1 / 7

De onde vem toda tecnologia de segurança dos nossos automóveis?

De onde vem toda tecnologia de segurança dos nossos automóveis?. Tecnologias da Fórmula 1 revolucionam carros de passeio desde 1950. Freios: Desenvolvimento dos freios a disco em 1960 e mais tarde o ABS, que auxiliam em uma frenagem mais rápida e segura.

genera
Download Presentation

De onde vem toda tecnologia de segurança dos nossos automóveis?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. De onde vem toda tecnologia de segurança dos nossos automóveis?

  2. Tecnologias da Fórmula 1 revolucionam carros de passeio desde 1950 Freios: Desenvolvimento dos freios a disco em 1960 e mais tarde o ABS, que auxiliam em uma frenagem mais rápida e segura. Pneus: adotado na F1 na década de 1950, o pneu de estrutura radial, que é mais rígido e seguro, passou a ser utilizado nos carros de rua no final da década de 1970. Estrutura: estrutura deformável, que amortece as colisões, passou a ser obrigatória na F1 em 1973 e foi adotada nos carros de rua logo em seguida. A carroceria composta de alumínio (mais leve), também é oriunda da categoria e hoje utilizada nos modelos esportivos. Controle de tração: sistema que evita que as rodas girem em falso nasceu na F1 na década de 1990 mas foi banido da categoria em 2008. Hoje a tecnologia é encontrada nos carros de rua. Além dos avanços acima podemos citar o câmbio automático, design de curvas arredondadas sem quinas, suspensão ativa, computador de bordo, motor 16V, dentre outros vários avanços que F1 permitiu ao longo dos últimos 42 anos.

  3. Mas se a F1 é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para carros de passeio, principalmente no que tange às normas e equipamentos de segurança, como explicar o ocorrido em 09/06/13 no GP do Canadá? Foto tirada instantes ao atropelamento, quando o homem de laranja claro apoia o carro com a mão, de costas para o guindaste e na frente do mesmo.

  4. Relato do acidente: De acordo com o comunicado da FIA, o fiscal corria em frente ao guindaste segurando o carro de Gutiérrez, quando deixou seu rádio comunicador cair. Ao abaixar, tropeçou. O motorista não o viu no chão e acabou o atropelando. Segundo informações, a vítima possuía dez anos de experiência na função. Testemunhas afirmam que a equipe médica chegou rapidamente ao local do acidente. A vítima foi imobilizada, levada ao centro médico do circuito e transferido imediatamente de helicóptero para o hospital, onde acabou morrendo. Foto logo após ao atropelamento, quando o homem já esta no chão após tropeçar e cair sob o guindaste.

  5. Foto dos primeiros socorros. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu.

  6. REFLEXÃO: Este acidente derrubou neste fim de semana a marca de 12 anos sem acidentes fatais no “Circo” da Fórmula 1. Se este acidente ocorreu em um ambiente tão organizado e controlado como a F1, será pode ocorrer também em nossas frentes de trabalho?

  7. “A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer se acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não permitir que ocorram acidentes.”Autor desconhecido

More Related