1 / 16

14.43.R02

14.43.R02. TAREFA SEMANAL DE ESTUDO CAPÍTULO 2 ESTOQUES. Características básicas de controle de estoques. Custos associados aos estoques : importante a distinção entre custo de pedir, de manter e custo total.

Download Presentation

14.43.R02

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 14.43.R02 TAREFA SEMANAL DE ESTUDO CAPÍTULO 2 ESTOQUES

  2. Características básicas de controle de estoques • Custos associados aos estoques: importante a distinção entre custo de pedir, de manter e custo total. • Objetivos de estoques: encontrar um plano que minimize o custo total e encontre um equilíbrio com o nível de serviço prestado aos clientes. • Previsão de incertezas: prever demanda, vendas, tempo de reposição de estoque, etc.

  3. CUSTOS ASSOCIADOS AO ESTOQUE • CUSTO DE PEDIR Custos relacionados ao processo de aquisição de mercadoria, geralmente serviços burocráticos e administrativos.

  4. CUSTOS DE MANTER ESTOQUE São associados ao gasto de permanecer com certa quantidade de mercadoria por um período de tempo.

  5. CUSTO TOTAL É a soma dos custos de pedir e de manter estoque.

  6. GESTÃO DE ESTOQUES Consiste no: • Planejamento: determinação do valor que o estoque terá com o passar do tempo e das datas de entrada e saída das mercadorias; • Controle: registro dos dados reais, seguindo o que foi planejado; • Retroalimentação: comparação dos dados do controle e do planejamento para detectar quais foram as mudanças e descobrir suas causas.

  7. JUST IN TIME ( JIT) • Objetiva o atendimento da demanda instantaneamente, com qualidade e sem desperdícios. O JIT proporciona uma produção eficaz: custos mínimos, quantidade necessária e velocidade de atendimento.

  8. BENEFÍCIOS DO JIT • Menores níveis de estoque; • Redução do espaço para armazenamento; • Redução do custo de compra; • Produtos de alta qualidade ; • Melhores níveis de serviço ao cliente; • Tempos de entregas curtos.

  9. FLUXO DESCONTÍNUO DE MATERIAL Esse é o sistema clássico comumente conhecido como método de empurrar estoque. O fluxo das mercadorias é “empurrado” ao longo do processo de produção até suprir os clientes, ou seja, os clientes são atendidos com os produtos acabados que estão já no estoque. A fábrica se planeja através de um previsão de vendas.

  10. PONTO DE REPOSIÇÃO Conhecido também como método de estoque mínimo, procura otimizar os investimentos em estoques. Trabalha de maneira a iniciar o processo de reposição das mercadorias com tempo suficente para que não falte nenhum material. O ponto de reposição é justamente este.

  11. QUESTÕES • Quais são as três categorias de custos associados aos estoques? R.: Custo de pedir – envolvem os custos quanto à aquisição de quantidade para reposição de estoque, desde o preenchimento do pedido da compra até o recebimento e a verificação contra a nota e da quantidade física. Custo de manter o estoque- engloba os custos necessários para manter certa quantidade de estoque durante certo período. Alguns componentes são os custos de armazenagem, os custos com seguro, os custos de deterioração e de obsolência. Custo Total- Soma dos custos de pedir e dos custos de manter o estoque.

  12. 2. Quanto ao conflito dos comportamentos dos custos de pedir e manter o estoque, é possível encontrar uma solução que diminua o custo total? R. Sim. Isso é evidenciado pelo formato da curva do custo total, em U(pág.30). Há, portanto, um ponto em que o somatório dos custos é o mais baixo. Quanto maior for a quantidade do pedido, maior será o custo de mantê-lo, porém menos pedidos serão feitos e consequentemente haverá um custo de pedir menor. Objetiva-se, então, achar um plano que diminua o custo total com base nessas premissas.

  13. 3. Qual a importância do controle de estoque, quanto à rentabilidade de uma empresa? R.: Os estoques absorvem capital que poderia estar sendo utilizado de outras maneiras, em outros tipos de investimento. O controle de estoques, é um instrumento que visa a sua otimização, para que haja um nível de rotatividade considerado bom. As conseqüências diretas são a liberação de ativo e a economia no custo de inventário.

  14. 4. Quais são os objetivos básicos da gestão de estoques? R.: O planejamento do estoque, como determinação de valores ao longo do tempo, determinação de datas de entrada e saída, etc.; seu controle, que se baseia nos registros de dados reais correspondentes ao planejamento e sua retroalimentação, que é feita mediante a comparação dos dados de controle com os dados de planejamento, com o fim de constatar se há desvios e identificar as suas causas.

  15. 5. Quais os benefícios no tratamento da gestão de estoques como um conceito integrado? R.: A gestão de estoques como um conceito integrado permite a empresa tomar atitudes e ter estratégias que sejam proativas, não dependendo da reação dos clientes, mas se antevendo, sendo baseada nas necessidades dos clientes, por ter uma visão de todo o contexto do negócio.

More Related