1 / 12

Bibliografia

Bibliografia. Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência e Profissão. V,28, n. 2, 2008, p. 418-429. Objetivos.

gustav
Download Presentation

Bibliografia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência e Profissão. V,28, n. 2, 2008, p. 418-429.

  2. Objetivos Refletir sobre o papel da Psicologia no PSF , buscando construir ações afinadas com o campo da Saúde Pública.

  3. O Psicólogo na Saúde Pública 1978: 1ª Conferencia Internacional sobre Atenção primária em Saúde Inicia-se a participação do Psicólogo na Saúde Pública Brasil assume o compromisso de aumentar a cobertura da atenção básica a população. Implantar um programa nacional de serviços básicos, porta de entrada para um sistema unificado e hierarquizado.

  4. O Psicólogo na Saúde Pública 2006: 1º Fórum de Psicologia e Saúde Pública Aprofundar o conhecimento e a participação da Psicologia em tal setor Organizar e direcionar a questão da formação dos profissionais Comissão Interministerial de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Busca fortalecer a formação e o trabalho dos profissionais da saúde na construção do SUS. Reforça a importância da aproximação e articulação entre os cursos de graduação e a saúde pública.

  5. O Psicólogo na Saúde Pública Dificuldades encontradas para a inserção das equipes multidisciplinares : • Profissionais tradicionais não compreendiam o novo modelo; • Os próprios profissionais não tinham visão exata de seu papel; • Profissionais sem preparação específica (treinados ao modelo clínico).

  6. O Programa Saúde da Família A partir de 1993 o Ministério da Saúde adota como estratégia para a atenção básica. • Busca aproximar as ações do território ao fortalecer o vínculo entre equipe de saúde e população. • Trabalho de prevenção de doenças e a promoção da saúde.

  7. O Programa Saúde da Família Prática inovadora que busca: • Romper com os modelos tradicionais de atendimento. • Propor a aproximação dos técnicos com a população. Propõe a participação coletiva na produção da saúde deslocando o lócus do poder/saber.

  8. O Programa Saúde da Família A Psicologia Comunitária trabalha no sentido de desenvolver ações de promoção a saúde, tendo como pano de fundo a noção de autonomia e cidadania. O papel do psicólogo deixa de ser unicamente de aspecto curativo e passa a ser de agente facilitador e potencializador de diversas formas de protagonismo social.

  9. Ampliação do Campo Dos Programas Saúde da Família para as áreas de: • Psicologia Clínica (modelo de psicoterapia breve) • Psicologia Escolar (compreensão e problematização da queixa escolar) • Parceria com o CAPS II (psicoterapia individual e em grupo, grupo de geração de renda, atendimento familiar, matriciamento das unidades de PSF e grupo de estudo e reflexão para os trabalhadores do serviço) • Parceria dos professores da Universidade com os técnicos da prefeitura, abrangendo trabalhadores do PSF (curso de capacitação)

  10. Considerações Finais A experiência tem: • Proporcionado reflexões sobre o papel do psicólogo na saúde pública • Mudar a concepção que o imaginário social tem do psicólogo

  11. Conclusão • Necessidade de maior compreensão por parte do psicólogo de sua relevância e incentivo nos programas de saúde comunitária da família; • Questionamento, redefinição ou ressignificaçãodos conceitos de doença e de saúde; • Importância do rapportna aproximação entre profissional e população, moldando a psicologia social e comunitária; • Desafio ao constante exercício de resistência a fortes pressões e responsabilidade social.

  12. Integrantes Aline Martins Ana Gabriela Daniela Ferreira Iraci Fernandes Jéssika Souza Regiane Berto Sandra Medeiros ThalitaValério Thais Barros Thais Siqueira Thaise Freitas Vanessa Bergamo Vivian Ribeiro

More Related