1 / 5

3. Regime Transitório (ou transiente)

Formas particulares da Equação integral da Energia (cont.). 3. Regime Transitório (ou transiente).

gelsey
Download Presentation

3. Regime Transitório (ou transiente)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Formas particulares da Equação integral da Energia (cont.) 3.Regime Transitório (ou transiente) Um processo transitório ocorre quando a variação no tempo (taxa) das propriedades do volume de controle é significante. Ou seja, é de interesse conhecer as mudanças que ocorrem em um intervalo de tempo estabelecido. Exemplos: enchimento de tanques fechados, com gás ou líquido; Descarregamento de recipientes fechados. No regime transitório podem haver variações no tempo no volume de controle de: massa, estados e taxas de calor e trabalho. Portanto: Considerando apenas o trabalho de eixo ( ), da Eq. (6): ou:

  2. Para um volume de controle com apenas uma entrada (e) e uma saída (s) e escoamento uniforme: Integrando no tempo: onde: Portanto:

  3. Observações: a) A equação geral integral da continuidade é: Para regime transitório, uniforme e quando há apenas uma entrada é saída do volume de controle, ela pode ser expressa como: Integrando no tempo: Isto é: b) Quando há mais de uma saída e mais de uma entrada, temos que: O mesmo se aplica para a equação da energia.

  4. Exemplo 6. Um tanque tendo um volume de 0,85 m3 contém inicialmente água como uma mistura bifásica líquido-vapor a 260oC e um título de 0,7. Vapor de água saturado a 260oC é lentamente drenado pelo topo do tanque através de uma válvula reguladora de pressão, enquanto energia é fornecida por transferência de calor para manter a pressão do tanque constante. Isto continua até o tanque estar preenchido com vapor saturado a 260oC. Determine a quantidade de calor transferido, em kJ. Despreze quaisquer efeitos da energia cinética e potencial. s s s

  5. s ar ar • Exemplo 7. Um tanque isolado com volume 1,4 m3 contem ar a uma temperatura de 200 oC e pressão de 20 atm-abs. Abrimos um registro devagar, de forma que possamos desprezar a energia cinética na saída do registro, permitindo que o ar saia até que a pressão no interior do recipiente seja de uma atm-abs. Suponha que para o processo adiabático o coeficiente do processo politrópico correspondente seja 1,4. Calcular: • 1- • A quantidade de ar que sai do recipiente. • A quantidade de energia que cruza o volume de controle na seção s. • 2- • Se desejamos reduzir a pressão a 0,5 atm-abs utilizando uma bomba ideal, que quantidade de trabalho de eixo é necessária?

More Related