70 likes | 173 Views
De onde vem toda tecnologia de segurança dos nossos automóveis?. Tecnologias da Fórmula 1 revolucionam carros de passeio desde 1950. Freios: Desenvolvimento dos freios a disco em 1960 e mais tarde o ABS, que auxiliam em uma frenagem mais rápida e segura.
E N D
De onde vem toda tecnologia de segurança dos nossos automóveis?
Tecnologias da Fórmula 1 revolucionam carros de passeio desde 1950 Freios: Desenvolvimento dos freios a disco em 1960 e mais tarde o ABS, que auxiliam em uma frenagem mais rápida e segura. Pneus: adotado na F1 na década de 1950, o pneu de estrutura radial, que é mais rígido e seguro, passou a ser utilizado nos carros de rua no final da década de 1970. Estrutura: estrutura deformável, que amortece as colisões, passou a ser obrigatória na F1 em 1973 e foi adotada nos carros de rua logo em seguida. A carroceria composta de alumínio (mais leve), também é oriunda da categoria e hoje utilizada nos modelos esportivos. Controle de tração: sistema que evita que as rodas girem em falso nasceu na F1 na década de 1990 mas foi banido da categoria em 2008. Hoje a tecnologia é encontrada nos carros de rua. Além dos avanços acima podemos citar o câmbio automático, design de curvas arredondadas sem quinas, suspensão ativa, computador de bordo, motor 16V, dentre outros vários avanços que F1 permitiu ao longo dos últimos 42 anos.
Mas se a F1 é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para carros de passeio, principalmente no que tange às normas e equipamentos de segurança, como explicar o ocorrido em 09/06/13 no GP do Canadá? Foto tirada instantes ao atropelamento, quando o homem de laranja claro apoia o carro com a mão, de costas para o guindaste e na frente do mesmo.
Relato do acidente: De acordo com o comunicado da FIA, o fiscal corria em frente ao guindaste segurando o carro de Gutiérrez, quando deixou seu rádio comunicador cair. Ao abaixar, tropeçou. O motorista não o viu no chão e acabou o atropelando. Segundo informações, a vítima possuía dez anos de experiência na função. Testemunhas afirmam que a equipe médica chegou rapidamente ao local do acidente. A vítima foi imobilizada, levada ao centro médico do circuito e transferido imediatamente de helicóptero para o hospital, onde acabou morrendo. Foto logo após ao atropelamento, quando o homem já esta no chão após tropeçar e cair sob o guindaste.
Foto dos primeiros socorros. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu.
REFLEXÃO: Este acidente derrubou neste fim de semana a marca de 12 anos sem acidentes fatais no “Circo” da Fórmula 1. Se este acidente ocorreu em um ambiente tão organizado e controlado como a F1, será pode ocorrer também em nossas frentes de trabalho?
“A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer se acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não permitir que ocorram acidentes.”Autor desconhecido