320 likes | 705 Views
Geografia 2011/12. Modo de vida rural e urbano. Espaço rural. Espaço urbano . É o espaço destinado principalmente às atividades do setor primário (agricultura, pecuária, silvicultura...) e que compreende também as habitações da população rural.
E N D
Espaço rural Espaço urbano É o espaço destinado principalmente às atividades do setor primário (agricultura, pecuária, silvicultura...) e que compreende também as habitações da população rural. É o espaço ocupado pelas cidades e outros centros urbanos.
No espaço urbano O povoamento é concentrado Com elevada densidade populacional Construções em altura Actividades económicas ligam-se ao comércio, serviços e indústria.
No espaço rural disperso O povoamento pode apresentar-se: concentrado Linear ao longo das vias de comunicação Pontual (como acontece nos montes alentejanos)
Diferenciação dos aglomerados rurais e urbanos HABITAÇÕES PROFISSÕES As pessoas trabalham em actividades do setor primário (agricultura, criação de gado, etc) As casas são unifamiliares (individuais) e raramente excedem dois pisos. Aglomerados rurais TRANSPORTES Manifestações culturais Poucos ou nenhuns transportes públicos e reduzida circulação automóvel Pouca oferta de atividades culturais, mas possuem manifestações tradicionais que se transmitem de geração em geração.
Diferenciação dos aglomerados rurais e urbanos HABITAÇÕES PROFISSÕES A população dedica-se ao comércio, serviços e indústria. Existe um vasto leque de profissões, o que gera grande diferenciação social. Predominam prédios altos capazes de alojar várias famílias: Os espaços livres são escassos. Aglomerados urbanos TRANSPORTES Manifestações culturais Existe uma densa rede de transportes públicos e um elevado número de parques de automóveis privados. Apresentam grande variedade de atividades culturais (cinema, teatro, concertos, museus, dança, etc)
População rural Antes da Revolução industrial , a maioria das pessoas Vivia em pequenas aldeias e trabalhava na agricultura Tratava-se de umapopulação rural População que habita nas áreas rurais e trabalha, predominantemente, na agricultura
População Urbana Após a Revolução industrial , as cidades começaram a crescer. Grande número de pessoas Trabalha e vive nas cidades Tratava-se de umapopulação urbana População que habita nas áreas urbanas e trabalha, essencialmente, na indústria, no comércio e serviços.
O que é uma cidade? Aglomeração populacional de grande dimensão em que a população trabalha essencialmente no sector secundário e terciário.
Critérios de definição de cidade Apesar de todas as diferenças entre o espaço rural e o espaço urbano, há certas características que um aglomerado populacional deve possuir para ser elevado à categoria de cidade. Para tal, a Legislação Portuguesa decidiu estabelecer algumas regras: Legislação Portuguesa para a criação de cidades - Lei n.º 11/82 de 2 de Junho Artigo 13º Uma vila pode ser elevada à categoria de cidade quando tem um númerode eleitores, em aglomerado populacional contínuo, superior a 8000 e possua, pelo menos, metade dos seguintes equipamentos colectivos: • Instalações hospitalares com serviço de permanência
Critérios de definição de cidade • Corporação de bombeiros • Farmácias • Casa de espectáculos e centro cultural • Museu e biblioteca
Instalações de hotelaria • Estabelecimento pré-primários e infantários • Estabelecimento de ensino preparatório e secundário • Transportes públicos, urbanos e suburbanos
Parques ou jardins públicos • Atividades económicas ligadas aos setores secundário e terciário Artigo 14º Importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitetónica poderão justificar uma ponderação diferente dos requisitos enumerados no artigo anterior.
Cidade: foco de atracção populacional? Porquê? • Apresentam grande variedade de atividades económicas que proporcionam postos de trabalho, oportunidades de emprego; • Proporcionam aumento de qualidade de vida porque dispõem de infra-estruturas ao nível de educação, saúde e diversão; • Às vezes é a única hipótese de sobrevivência.
O QUE DESENCADEOU O FORTE CRESCIMENTO URBANO A PARTIR DE 1800? (SÉC. XIX)? • A revolução Industrial e Revolução agrícola. • PRINCIPAIS FACTORES DE CRESCIMENTO URBANO: Países Desenvolvidos ou industrializados • A partir da Revolução Industrial necessidade de mão-de-obra na indústria desencadeou enormes fluxos de populações rurais em direcção às cidades em busca de melhores salários e melhores condições; • A modernização da agricultura (mecanização) libertou mão-de-obra rural, cuja alternativa era procurar trabalho na cidade. • Nestes países: • A indústria foi perdendo peso como factor de atracção das populações rurais
Países Desenvolvidos ou industrializados (cont.) Atualmente é o setor terciário (transportes, comércio, bancos, escritórios, etc.) que mais mão-de-obra absorve. Devido ao maior desenvolvimento deste setor Rápidos progressos tenológicos na indústria (automatização) Implicam progressiva redução das necessidades de mão-de-obra no setor industrial. Atualmente o êxodo rural está em regressão desenvolvimento de atividades económicas e infra-estruturas que levam à quebra de isolamento das áreas rurais e contribuem para a fixação da população.
Países em Vias de Desenvolvimento (Países em Desenvolvimento) • Séc. XX, 2ª metade (1950) a forte urbanização é consequência das migrações intensas do campo para a cidade (êxodo rural) estas migrações são resultado do forte crescimento demográfico que tem provocado graves situações de pobreza. A produção do campo não acompanha as necessidades da população e como as cidades são locais de concentração de postos de trabalho, é aí que a população procura meios de sobrevivência mais condignos.
Países em Vias de Desenvolvimento (Países em Desenvolvimento) Famílias rurais maioria analfabetas e sem qualificação profissional ao chegarem à cidade verificam que esta não corresponde às suas expectativas oferta de trabalho é muito inferior à procura Consequentemente muitas pessoas lançadas no desemprego ou sujeitas a condições de trabalho próximas da escravatura. sem possibilidades económicas para adquirir habitação condigna, estas famílias vêem-se obrigadas a viver em bairros da lata onde prolifera a pobreza, doenças, droga, prostituição, violência e crimes.
Países em Vias de Desenvolvimento (Países em Desenvolvimento) Exemplos: favelas no rio de Janeiro; carriadas na cidade de Lima (Peru); tugúrios na cidade de Caracas (Venezuela). Favelas Tugúrios Na América Latina, África e Ásia crescimento urbano resultado do explosivocrescimento natural e do êxodo rural. Muitos destes países instabilidade política, catástrofes naturais, guerras, explicam a deslocação para as cidades. Por exemplo, no México a erosão dos solos e desertificação leva as pessoas de áreas rurais para as cidades.
AS GRANDES CONCENTRAÇÕES URBANAS - Correspondem na sua maioria a cidades URBANIZAÇÃO Crescimento da cidade e da população urbana, assim como as mudanças associadas a este desenvolvimento. Taxa de urbanizaçãoÉ a percentagem de população que vive nas cidades, relativamente à população total População urbana Taxa de urbanização = X 100 População total ….% Taxa de urbanização = Interpretação: Em cada 100 habitantes …. vivem nas cidades.
Exercícios TU= 28000000 x 100 35000000 TU= 80% Interpretação do resultado obtido: Em cada 100 habitantes da Venezuela 80 vivem nas cidades. TU= 68972000 x 100 80000000 TU= 86,2% Interpretação do resultado obtido: Em cada 100 habitantes da Alemanha 86 vivem nas cidades. TU= 6901000 x 100 10300000 TU= 67% Interpretação do resultado obtido: Em cada 100 habitantes da Bielorrússia 67 vivem nas cidades.