490 likes | 3.48k Views
ENEMA OPACO. Objetivo. O objetivo do enema opaco é o estudo radiográfico da forma e da função do intestino grosso para detectar quaisquer alterações abdominais. . Indicações. As indicações clínicas mais comuns do enema opaco incluem as seguintes: Olite Colite Ulcerativa Divertículo
E N D
Objetivo O objetivo do enema opaco é o estudo radiográfico da forma e da função do intestino grosso para detectar quaisquer alterações abdominais.
Indicações As indicações clínicas mais comuns do enema opaco incluem as seguintes: • Olite • Colite Ulcerativa • Divertículo • Neoplasias
Contra – Indicações. As duas contra-indicações estritas a esse estudo são similares àquelas descritas para o trânsito de delgado.
Pré-Exame O paciente a ser examinado deve estar vestido numa roupa apropriada do hospital. Dieta leve dois dias antes do exame: • 0 – 2 anos • 2 – 6 anos • 6 – 15 anos • + de 15 anos
Laxativos Duas diferentes classes de laxativos podem ser prescritas. • Laxativos Irritativos • Laxativos Salinos
Contra Indicações aos Laxativos. Certas condições contra-indicam o uso de catárticos e purgativos efetivos necessários à limpeza completa do intestino grosso.
Alergia ao Látex Os pacientes que apresentam sensibilidade ao látex experimentam uma reação tipo anafilactóide que inclui coriza, rubor, erupção cutânea, dispnéia e até mesmo a morte. Se o paciente tem história de sensibilidade ao látex.
CUIDADOS DE SEGURANÇA DURANTE TODOS OS PROCEDIMENTOS DE ENEMA OPACO.
Contraste O sulfato de bário é o tipo de contraste positivo mais comumente usado para o enema opaco.
Enema Opaco com Contraste Simples. O enema opaco com contraste simples é um exame normalmente realizado utilizando-se somente um meio de contraste positivo.
Enema Opaco com Contraste Duplo. O segundo tipo comum de enema opaco é a variedade que utiliza duplo contraste. Os procedimentos radiográfico para um enema opaco de duplo contraste são um pouco diferentes no fato de que tanto o ar quanto o bário precisam ser introduzidos dentro do intestino grosso.
Antes da realização do exame de fundamental importância que o téc. rx explique como será realizado o exame para a paciente.
O exame inicia-se realizando uma radiografiapiloto (simples) da região do abdomem.
Após a realização da radiografia piloto, coloca-se apaciente na posição de sims (obliqua), para seintroduzir a sonda retal.
A sonda retal deve ser introduzida com o máximocuidado para não machucar o paciente.
A infusão do meio de contraste deve ser acompanhado através de scopia.
Após o contraste ter percorrido toda a extensãodo intestino grosso, o técnico de raios-x deve tirar o excesso e injetar cerca de 200 cc de ar (contraste negativo) até causar uma distensão (enchimento) das alças intestinais.
Após injetar o ar deve-se retirar a sonda e começar a realizar as radiografias.