1 / 20

Todos somos médiuns?

D epartamento de O rientação M ediúnica. Todos somos médiuns?. Os fatos espíritas são de todos os tempos, uma vez que a mediunidade é uma condição natural da espécie humana. Herculano Pires – O Espírito e o Tempo. HERCULANO PIRES O ESPÍRITO E O TEMPO.

giles
Download Presentation

Todos somos médiuns?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Departamento de Orientação Mediúnica Todos somos médiuns?

  2. Os fatos espíritas são de todos os tempos, uma vez que a mediunidade é uma condição natural da espécie humana. Herculano Pires – O Espírito e o Tempo

  3. HERCULANO PIRESO ESPÍRITO E O TEMPO Horizonte Cultural Primitivo Mediunismo Primitivo

  4. Mediunismo Primitivo Práticas empíricas da mediunidade. Culto aos ancestrais. Decorria, como tudo na vida primitiva, de realidades positivas e fatos concretos.

  5. HERCULANO PIRESO ESPÍRITO E O TEMPO Horizonte Cultural Civilizado Mediunismo Oracular e Bíblico

  6. MEDIUNISMO ORACULAR É uma forma de transição para o culto individual dos Espíritos. A mentalidade popular não sabe ainda distinguir a força misteriosa que age, nem seus meios de ação. A divindade pode falar por si mesmo, como pode estar encarnada no santuário, na pitonisa ou nos elementos da natureza.

  7. MEDIUNISMO BÍBLICO Assinala o avanço da humanidade ao mundo da individualização. O homem aprende a pensar por si mesmo, a escolher, não se submetendo mais aos moldes coletivos. Na individualização mediúnica, o profeta se põe em relação direta e pessoal com Deus. Ele não necessita mais dos sacerdotes.

  8. HERCULANO PIRESO ESPÍRITO E O TEMPO Horizonte Cultural Espiritual Mediunidade Positiva

  9. MEDIUNIDADE POSITIVA Representa o momento da transcendência humana. A evolução mediúnica abre as perspectivas espirituais e o homem descobre que ele e os deuses são semelhantes, e por isso mesmo se eleva sobre a condição humana, atingindo a divina.

  10. Allan Kardec – LM, Introdução Um desejo bem natural, entre as pessoas que se ocupam do Espiritismo, é o de poderem entrar, elas mesmas, em comunicação com os Espíritos ...

  11. Allan Kardec – O Livro dos Médiuns Toda pessoa que sente, em qualquer grau a influência dos Espíritos, por isso mesmo é médium. Essa facul- dade é inerente ao homem. Todavia, usualmente, esta qualificação não se aplica senão àqueles nos quais a faculdade medianímica está nitidamente caracterizada e se traduz por efeito potente de certa intensidade.

  12. MÉDIUM NO SENTIDO AMPLO Qualquer pessoa apta a receber ou a transmi- tir comunicação dos Espíritos, quaisquer que sejam o modo empregado e os graus de desenvolvimento da faculdade, desde a sim- ples influência oculta até a produção dos mais insólitos fenômenos.

  13. MÉDIUM NO SENTIDO RESTRITO Aplica-se às pessoas dotadas de um poder mediador suficientemente grande, seja pela produção de efeitos físicos, seja para transmitir o pensamento dos Espíritos.

  14. MÉDIUM É apenas o instrumento ou meio, e não a fonte geradora da mensagem. • Opera entre • dois planos • físico e • espiritual.

  15. Vianna de Carvalho – Reflexões Espíritas O mediunismo está espalhado por toda parte. A mediunidade espírita resulta do exercício correto do mediunismo sob a diretriz vigoro- sa da Doutrina Espírita. No mediunismo há fenômeno. Na mediunidade disciplinada há roteiro.

  16. Vianna de Carvalho – Reflexões Espíritas O mediunismo é termo genérico para traduzir toda uma ordem de fenômenos entre encarna- dos e desencarnados, onde apareçam e como apareçam. A mediunidade disciplinada [...] abre perspec- tivas indimensionais.

  17. ALLAN KARDECO LIVRO DOS MÉDIUNS – cap. XX Não creiais que a faculdade medianímica seja dada para corrigir uma ou duas pessoas, não; o objetivo é maior: trata-se da Humanidade.

  18. Therezinha Oliveira – Reuniões Mediúnicas À luz do Espiritismo, compreendemos que a faculdade mediúnica já existe na criatura. Quem se desenvolve é o médium, que, pelo conhecimento doutrinário e aprendendo as técnicas necessárias, consegue entender o exercício da sua faculdade mediúnica, nele se apurando e disciplinando. (p. 121)

  19. Léon Denis – No Invisível É preciso que o médium compenetrado da utilidade e grandeza de sua função, se aplique a aumentar seus conhecimentos e espiritualizar-se o mais possível. Quanto mais desenvolvido forem nele o saber, a inteligência, a moralidade, mais apto se tornará para servir de intermediá- rio às grandes almas do Espaço ...

  20. Ser médium, conforme a visão espírita, é ser ponte de luz auxiliando aos que sofrem no Além-Túmulo como na Terra, para que tenham diminuídas suas aflições e orientados seus passos na direção da imortalidade. O sincero trabalhador da mediunidade tem por modelo Jesus, que é o Médium de Deus. Vianna de Carvalho – Atualidade do Pensamento Espírita, p. 173

More Related