1 / 46

MAR-2012

MAR-2012. ENCONTRO FRATERNO DE UNIFICAÇÃO. SÁBADO, 24 DE MARÇO Cachoeira e Taubaté Reunião em Cruzeiro São Paulo, Jundiaí, Campinas e Sorocaba Reunião em Sorocaba Piracicaba, Rio Claro, Mogi Mirim e São João da Boa Vista Reunião em Americana São José do Rio Preto e Araçatuba

felton
Download Presentation

MAR-2012

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MAR-2012

  2. ENCONTRO FRATERNO DE UNIFICAÇÃO SÁBADO, 24 DE MARÇO Cachoeira e Taubaté Reunião em Cruzeiro São Paulo, Jundiaí, Campinas e Sorocaba Reunião em Sorocaba Piracicaba, Rio Claro,Mogi Mirim e São João da Boa Vista Reunião em Americana São José do Rio Preto e Araçatuba Reunião em Rio Preto Assis e Marília Reunião em Marília DOMINGO, 25 DE MARÇO Baixada Santista e Grande ABC Reunião em São Vicente Ribeirão Preto e Franca Reunião em Ribeirão Preto Jaú e Bauru Reunião em Jaú Jales e Ilha Solteira Reunião em Fernandópolis Presidente Prudente e Nova Alta Paulista Reunião em Presidente Prudente

  3. A USEé a entidade coordenadora e representativa do movimento espírita do estado de São Paulo no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.

  4. Portanto, é a USEquem representa todos os espíritas paulistas perante o CFN/FEB Reunião do Conselho Federativo nacional na sede da Federação Espírita Brasileira, onde a USE tem a função de representar todo o movimento espírita paulista.

  5. Origem A USE foi fundada em 5 de junho de 1947, no 1º Congresso Espírita Estadual. Nessa época, quatro instituições espíritas se destacavam na Capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo. Essas quatro instituições lançaram o manifesto “PROCLAMAÇÃO AOS ESPÍRITAS”, conclamando à união. EX LIBRIS Logomarca elaborada em 1947 para o Congresso de fundação da USE (Autor desconhecido) Num exemplo de renúncia, essas quatro entidades patrocinadoras, com o apoio de associações do interior, trabalharam pela criação de um único órgão de unificação oficial e permanente, surgindo a União Social Espírita, que, depois, passou a se denominar União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

  6. A USE não é um Centro Espírita, mas a soma dos Centros Espíritas do Estado de São Paulo. A USE é o resultado da união dos centros espíritas. A instituição espírita é a base da USE e, por isso, é ela que delibera sobre o que é melhor e mais conveniente para o movimento espírita estadual.

  7. Objetivos • Unir as instituições espíritas; • Manter a divulgação doutrinária conforme a base kardequiana (fidelidade doutrinária); • Difundir o Espiritismo nos aspectos filosófico, científico e religioso; • Realizar trabalhos que não possam ser realizados individualmente pelas instituições espíritas. Cartaz do 3º Encontro Paulista de Monitores do ESDE. Exemplo de trabalho realizado pela USE, e praticamente impossivel de ser realizado pelas Casas Espíritas individualmente.

  8. Benefícios • Favorece a aproximação dos espíritas e propicia a troca de experiências; • Proporciona maior estabilidade e eficácia do movimento espírita, desestimulando a disseminação de práticas exóticas; • Evita o desvirtuamento do Espiritismo por conta de personalismos, estimulando a humildade; • Contribui para assegurar a preservação dos princípios doutrinários, de acordo com o legado de Allan Kardec.

  9. Forma de trabalho USE Neste contexto organizacional, a USE sugere atividades, orienta sua execução e facilita a transferência de experiência, sem condicionamentos, em respeito aos princípios de liberdade e responsabilidade que o espiritismo preconiza. Por isso, não impõe, nem interfere nas atividades das instituições espíritas; procura integrar suas ações junto aos conselheiros e diretores das USEs, porque todos são trabalhadores de instituições espíritas Casa Espírita

  10. Forma de trabalho Todo programa, colaboração e apoio são colocados à disposição dos centros espíritas, como sugestão e subsídios aos seus trabalhos. A casa espírita poderá adotá-los ou não, como pode adaptá-los às suas necessidades. A instituição unida continua a manter a sua autonomia administrativa e funcional.

  11. Estrutura Organizacional Descentralização das atividades, através de unidades conhecidas como órgãos.Diretoria eleita a cada três anos.Atuação através de planejamento, envolvendo todas as suas áreas, com ampla divulgação para participação de todos os interessados. A USE em Números 1.400 Casas Espíritas adesas em todo o estado 115 Órgãos locais 84 Intermunicipais 11 Municipais 20 Distritais 24 Órgãos Regionais

  12. CENTROS ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOCIEDADES INICIALMNETE PATROCINADORAS CONSELHO DELIBERATIVO ESTADUAL - CDE ÓRGÃOS LOCAIS (DISTRITAIS, MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS) = + SOCIEDADES ESPECIALIZADAS CONSELHO DE ADMINISTAÇÃO - CA ÓRGÃOS REGIONAIS DIRETORIA EXECUTIVA DEPARTAMENTOS ASSESSORIAS

  13. ELEIÇÕES NA USE A cada três anos a USE promove renovação geral de seu quadro de dirigentes, oportunizando o aparecimento de novos valores, estimulando trabalhadores e setores de serviço, buscando fortalecer ações e firmar projetos e setores de trabalho. É uma ação geral administrativa que envolve todos os órgãos de unificação (140), os conselhos estaduais (2) e a própria Diretoria Executiva.

  14. ELEIÇÕES NA USE Atualização de Cadastro de Sociedades Unidas Em março, as casas unidas renovam seu cadastro, preenchendo e enviando, para a USE em São Paulo, a respectiva ficha denominada “Atualização de Cadastro de Sociedades Unidas” (cor de rosa). Nessa ficha deverá constar o nome do representante do centro espírita unido para a Assembleia Geral da USE do Estado de São Paulo. Sugerimos guardar uma cópia e enviar outra cópia para o órgão local a que pertença (distrital, intermunicipal ou municipal). Indicam também os seus representantes (2 efetivos e 2 suplentes) para os respectivos Conselhos distritais, municipais e intermunicipais.

  15. ELEIÇÕES NA USE Em abril, esses representantes tomarão posse no citado Conselho Deliberativo (distrital/municipal, intermunicipal) e elegerão entre si a respectiva Comissão Executiva do órgão, que tomará posse no ato. Elegerão também seus representantes para os Conselhos Deliberativos dos órgãos regionais (dois efetivos e dois suplentes, sendo um, de preferência, o Presidente). Órgão Regional Órgão Local Casas Unidas

  16. ELEIÇÕES NA USE Atualização de Cadastro – USEs Distritais, Municipais ou Intermunicipais Os órgãos locais, elegerão, ainda, um representante efetivo e indicarão dois suplentes para o CONSELHO DELIBERATIVO ESTADUAL da USE do Estado de São Paulo. Preencher imediatamente a ficha denominada “Atualização de Cadastro – USEs Distritais, Municipais ou Intermunicipais” (ficha Azul) e enviá-la para a secretaria da USE do Estado de São Paulo, pois dessa atualização dependerá a eleição da Diretoria Executiva. Obs. Arquivar uma cópia no órgão local.

  17. ELEIÇÕES NA USE Atualização de Cadastro – USEs Distritais, Municipais ou Intermunicipais Em maio, os representantes dos órgãos locais indicados para o Conselho da USE Regional se reúnem com os outros representantes dos órgãos da região, formalizam o Conselho e sua posse e, entre si, elegem a Comissão Executiva desse Conselho e indicam representantes (1 efetivo, de preferência o Presidente da Regional e 1 suplente, que o substituirá nos seus impedimentos) para o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO da USE do Estado de São Paulo. Após a eleição, preencher imediatamente, a ficha denominada “Atualização de Cadastro da USE Regional” (ficha verde) contendo inclusive os representantes para o CA da USE e enviá-la para a secretaria da USE do Estado de São Paulo. Obs. Arquivar uma cópia no órgão Regional.

  18. ELEIÇÕES NA USE Em junho, realiza-se a Assembléia Geral Ordinária da USE, em que tomam posse o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO e o CONSELHO DELIBERATIVO ESTADUAL. A Assembléia Geral, constituída por um representante de cada casa unida é o poder soberano da USE, podendo ser credenciados para votar os membros do CDE, CA, DE, das Comissões Executivas dos órgãos e das Comissões Diretoras de Departamentos. Durante esta Assembléia Geral o CONSELHO DELIBERATIVO ESTADUAL, formado pelas USEs locais, elege, entre si, os membros da Diretoria Executiva da USE, dando-lhes posse no ato. NOTA: TODO ESSE PROCESSO ESTÁ DEFINIDO NO ESTATUTO DA USE.

  19. CENTROS ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOCIEDADES INICIALMNETE PATROCINADORAS CONSELHO DELIBERATIVO ESTADUAL - CDE ÓRGÃOS LOCAIS (DISTRITAIS, MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS) = + SOCIEDADES ESPECIALIZADAS CONSELHO DE ADMINISTAÇÃO - CA ÓRGÃOS REGIONAIS DIRETORIA EXECUTIVA DEPARTAMENTOS ASSESSORIAS

  20. ELEIÇÕES NA USE RECAPITULANDO MARÇO CASAS UNIDAS ATUALIZAM CADASTRO (FICHA ROSA) ABRIL ELEIÇÕES NAS USE´S DISTRITAIS, MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS (FICHA AZUL) MAIO ELEIÇÕES NAS USES REGIONAIS (FICHA VERDE) JUNHO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA USE E ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA USE PARA O TRIÊNIO 2012/2015

  21. Campanhas Permanentes

  22. Campanhas Permanentes COMECE PELO COMEÇO Incentivo ao estudo e uso das Obras Básicas da Codificação Espírita

  23. Campanhas Permanentes COMECE PELO COMEÇO / ESDE Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita como fonte segura de informação e conhecimento.

  24. Campanhas Permanentes O EVANGELHO NO LAR E NO CORAÇÃO Incentivo ao estudo e prática do Evangelho no núcleo familiar.

  25. Campanhas Permanentes O MELHOR É VIVER EM FAMÍLIA Valorização da família

  26. Estrutura de Trabalho

  27. Departamentos • Administrativo (Diretoria Executiva) • Arte • Assistência e Promoção Social • Comunicação • Infância • Educação e Família • Livro • Mocidade • Orientação Doutrinária: Estudo e Educação da Mediunidade, Assistência Espiritual e ESDE • Orientação Jurídica • Relações Públicas

  28. Forma de Atuação • Orientações gerais sobre as atividades da Casa Espírita, através de seus departamentos • Reuniões Periódicas • Cursos • Encontros • Oficinas • Palestras • Indicação e disponibilizaçãode livros através de BibliotecaCirculante e Livraria Participantes da 9ª Confraternização de Mocidade e Juventudes Espírita do Estado de São Paulo, que reuniu 810 participantes de 199 instituições espíritas do estado. Realizado na Páscoa de 2011 na cidade de Guarulhos.

  29. Canais de ComunicaçãoPrograma Momento EspíritaDomingo, das 12h30 às 13h30 Rádio Boa NovaSão Paulo: 1450 AM – Sorocaba: 1080 AM Jornal Dirigente EspíritaCircuito Integrado = diálogo comtrabalhadoresInternet , e-mail e telefonewww.usesp.org.brProjeto CeleiroDivulgação de ações bem sucedidas

  30. Movimento Espírita

  31. Mas afinal de que forma a USE pode ser útil para mim, enquanto Espírita, e para a sociedade da qual faço parte?

  32. No fomento da troca de experiências e ideias que possibilitem o crescimento qualitativo das Casas Espíritas e dos seus trabalhadores; Na busca de soluções a problemas comuns às instituições espíritas; No oferecimento de parâmetros que levem a instituição e o trabalhador à correta avaliação de sua trajetória, e à implementação de melhorias constantes; No estabelecimento de rede de contatos de qualidade para ações da sociedade

  33. Oficinas das Especializadas no 15º Congresso: ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas ADE – Associação de Divulgadores do Espiritismo do Estado de São Paulo AJE – Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo AME – Associação Médico-Espírita de São Paulo CCDPE-ECM – Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo C.Monteiro CFN e CEI – Conselhos do Movimento Espírita IEEF – Instituto Espírita de Estudos Filosóficos LIHPE – Liga de Pesquisadores do Espiritismo Oficinas dos Departamentos no 15º Congresso: Atendimento Espiritual no Centro Espírita Campanha do Evangelho no Lar e no Coração Comunicação Educação Espírita ESDE – Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita Estudo e Prática da Mediunidade Infância Espírita Livro Espírita Mocidade SAPSE – Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita

  34. Ficha técnica: Local : Franca (Ginásio Poliesportivo Pestalozzi – Unidade I Datas: 28 a 30 e abril e 1º de Maio de 2012 Congressistas e trabalhadores inscritos: 800 Expectativa de público para os eventos abertos: 2000 pessoas

  35. Unificação “O serviço da unificação e nossas fileiras é urgente mas não apressado. Uma afirmativa parece destruir a outra. Mas não é assim. É urgente porque define o objetivo a que devemos todos visar; mas não apressado, porquanto não nos compete violentar consciência alguma.” Fragmento da mensagem UNIFICAÇÃO de Bezerra de Menezes, recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião da Comunhão Espírita  Cristã, em 20-4-1963, em Uberaba/MG

  36. PALAVRA AOS ÓRGÃOS Solução de dúvidas Informações e sugestões Críticas e elogios Experiências exitosas Prontidão e apoio Expectativas e projetos Necessidades e ou oferecimentos Palavra livre

  37. INFORMAÇÕES GERAIS Comodato – Sede Social da USE União Espírita Cristã Beneficente "Laudelino Novaes de Brito“ Rua Brig. Machado, 269 – Brás, São Paulo/SP

  38. INFORMAÇÕES GERAIS Cartão e Crédito OBem

  39. INFORMAÇÕES GERAIS Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita (I) O Centro Espírita (Estrutura do C.E., aspectos Jurídicos, C.E. e sua sustentabilidade); (II) O Dirigente de um Centro Espírita ( Papel doutrinário-administrativo do dirigente, trabalho do dirigente, valores direcionais da atuação do dirigente, avaliar e ser avaliado, dirigente como condutor de mudanças e prestar contas hoje e amanhã ); (III) Estrutura e funcionamento do Movimento Espírita ( Movimento espírita - definições e histórico brasileiro, unificação do movimento espírita, trabalho federativo e de estrutura do movimento espírita, órgãos de unificação, missão espiritual do Brasil e Movimento espírita Internacional); (IV) O Dirigente Espírita e os Colaboradores (a união na casa espírita, conhecimento dos integrantes da equipe, melhoria de relacionamento na equipe, o caráter do servidor do Dirigente, aprendizagem e crescimento da equipe); (V) O Dirigente Espírita e seu Processo de Trabalho (planejamento de atividades e responsabilidades, administração de tempo, reuniões produtivas, gestão de qualidade e de resultados).

  40. Próxima Atividades

  41. ABRIL - ELEIÇÕES NAS USE´S DISTRITAIS, MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS - REUNIÃO DA COMISSÃO REIONAL SUL DO CFN E FLORIANÓPOLIS - 15º. CONGRESSO ESTADUAL DE ESPIRITISMO EM FRANÇA - COMEMORAÇÕES DOS 155 ANOS DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS - CONFRATERNIZAÇOES REGIONAIS DE MOCIDADES ESPÍRITAS (CUBATÃO,ITÁPIRA, ARARAQUARA E MARÍLIA) MAIO ELEIÇÕES NAS USES REGIONAIS JUNHO - ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA USE - ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA USE PARA O TRIÊNIO 2012/2015

  42. “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra” O Espírito de VerdadeEvangelho Segundo o Espiritismo

More Related