1 / 17

NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA Accountability Prof. Arlindo Carvalho Rocha

NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA Accountability Prof. Arlindo Carvalho Rocha. PROPÓSITOS GERAIS:. 1. Trazer à discussão a idéia de accountability; 2. Propor uma definição e apresentar uma classificação para a accountability;

Download Presentation

NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA Accountability Prof. Arlindo Carvalho Rocha

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA Accountability Prof. Arlindo Carvalho Rocha

  2. PROPÓSITOS GERAIS: 1. Trazer à discussão a idéia de accountability; 2. Propor uma definição e apresentar uma classificação para a accountability; 3. Identificar as diferentes abordagens da accountability frente aos diferentes modelos da administração pública; e 4. Apresentar e discutir o modelo brasileiro implementado pela CF/88.

  3. O que é Accountability? Para Anna Maria Campos (1990): 1. Não há a palavra porque não há o conceito; 2. A Acc. como responsabilidade objetiva; 3. “Sob a falaciosa premissa de que administração e política são processos distintos, a prática da accountability por parte da burocracia oficial seria uma questão de desenvolver mecanismos burocráticos de controle”; 4. O verdadeiro controle do governo só vai ocorrer efetivamente se as suas ações forem fiscalizadas pelos cidadãos.

  4. Conclusão da autora: O déficit de accountability do sistema político e da administração pública é uma decorrência do estágio de desenvolvimento político e, conseqüentemente, da ausência de uma cidadania organizada. Portanto, o déficit de accountability é uma decorrência da cultura política.

  5. Contra essa conclusão se insurge Ricardo Ceneviva (2006) ao afirmar: A accountability é um atributo do sistema político, e não dos agentes públicos. Isto é, diz respeito não apenas à responsabilidade dos burocratas e governantes, mas à imposição, pelo sistema, de visibilidade e transparência nos atos do governo, assim como à responsabilização dos governantes (e burocratas) pelos governados, inclusive com a possibilidade de sanções. Portanto, accountability se refere ao arcabouço institucional e ao sistema político de um determinado país e não à sua cultura política.

  6. Na opinião de O’Donnell (1998), accountability pode ser entendida como a responsabilização democrática dos agentes públicos por meio de dois mecanismos: accountability vertical, na qual a sociedade controla de forma ascendente os governantes (mediante o voto em representantes, os plebiscitos e os conselhos de usuários de serviços públicos, entre outros mecanismos) ;e accountability horizontal, definida como aquela que se efetiva mediante a mútua fiscalização entre os poderes (checks and balances) e por meio de órgãos governamentais que controlam a atividade pública (a exemplo dos tribunais de contas brasileiros).

  7. Abrucio e Loureiro (2004) definem accountability como “a construção de mecanismos institucionais por meio dos quais os governantes são constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos ou omissões perante os governados” . Caracterizam o seu funcionamento em dois momentos: no processo eleitoral e no controle institucional durante o mandato. E completam que a accountability durante o mandato pode ser realizada “pelo controle administrativo das ações estatais”.

  8. Uma classificação para a accountability Segundo Guillermo O’Donnell (1998) Accountability vertical; e Accountability horizontal Segundo Abrucio e Loureiro (2004) Processo eleitoral Controle institucional

  9. O que é Accountability? responsabilização permanente dos agentes públicos pelos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade. “Prestação Democrática de Contas” Três questões: quem? pelo que? como?

  10. Abordagens em relação à accountability

  11. TRANSIÇÃO DOS MODELOS ADM. PÚBLICA TRADICIONAL NOVA GESTÃO PÚBLICA NOVO SERVIÇO PÚBLICO

  12. Perguntas que se impõem: • quem decide quais resultados? • quem responde pelos resultados? • quem é responsável pela accountability? • como irá funcionar o processo de acc.?

  13. MODELO BRASILEIRO Integração entre Accountability e Orçamento

  14. Modelo Orçamentário Brasileiro

  15. CONCLUSÕES • A accountability é complexa; • Tanto o NGP quanto o NSP demandam um modelo (teoria) internamente consistente de acc; • O modelo institucional brasileiro responde a algumas questões da accountability.

  16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABRUCIO, Fernando Luiz; LOUREIRO, Maria Rita. Finanças públicas, democracia e accountability. In: ARVATE, Paulo Roberto; BIDERMAN, Ciro. Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004. BEHN, Robert D. O novo paradigma da gestão pública e a busca da accountability democrática. Revista do Serviço Público. Brasília: ENAP. Ano 49, n. 04, out./dez. 1998. CAMPOS, Ana Maria. Accountability: Quando poderemos traduzi-la para o português? Revista da Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, fev./abr. 1990. CENEVIVA, Ricardo.Accountability: novos fatos e novos argumentos – uma revisão da literatura recente. Anais do EnANPG-2006. São Paulo, nov. 2006. ROCHA, Arlindo Carvalho. O Processo Orçamentário Brasileiro como Instrumento de Accountability. Anais do EnANPG-2008. Salvador, nov. 2008.

More Related