E N D
NOSSO SISTEMA SOLAR PARTE I AULA 3
NASCIMENTO A idade no nosso Sistema Solar é de aproximadamente 5 bilhões de anos. Anteriormente a ele existia uma nuvem de gás e poeira cósmica, a qual damos o nome de Nebulosa (do latim nuvem), sabe-se hoje que a condensação dessas nuvens no Universo dá origem ao nascimento de estrelas e seus corpos orbitantes.
OBJETOS DO SISTEMA SOLAR • SOL • PLANETAS • LUAS • ASTERÓIDES • METEORÓIDES • COMETAS • NUVEM DE OORT
SOL Esse assunto será estudado na próxima aula !
PLANETAS A GÊNESE CAPÍTULO VI, it. 23, p. 119. Os Planetas são (...) formados de massas de matéria condensada, porém, ainda não solidificada, destacadas da massa central pela ação da força centrífuga e que tomam, em virtude das leis do movimento, a forma esferoidal, mais ou menos elíptica, conforme o grau de fluidez que conservaram. (...) MERCÚRIO Mercúrio é o planeta mais próximo do sol, 58 milhões de quilômetros. Sua superfície é rochosa e atinge temperaturas de até 420 °C durante o dia e -100°C durante a noite. Em virtude de sua grande densidade 5,4 acredita-se que ele tenha se formado a partir de um núcleo pesado. Sua atmosfera e muito sutil, não protegendo sua superfície. DISTÂNCIA: Terra » Sol = 1 m Mercúrio » Sol = 30 cm DIÂMETRO: Terra = 1 m Mercúrio = 39 cm
VÊNUS A nossa conhecida Estrela D´alva tem tamanho idêntico ao da Terra, encoberto por nuvens de gás carbônico sofre um efeito estufa constante que eleva sua temperatura na ordem de 470 °C. Seu solo que é em boa parte montanhoso é coberto por 70% de basalto. Espiritualmente nos parece que Vênus é mais adiantado que a nossa Terra ( L.E. Questão 182 ) DISTÂNCIA: Terra » Sol = 1 m Vênus » Sol = 70 cm DIÂMETRO: Terra = 1 m Vênus = 97 cm
TERRA, NOSSA CASA Diâmetro: 12.756 Km Inclinação: 23°27` Distância ao Sol: 150.000.000 Km = 1 UA Velocidade no equador 1600 Km/h Velocidade orbital média. 29,79 Km/s Nosso planeta, ainda de provas e expiações, formou-se há 4,5 bilhões de anos. Ainda passa por diversas transformações, em diversos graus e gêneros, tanto físico como espiritualmente.
O Consolador Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito de Emmanuel, 08 de Março de 1940 PRIMEIRA PARTE CAPÍTULO III, pág.55, pergunta 71 Como julgar a posição da Terra em relação aos outros mundos? - A grandeza do plano sideral, onde se agita a comunidade dos sistemas, é demasiado profundo para que possamos assinar-lhe a definição com os mesquinhos formulários da Terra. No turbilhão do Infinito, o sistema planetário centralizado pelo nosso Sol é excessivamente singelo, constituindo um aspecto muito pobre da Criação. Basta lembrar que Capela, um dos nossos vizinhos mais próximos, é um sol 5.800 vezes maior que o nosso astro do dia, sem esquecermos que o Sol é 1.300.000 vvezes maior que o nosso a Terra Nessas cifras grandiosas, compreendemos a extensão da nossa humildade no Universo, apiedando-nos sinceramente da situação dos conquistadores humanos de todos os matizes, os quais, no afã de açambarcarem patrimônios materiais, nos dão a impressão de ridículos e vaidosos polichinelos da vida. CAPÍTULO III, página 56, pergunta 73 A humanidade terrestre é idêntica à de outros orbes? - Nas expressões físicas, semelhante analogia é impossível, em face das leis substanciais que regem cada plano evolutivo; mas, procuremos entender por humanidade a família espiritual de todas as criaturas de Deus que povoam o Universo e, examinada a questão sob esse prisma, veremos a comunidade terrestre identificada com a coletividade universal. CAPÍTULO IV, página 62, pergunta 85 As primeiras formas planetárias obedeceram a um molde especial preexistente? - Jesus foi o divino escultor da obra geológica do planeta. Junto de seus profetas, iluminou a sombra dos princípios com os eflúvios sublimados do seu amor, que saturaram todas as substâncias do mundo em formação. Não podemos afirmar que as formas da Natureza, em sua manifestação inicial, obedecessem a um molde preexistente no sentido de imitação, porque todas elas receberam o influxo sagrado do coração do Cristo. A verdade é que, assim como nas vossas construções materiais, todas as obras viveram previamente no cérebro de um engenheiro ou de um arquiteto, todas as formas de vida na Terra foram primeiramente concebidas na sua visão divina. Questões sobre a Terra !
LUA, NOSSO PLANETA IRMÃO Nosso planeta irmão situado a 400.000 Km de distância é um corpo de superfície vítrea, contendo vários silicatos. Sua temperatura pode chegar 110 °C ao dia e – 80 °C à noite, sua massa é 81 vezes menor que a da Terra. Espiritualmente a Lua é um mundo de transição, onde os espíritos que aqui irão permanecer devem ficar para se adaptarem ao nosso campo energético.
FASES DA LUA O período de rotação lunar coincide com o período de translação, daí sempre tem a mesma face voltada para a Terra.
O LADO OCULTO Devido a ausência de atmosfera e por estar virado sempre para o espaço, o lado oculto possui bem mais crateras que o lado visível por nós.
RELEVO LUNAR • MONTANHAS • VALES • CRATERAS • MARES
ECLIPSES PARCIAL - PENUMBRAL - TOTAL
MARTE Quase duas vezes menor que a Terra, Marte ficou famoso até pouco tempo por alimentar a possibilidade de vida, os famosos marcianos. Com um solo envelhecido e gasto, Marte parece um grande deserto com temperaturas em torno dos 26 °C, sua atmosfera é constituída pela maior parte de gás carbônico. DISTÂNCIA: Terra » Sol = 1 m Marte » Sol = 1,5 m DIÂMETRO: Terra = 1 m Marte = 50 cm
RELEVO • REGIÕES POLARES • REGIÕES CONTINENTAIS • REGIÕES MARÍTIMAS
FOBOS E DEIMOS, AS LUAS DE MARTE Marte possui dois satélites (Fobos e Deimos) com formatos irregulares, mais parecendo dois asteróides. Ambos são relativamente pequenos: Fobos com 28 Km de extensão e Deimos 15 Km.
CINTURÃO DE ASTERÓIDES Entre as órbitas de Marte e Júpiter existe um grande número de planetas de dimensões menores, chamados asteróides ou pequenos planetas. Ceres o maior deles ( 955 Km ) foi descoberto em 1801. São conhecidos atualmente cerca de 3.600 desses planetas, estima-se um total de 500 mil objetos com diâmetro superior a 1,6 Km