220 likes | 408 Views
TEMA 8. UM POVO DE ESPERANÇA. Imagine que você está visitando um povo que nunca viu antes. Agora pense o que é ser um novo cristão e, ter-se dado conta de que Jesus é o seu Salvador pessoal, e que todos os seus seguidores ao redor do mundo, são seus irmãos e irmãs.
E N D
TEMA 8 UM POVO DE ESPERANÇA
Imagine que você está visitando um povo que nunca viu antes. Agora pense o que é ser um novo cristão e, ter-se dado conta de que Jesus é o seu Salvador pessoal, e que todos os seus seguidores ao redor do mundo, são seus irmãos e irmãs. .
Vi, então, e eis um cavalo branco...” Apoc. 6:2 A igreja no Novo Testamento era como um general romano num cavalo branco. O período da igreja do cavalo branco foi da pureza apostólica e permaneceu assim até o ano 100.
Veja Apocalipse 6:4 “E saiu outro cavalo, vermelho...” Este período do cavalo vermelho, representa um tempo terrível de perseguição. Historiadores datam esse período do ano 100 até o ano 313, os dias dos Imperadores Romanos Decio e Diocleciano. Os 10 piores anos foram entre os anos 303 até 313.
Apoc. 6:5 “Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão.
Se a cor branca simboliza a pureza da fé, o preto representa a corrupção dessa fé. Satanás, durante esse período, infiltrou na igreja, crenças pagãs e práticas se introduziram na vida da igreja e aceitas como parte da fé.
Quando o imperador romano Constantino aceitou publicamente a fé cristã no ano 312, ele decretou um novo dia de repouso para a igreja
O segundo mandamento é claro: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus...” Êxodo 20:4,5
O culto ao sol também tinha um apoio muito grande entre as pessoas no Império Romano. Ela não se enfraqueceu quando os pagãos começaram a invocar o nome de Jesus.
De modo que o Imperador Constantino pensou numa maneira de fazer com que os adoradores do sol sentissem mais favorável na igreja cristã. Em março do ano 321 foi emitido este decreto: “No venerável dia do Sol, que os magistrados e as pessoas que moram em cidades, descansem, e que todas as atividades cessem no domingo.”
“E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte, e o Inferno o estava seguindo....” Apoc. 6:8
Durante este período a igreja controlou o poder do estado. Ela matou com a espada e com a fome. A inquisição era um terrível exemplo de religião que usa a brutalidade para garantir a sua imposição. Vista por fora a igreja era esplêndida, majestosa e influente. Mas o seu interior transmitia morte e decadência.
“Depois destas cousas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade e a terra se iluminou com a sua glória.” Apoc. 18:1
Finalmente a luz penetraria na escuridão. A luz da verdade prevaleceria. A verdade de Deus, de fato brilhou novamente. Ela ressurgiu por homens e mulheres valentes. As raízes da reforma se ergueram nos anos de 1.200 – 1.300 DC.
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Prov. 4:18 João descreve a igreja dos últimos dias: “Aqui está a paciência dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apoc. 14:12
“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco...” João 10:16
“Os teus filhos edificarão as antigas ruínas, levantarás os fundamentos de muitas gerações e será chamado de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.... não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.” Isaías 58:12-14
Testemunho de uma pessoa que não havia aceito a Cristo: Decidi. Queria fazer parte do movimento dos últimos dias, e não olhei para o meu passado. Nem por um momento me arrependi da minha decisão. Agora minha vida é maravilhosa.
Você gostaria de dizer para Jesus: “Senhor eu quero segui-Lo por todo o caminho e decidir pela verdade. Estou muito grato, pois farei parte do povo de Cristo.”