1 / 13

Terceira Igreja Batista do Plano Piloto

Terceira Igreja Batista do Plano Piloto. Escatologia nas Quartas-Feiras. O Estado Intermediário da Alma. Pastor Valdeir Contaifer. Escrevendo sobre a morte o apóstolo Paulo em 1Tessalonicenses 4 disse que não deveríamos nos entristecer como aqueles que não tem esperança.

gunnar
Download Presentation

Terceira Igreja Batista do Plano Piloto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-Feiras O Estado Intermediário da Alma Pastor Valdeir Contaifer

  2. Escrevendo sobre a morte o apóstolo Paulo em 1Tessalonicenses 4 disse que não deveríamos nos entristecer como aqueles que não tem esperança (v.13), mas entendendo o encaminhamento de Deus na História deveríamos nos consolar uns aos outros (v.18). A Revelação de Deus sobre a Escatologia tem o propósito de nos consolar e nos dar a esperança.

  3. A certeza da morte é absoluta na humanidade. É inevitável. Hebreus 9.27 diz taxativamente: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”.

  4. A Bíblia ensina que existe morte do corpo (física) e morte da alma (perdição) – Mateus 10.28. “A morte veio por um homem...”1Coríntios 15.21(A bênção da Ressurreição de Cristo anula a morte física). Em Eclesiastes 12.7 a morte é tratada como a separação da alma (ou espírito) do corpo (Tiago 2.26 concorda com este conceito).

  5. Quem parte para a eternidade no estado de morto espiritualmente, sem a vida de Cristo em si, sem a vivificação da alma, ficará toda a eternidade em seu estado de separado de Deus. É disto que trata Apocalipse 20.6 quando diz da “segunda morte”. Este é um assunto tão sério que não deveria ser ignorado pelas pessoas. Nossa alma sobrevive à morte física e deve seguir para um destino.

  6. Após a morte física segue a concretização da escolha que a pessoa fez em vida: Existir com Deus ou Sem Ele.

  7. Mas, afinal, depois que a pessoa morre, para aonde vai a alma?

  8. Chamamos de Estado Intermediário a condição humana entre a morte e a ressurreição. A Bíblia diz em 1Tessalonicenses 4.16,17 ...os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

  9. A Bíblia mostra existência consciente e pessoal entre a morte e a ressurreição, Lucas 16.19-31; Jesus mesmo diz ao arrependido da vida imediata com Ele após a morte em Lucas 23.43. Após a morte física vão todos para o hades, ou o além. Os justos não permanecem mortos, sem consciência. Jesus garantiu isso (Mateus 22.32; João 11.25,26).

  10. Jesus é taxativo quanto ao estado intermediário: e aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão... (Lucas 16.22); há uma glória a ser revelada em nós(Romanos 8.18,19). Nenhum salvo ficará longe de Jesus por período algum após a sua morte (João14.1-3). O crente parte para estar com Cristo (Filipenses 1.21-23; 2Coríntios 5.6-8).

  11. Em Apocalipse 6.9-11 e 7.9-17fica claraaconsciência, aautoridadee aadoração das almas salvas.

  12. Podemos concluir que: depois da morte física o crente imediatamente vai para onde Jesus está; seu estado é de plena consciência (estão mais acordados e mais vivos do que nunca!); o estado dos justos é de gozo inefável; esse estado no paraíso não é o final porque ainda falta a grande ressurreição (o corpo em glória). o estado dos injustos no além túmulo: é de sofrimento e consciência (Lucas 16.22-23), de separação (Lucas 16.26). Quem morre em injustiça é castigado (2Pedro 2.9).

  13. Cabe ao crente se alegrar com as bênçãos da Salvação em Cristo e procurar servi-lo com todo o amor e gratidão, também lhe cabe evangelizar os perdidos visto estarem correndo grande perigo partindo desta vida para o além sem a segurança da Redenção em Cristo Jesus. Amém.

More Related