1 / 33

Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II

Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II. Aula sobre a folha de exercícios para a PI. 1937 – 2012. Tecle [ENTER] para trocar a página.

fell
Download Presentation

Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Colégio Pedro IICampus Engenho Novo II Aula sobre a folha de exercícios para a PI 1937 – 2012 Tecle [ENTER] para trocar a página.

  2. 1- Observe a ilustração abaixo, que representa os quadrados (ABCD) e (EFGH) situados no 1º diedro do sistema Mondriano. Sabendo que os referidos polígonos estão contidos, respectivamente, nos planos (b) e (a); e que ambos são projetantes no plano horizontal de projeção (p), complete a épura dos quadrados. A seguir, determine os traços dos planos (b) e (a):* Os lados (CD) e (FG) pertencem ao plano (p). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  3. A. Vamos traçar um quadrado (e portanto um plano) de cada vez.B. Como o plano (b) é projetante em (p), o quadrado (ABCD) se projeta como uma reta sobre o traço (bp). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  4. A. Traçamos a linha de chamada dos pontos (A) e (B). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  5. A. O segmento AB é o lado do quadrado em VG, visto que o enunciado diz que o lado (CD) pertence ao plano horizontal de projeção. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  6. A. Com o auxílio do compasso, transportamos esta medida para as linhas de chamada, a partir da linha de terra. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  7. A. Nomeamos as projeções verticais dos quatro vértices. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  8. A. Não podemos esquecer das projeções horizontais dos pontos (C) e (D), coincidentes às dos pontos (A) e (B). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  9. A. Agora basta fechar a projeção vertical do quadrado. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  10. A. Vamos repetir os passos para o quadrado (EFGH).B. Como o plano (a) é projetante em (p), o quadrado (EFGH) se projeta como uma reta sobre o traço (ap). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  11. A. Neste caso, como o traço (ap) intercepta a linha de terra, teremos de determinar, também, o traço (ap‘). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  12. A. Traçamos a linha de chamada dos pontos (E), (G) e (H). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  13. A. O segmento EH é o lado do quadrado em VG, visto que o enunciado diz que o lado (FG) pertence ao plano horizontal de projeção. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  14. A. Com o auxílio do compasso, transportamos esta medida para as linhas de chamada, a partir da linha de terra. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  15. A. Nomeamos as projeções dos quatro vértices. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  16. A. Agora basta fechar a projeção vertical do quadrado. SEJA FELIZ! Tecle [ENTER] para trocar a página.

  17. 2- Escreva os nomes dos planos apresentados na questão 1:Plano (a): ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________.Plano (b): ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  18. 2- Escreva os nomes dos planos apresentados na questão 1:Plano (a): ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________.Plano (b): ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________. Tecle [ENTER] para trocar a página. Plano Vertical Plano Frontal

  19. 3- Escreva os tipos de reta admitidos por um plano de topo: Tecle [ENTER] para trocar a página.

  20. 3- Escreva os tipos de reta admitidos por um plano de topo: (b) Tecle [ENTER] para trocar a página. (a) (c) Reta Genérica, Reta Frontal e Reta de Topo

  21. 4- Observe as posições do plano (a) em cada uma das épuras abaixo e, a seguir, escreva o nome de cada tipo de plano: Tecle [ENTER] para trocar a página.

  22. 4- Observe as posições do plano (a) em cada uma das épuras abaixo e, a seguir, escreva o nome de cada tipo de plano: Tecle [ENTER] para trocar a página.

  23. 5- Determine as projeções do triângulo isósceles ABC, contido no plano (a) representado na épura abaixo:(AB) é vertical de 25 mm (lado não congruente).(A) [??; 20; 30]Bz mínimoAltura relativa ao lado AB = 40 mm Tecle [ENTER] para trocar a página.

  24. A. Traçamos uma linha de chamada qualquer. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  25. A. Nela, marcamos as medidas de cota e afastamento do ponto (A), segundo o enunciado. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  26. A. Transportamos estes valores em direção aos traços do plano. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  27. A. Lembre-se: este é um plano vertical, projetante em (p). Ou seja, qualquer elemento que pertença a ele tem sua projeção horizontal sobre (ap). Deste modo, podemos determinar a projeção horizontal de (A). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  28. A. Por linha de chamada, determinamos a projeção vertical de (A). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  29. A. Como (AB) é vertical, se projeta em VG (25 mm) em (p’) e como um ponto em (p)... Neste caso, um ponto sobre (ap). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  30. A. Como o lado desigual (AB) é vertical, a altura relativa a ele será uma reta horizontal, uma vez que trata-se de um triângulo isósceles.B. Traçamos uma mediatriz para tanto. Tecle [ENTER] para trocar a página.

  31. A. Como qualquer reta horizontal, esta altura se projeta em VG (40 mm) em (p)... Neste caso, um ponto sobre (ap). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  32. A. Por linha de chamada, determinamos a projeção vertical de (C). Tecle [ENTER] para trocar a página.

  33. A. Agora basta traçar o contorno da projeção vertical do triângulo.B. Por ser projetante em (p), o triângulo se projeta como uma reta em (p)... Neste caso, um ponto sobre (ap). SEJA FELIZ! Só em DESENHO você é feliz!

More Related