3 carbonos, nunca são adjacentes nem conjugadas.
Reguladores - SAIS MINERAIS Características • Manutenção da pressão osmótica • Manutenção do equilíbrio ácido-básico • Co-fatores enzimáticos Mg • Formação de ATP Pi • Função reguladora e formação de ossos Ca • Oligoelementos: Fe, I e outros Cl- Na+ e K+ Patologia • Anemia • Insuficiência Renal Crônica • Doença óssea ou Osteoporose
BALANCÊ DAS VITAMINAS (Balancê) Sem a vitamina C Escorbuto pega você E o raquitismo acontece porque Falta a vitamina D Se há cegueira noturna Falta a vitamina A Se há uma hemorragia Falta a vitamina K Sem a vitamina E Rato não vai ter nenê (nem você!) E o béri-béri acontece porque Falta a vitamina B (B1!)
Sistema Nervoso • Introdução • O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições. • 2) Organização do sistema nervoso humano
SISTEMA CIRCULATÓRIO O sangue circula por todo o corpo em tubos chamados vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares ). É o órgão principal do sistema circulatório que funciona como uma bomba, impulsiona e empurra o sangue mantendo-o sempre em movimento.
SISTEMA CIRCULATORIO No adulto o coração “bate” cerca de 70 vezes por minuto. São as passagens sucessivas do sangue para as artérias que nos dão a sensação de que o coração está a “bater”. O sistema circulatório é formado pelo coração(que é o órgão principal) e pelos vasos sanguíneos.
A CIRCULAÇÃO Ao trajecto ou seja à viagem do sangue por todas as partes do corpo dá-se o nome de CIRCULAÇÃO O sangue carregado de oxigénio sai do coração por uma artéria artéria aorta e percorre todas as partes do corpo, deixando o oxigénio e recebendo dióxido de carbono.
A CIRCULAÇÃO Depois desta troca gasosa, o sangue regressa ao coração pelas carregado de dióxido de carbono. Este sangue que entrou impuro no coração, tem de ir aos pulmões purificar-se. veias cavas
CIRCULAÇÃO Assim sai do coração pela artéria pulmonar e chega aos pulmões. Aqui liberta o dióxido de carbono, que será expulso do organismo, e recebe oxigénio.
CIRCULAÇÃO DA XUXA (Ilariê) Ta na hora, ta na hora Desse sangue circular Do ventrículo direito Para a artéria pulmonar Do pulmão vai pra uma veia Que também é pulmonar Átrio e ventrículo esquerdo Pra aorta bombear Ila-ila-ila-riá- ar, ar, ar (3x) É o sangue arterial indo pra veia pulmonar Através da veia cava Sangue pode retornar Pro ventrículo direito Pra tudo então recomeçar Ila-ila-ila-riá- ar, ar, ar (3x) É o sangue venoso indo pra artéria pulmonar
Ecologia Já em ecologia, a provapode cobrar principalmente a questão das estruturas dos ecossistemas e como os organismos que constituem esses ecossistemas lidam com os nutrientes. Vocês deve compreender o fluxo de energia e a ciclagem dos materiais pelos ecossistemas, como o ciclo do carbono e o ciclo de nitrogênio. Outro ponto que pode aparecer, é a eutrofização. Essa parte aparece, em geral, junto com os biomas.
Ecossistemas Ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Podemos citar como exemplo de meio ambiente: lago, floresta, savana, tundra, etc.
Os componentes estruturais de um ecossistema Componentes Abióticos Podem ser: Físicos: Radiação Solar, Luz, Temperatura, umidade e ventos; Químicos: Nutrientes; Geológicos: Solo.
Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores.
Habitat O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.
Nicho Ecológico O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.