1 / 10

INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA

INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas 2010-2011. 1. Sistema Operativo. O sistema operativo de todos os computadores das salas de informática é o LINUX UBUNTU 9.10.

garran
Download Presentation

INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas 2010-2011

  2. 1. Sistema Operativo O sistema operativo de todos os computadores das salas de informática é o LINUX UBUNTU 9.10 Numa primeira abordagem é natural que surja uma sensação de desorientação; o facto de o interface gráfico apresentar uma configuração ligeiramente diferente confunde o utilizador. No entanto após alguns segundos apercebe-se que se trata de proceder tal como se estivesse no Windows. A diferença mais marcante entre Linux e Windows reside na questão da propriedade. O LINUX é distribuído gratuitamente e o Windows exige uma licença que envolve custos consideráveis. Um utilizador comum do Windows não encontra dificuldades no LINUX. As funcionalidades principais são idênticas nos dois sistemas. No LINUX, para aceder à INTERNET, abrir e usar aplicações procede-se exactamente da mesma forma; é uma questão de localizar a aplicação, clicar e usar.

  3. 2. Iniciar a Sessão 2 1 Ao ligar o computador surge o primeiro ecrã de autenticação. Segue-se a introdução do nome do utilizador. Digite alunos. Clique em Iniciar Sessão para continuar. O processo de autenticação termina com a digitação da senha. Digite de novo alunos. Clique em Iniciar Sessão para continuar. Clique em Iniciar Sessão para continuar. Observe que é mostrado o nome do computador: 36 – Refere-se à sala 01 – Representa o número do PC 3

  4. 3. Aceder à INTERNET Estão disponíveis 2 browsers: O Google Chrome e o Firefox. A deslocação destes atalhos está interdita o que garante a sua permanência na barra de menus. Escolha o seu browser preferido e clique para abrir. Navegue na Internet tal como se estivesse no Windows. Na barra de menus (localizada no topo do ecrã) encontra atalhos para os browsers.

  5. 4. Utilizar um processador de texto O MICROSOFT OFFICE não está instalado nos computadores; em substituição disponibilizamos o O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office. Apresenta um interface e funcionalidades idênticas às do OFFICE. Embora ofereça compatibilidade não se recomenda a conversão de documentos entre o Office e o OpenOffice. Para instalar no seu computador o OpenOffice procure no Google por “Download OpenOffice em português”. Localize na barra de menus o atalho para Processador de Texto OpenOffice.org, clique e construa o seu documento.

  6. 5. Criar pastas A título de exemplo mostra-se o processo de criação de uma pasta. Para criar uma pasta no ambiente de trabalho clique no botão direito do rato e seleccione Criar Pasta. Indique de seguida o nome da pasta. Pode também criar pastas em Documentos de alunos: seleccione o respectivo ícone e repita a operação (botão direito do rato + criar pasta).

  7. 6. Eliminar documentos e pastas Seleccione os documentos a eliminar e com o botão direito do rato aceda à operaçãoMover para o Lixo. Deve pedir aos alunos que eliminem todos os documentos e pastas criados durante a aula. Os documentos eliminados acidentalmente podem ser recuperados. Seleccione o ícone Lixo, clique com o botão direito e escolha Abrir. Localize o documento a recuperar; com o botão direito do rato escolha copiar e cole na localização de origem.

  8. 7. USB PENS, CDS e DVDS Ao introduzir um dispositivo de memória no computador surge automaticamente no ambiente de trabalho o respectivo ícone. Clique para abrir e aceder aos ficheiros. Em alternativa pode aceder ao menu Locais e clicar no respectivo dispositivo. Tal como no Windows, por vezes o sistema demora a reconhecer os dispositivos; nestas situações aguarde …

  9. 8. EXECUTAR APLICAÇÕES do WINDOWS 2 No ambiente LINUX é possível correr o WINDOWS. No entanto, esta operação consome muitos recursos da máquina tornando-a mais lenta. No ambiente de trabalho do LINUX encontra uma pasta designada “Máquinas Virtuais”. Clique para abrir. Na pasta, encontram-se disponíveis algumas máquinas virtuais padrão. Seleccione a que lhe interessa (clique para abrir). 1 3 • Para iniciar o Windows abra (com duplo clique) o ficheiro de extensão .vmx. Aguarde … seleccione o utilizador alunos e … use o Windows normalmente.

  10. 9. Outras Informações • Sempre que possível, opte por aplicações LINUX. • Utilize o GOOGLE CHROME para navegar na INTERNET. • A solução WINDOWS exige o acesso às máquinas virtuais; tem que proceder à requisição da máquina virtual que pretende usar. Note que não estão disponíveis nos computadores. Serão entreguesao professor que terá a responsabilidade de as fornecer aos alunos e copiar para os computadores da sala. • Para qualquer esclarecimento quanto ao LINUX contacte a professora RITA CRISTINA (RCFRS@hotmail.com)

More Related