1.01k likes | 3.91k Views
Apresentação de powerpoint contando a História e o significado do Hino da Independência elaborada pelo prof. Carlos Gregório dos Santos Gianelli.
E N D
Hino da Independência História e significado
O Hino da Independência teve sua melodia composta no dia 07 de setembro de1822 mesmo dia em que D.Pedro proclamou a separação oficial do Brasil com a coroa Portuguesa. A partir desse momento então o Brasil era um país livre!
Pintura que retrata D. Pedro I compondo a melodia do Hino Segundo alguns historiadores, por volta das 16 horas do mesmo dia em que teria dado o famoso grito “Independência ou morte!”, D. Pedro I que era um grande músico, compôs a melodia que mais tarde seria utilizada como Hino.
A letra é da autoria de Evaristo da Veiga, poeta e jornalista, amigo próximo de D. Pedro I. Originalmente, o poema era intitulado “Hino Constitucional Brasiliense” e tinha uma melodia composta pelo maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal, professor de música de D. Pedro I. Evaristo da Veiga, jornalista e poeta
Durante alguns anos acreditava-se que D. Pedro I tinha composto a melodia e letra. Somente no ano de 1833 que Evaristo da Veiga consegue provar com a ajuda de testemunhas sua participação na composição.
Letra e significado do Hino da Independência Já podeis, da Pátria filhos, [os filhos da pátria, já podem]Ver contente a mãe gentil [ver a pátria contente]Já raiou a liberdade [a liberdade já despertou]No horizonte do Brasil. [no horizonte do Brasil] Brava gente brasileira! [gente brasileira heróica!]Longe vá... temor servil [vai para longe o medo de ser dominado]Ou ficar a pátria livreOu morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava [as algemas que nos prendiam] Da perfídia astuto ardil... [em uma emboscada maldosa] Houve mão mais poderosa: [Havia a mão mais poderosa]Zombou deles o Brasil. [e o Brasil zombou deles] • Brava gente brasileira! [gente brasileira heróica!]Longe vá... temor servil [vai para longe o medo de ser dominado]Ou ficar a pátria livreOu morrer pelo Brasil.
Não temais ímpias falanges, [ não tenham medo das tropas más,]Que apresentam face hostil [que apresentam faces maldosas]Vossos peitos, vossos braços [Seus peitos e braços (dos brasileiros)]São muralhas do Brasil. [ são as muralhas do Brasil] • Brava gente brasileira! [gente brasileira heroica!]Longe vá... temor servil [vai para longe o medo de ser dominado]Ou ficar a pátria livreOu morrer pelo Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,Já, com garbo varonil, [agora com porte forte, masculino]Do universo entre as nações [entre todas as nações do mundo]Resplandece a do Brasil. [brilha a do Brasil] • Brava gente brasileira! [gente brasileira heróica!]Longe vá... temor servil [vai para longe o medo de ser dominado]Ou ficar a pátria livreOu morrer pelo Brasil.