240 likes | 448 Views
CARLOS ZAMPIERE E KELY ZAMPIERE. AUTORIDADE DO NOME DE JESUS. 1º ENCONTRO. POR QUE ESTUDAR O NOME DE JESUS?. Existem 3 chaves que acompanham o sucesso da igreja primitiva, do começo ao fim do seu ministério. 1) A PALAVRA VIVA – RHEMA; 2) ESPÍRITO SANTO ;
E N D
CARLOS ZAMPIERE E KELY ZAMPIERE AUTORIDADE DO NOME DE JESUS 1º ENCONTRO
POR QUE ESTUDAR O NOME DE JESUS? Existem 3 chaves que acompanham o sucesso da igreja primitiva, do começo ao fim do seu ministério. 1) A PALAVRA VIVA – RHEMA; 2) ESPÍRITO SANTO ; Hb 8.6: “6 Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” Aquilo que não era visível para muitos é palpável para todos. 3) O NOME DE JESUS .
Tudo quanto Deus é , está por trás do nome que Ele deu a seu filho Jesus Cristo. • Fl 2.9-11: “9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
At 3.1-10 “1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno anda! 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. 9 Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, 10 e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.”
Precisamos saber tamanha a autoridade que o Pai investiu neste nome. Para que possamos viver à altura de nossos privilégios em Cristo. “Fomos chamados não somente para termos o título de reis, e sim para reinar.”
2ª RAZÃO PELO QUAL DEVEMOS ESTUDAR O NOME DE JESUS Jo 16.20-24: “20 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. 21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. 22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. 23 Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. 24 Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.”
Mt 28.18-20: “18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” - COMO SUA PRESENÇA VAI ESTAR CONOSCO?
- Pelo Espírito Santo morando em nós para sempre. • Jo 16.12-13: “12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; 13 quando vier, porém o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” • Jo 14.16: “16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.”
- Quando estivermos reunidos em nome Dele. • Mt.18.19-20: “19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”
COMO JESUS OBTEVE ESTE NOME? • Ele obteve um nome porque o herdou do seu grande Deus e Pai; • Ele conquistou um grande nome. Suas ações tornam seu nome grande; • Esse nome lhe foi concedido.
O NOME DE JESUS POR HERANÇA Hb 1.1-4: “1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.”
Jo 1.18: “18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” “Jesus é muito mais que sombra, ele é substância.”
Is 7.14: “14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” 06005 עמנואל ̀Immanuw’el Emanuel = “Deus conosco” ou “conosco está Deus” 1) nome simbólico e profético do Messias, o Cristo, profetizando que ele iria nascer de uma virgem e seria “Deus conosco”.
Co.nos.co Contração da preposição com e o pronome nós; Em nossa companhia. EL = Deus IN = Dentro MAN = Homem
QUANDO JESUS HERDOU ESSE NOME? • Jo 4.34 “34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”
Jo 14.8.12 “8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai
Jo 5.19: “19 Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer o Filho também semelhantemente o faz.”
- JESUS PRÉ-EXISTIA COM DEUS • Sl 24.1: “1 Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” • Gn 1.26: “26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” • Ap 19.13: “13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;”
RECEBEMOS NELE, A PLENITUDE • Ef 1.23: “22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.” “Todas as coisas subsistem Nele e Nele encontram o seu propósito.”
Fl 2.5-8: “5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”
Fl 2.5-8: “5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” • Esvaziou-se/ Aniquilou-se – Privar de força, fazer com que algo seja vazio, tonar vazio, de Cristo que abriu mão da igualdade com deus ou da forma de Deus.
- Jesus herdou ese nome quando Ele oi gerado. Quando Jesus foi gerado? • Jo 1.1-2: “1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus.” “JESUS PRÉ-EXISTIA COM DEUS”