330 likes | 470 Views
Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II. Aula sobre a folha de exercícios para a PI. 1937 – 2012. Tecle [ENTER] para trocar a página.
E N D
Colégio Pedro IICampus Engenho Novo II Aula sobre a folha de exercícios para a PI 1937 – 2012 Tecle [ENTER] para trocar a página.
1- Observe a ilustração abaixo, que representa os quadrados (ABCD) e (EFGH) situados no 1º diedro do sistema Mondriano. Sabendo que os referidos polígonos estão contidos, respectivamente, nos planos (b) e (a); e que ambos são projetantes no plano horizontal de projeção (p), complete a épura dos quadrados. A seguir, determine os traços dos planos (b) e (a):* Os lados (CD) e (FG) pertencem ao plano (p). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Vamos traçar um quadrado (e portanto um plano) de cada vez.B. Como o plano (b) é projetante em (p), o quadrado (ABCD) se projeta como uma reta sobre o traço (bp). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Traçamos a linha de chamada dos pontos (A) e (B). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. O segmento AB é o lado do quadrado em VG, visto que o enunciado diz que o lado (CD) pertence ao plano horizontal de projeção. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Com o auxílio do compasso, transportamos esta medida para as linhas de chamada, a partir da linha de terra. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Nomeamos as projeções verticais dos quatro vértices. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Não podemos esquecer das projeções horizontais dos pontos (C) e (D), coincidentes às dos pontos (A) e (B). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Agora basta fechar a projeção vertical do quadrado. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Vamos repetir os passos para o quadrado (EFGH).B. Como o plano (a) é projetante em (p), o quadrado (EFGH) se projeta como uma reta sobre o traço (ap). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Neste caso, como o traço (ap) intercepta a linha de terra, teremos de determinar, também, o traço (ap‘). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Traçamos a linha de chamada dos pontos (E), (G) e (H). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. O segmento EH é o lado do quadrado em VG, visto que o enunciado diz que o lado (FG) pertence ao plano horizontal de projeção. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Com o auxílio do compasso, transportamos esta medida para as linhas de chamada, a partir da linha de terra. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Nomeamos as projeções dos quatro vértices. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Agora basta fechar a projeção vertical do quadrado. SEJA FELIZ! Tecle [ENTER] para trocar a página.
2- Escreva os nomes dos planos apresentados na questão 1:Plano (a): _____________________________________.Plano (b): _____________________________________. Tecle [ENTER] para trocar a página.
2- Escreva os nomes dos planos apresentados na questão 1:Plano (a): _____________________________________.Plano (b): _____________________________________. Tecle [ENTER] para trocar a página. Plano Vertical Plano Frontal
3- Escreva os tipos de reta admitidos por um plano de topo: Tecle [ENTER] para trocar a página.
3- Escreva os tipos de reta admitidos por um plano de topo: (b) Tecle [ENTER] para trocar a página. (a) (c) Reta Genérica, Reta Frontal e Reta de Topo
4- Observe as posições do plano (a) em cada uma das épuras abaixo e, a seguir, escreva o nome de cada tipo de plano: Tecle [ENTER] para trocar a página.
4- Observe as posições do plano (a) em cada uma das épuras abaixo e, a seguir, escreva o nome de cada tipo de plano: Tecle [ENTER] para trocar a página.
5- Determine as projeções do triângulo isósceles ABC, contido no plano (a) representado na épura abaixo:(AB) é vertical de 25 mm (lado não congruente).(A) [??; 20; 30]Bz mínimoAltura relativa ao lado AB = 40 mm Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Traçamos uma linha de chamada qualquer. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Nela, marcamos as medidas de cota e afastamento do ponto (A), segundo o enunciado. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Transportamos estes valores em direção aos traços do plano. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Lembre-se: este é um plano vertical, projetante em (p). Ou seja, qualquer elemento que pertença a ele tem sua projeção horizontal sobre (ap). Deste modo, podemos determinar a projeção horizontal de (A). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Por linha de chamada, determinamos a projeção vertical de (A). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Como (AB) é vertical, se projeta em VG (25 mm) em (p’) e como um ponto em (p)... Neste caso, um ponto sobre (ap). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Como o lado desigual (AB) é vertical, a altura relativa a ele será uma reta horizontal, uma vez que trata-se de um triângulo isósceles.B. Traçamos uma mediatriz para tanto. Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Como qualquer reta horizontal, esta altura se projeta em VG (40 mm) em (p)... Neste caso, um ponto sobre (ap). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Por linha de chamada, determinamos a projeção vertical de (C). Tecle [ENTER] para trocar a página.
A. Agora basta traçar o contorno da projeção vertical do triângulo.B. Por ser projetante em (p), o triângulo se projeta como uma reta em (p)... Neste caso, um ponto sobre (ap). SEJA FELIZ! Só em DESENHO você é feliz!