1 / 16

JUDÁ

JUDÁ. Quando um homem comum encontra um grande propósito para viver . A história de Judá é o teste mais traumático de como Deus pode reverter uma vida com diversos fracassos como muitos de nós e dar-lhe um propósito eterno ao seu viver. Uma vida de relacionamentos fracassados.

hali
Download Presentation

JUDÁ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. JUDÁ

  2. Quando um homem comum encontra um grande propósito para viver • A história de Judá é o teste mais traumático de como Deus pode reverter uma vida com diversos fracassos como muitos de nós e dar-lhe um propósito eterno ao seu viver.

  3. Uma vida de relacionamentos fracassados • Filho de mulher desprezado. Lia sua mãe teve de suportar que seu marido Jacó trabalhou 14 anos por outra mulher. Mesmo quando ela lhe deu filhos para atrai-lo para si mesma, o coração de Jacob ainda estava com Raquel. • Filho desprezado: nem sequer era primogênito foi o quarto filho de sua mãe. • Propoe vender seu irmão Jose ao inveés de mata-lo. Somente mover seu "problema".

  4. Uma vida de relacionamentos fracassados – Cont. • Toma uma mulher (Sua) que não temia ao Senhor (julgo desigual) Gn 38:2 • Tem filhos que fazem coisas que não agradam ao Senhor também (Er -v7, Onã v10). • Tem relações sexuais com uma prostituta... Que era sua nora (Tamar)! Gn 38: 15-18

  5. Uma vida de relacionamentos fracassados – Cont. • Resumo: 1 - A este ponto da história de Judá, nós concordamos que não é uma pessoa confiável. 2 - Ele não é o que cada pai quer para seus filhos; na verdade, é o que nós lutamos para que eles não sejam. 3 - Judá construiu uma vida sem propósito, sem qualquer significado e cada evento é maior do que o fracasso anterior. 4 - Alguém poderia pensar que Judá está fadado ao fracasso.

  6. Entrando o propósito de Deus • Ele intercede aso seus irmãos para que não matem José. Ele não fez o melhor, mas ele evitou a morte de seu irmão.(Gn 37:26) • Intercede por sua nora, sabendo que o erro tinha sido ele. Havia pecado mas não se importou em ficar em evidência para salvar a vida de sua nora. (Gn 38:26) • Ele intercede diante de seu pai para salvar sua família de fome (Gn 43:8). Tornou-se responsável diante de seu pai por seu irmão Benjamin (v.9). "Vou ser o culpado se não o trouxer de volta". O objetivo era trazer alimentos e seu irmão Simeão de volta para casa.

  7. Entrando o propósito de Deus • Ele intercede com seu irmão Benjamin (Gn 44:18). Este evento é seu ponto mais alto como intercessor. Neste evento seu personagem intercessor é aperfeiçoado para sua extensão máxima. É o facto de marcar sua restauração completa. Você arrisca seu pescoço para defender o seu irmão mais novo para a autoridade de José. • As frases: "fique teu servo, ao invés do jovem... Como é que vai voltar ao meu pai sem o jovem?" (Gênesis 44:33-34), representam duas atitudes que Deus vale de se levantar o Salvador do mundo entre os descendentes de Judá

  8. Judá previu duas das qualidades mais marcantes do Salvador do mundo • Intercessão: Se colocou no lugar do outro, à custa de sua própria vida. Ele estava disposto a tomar o lugar do culpado, tornando-se culpado no seu lugar. A diferença com o Senhor é que Ele se pôs em nosso lugar, sofreu morte sofrida na Cruz, sentiu dor, foi espancado, teve uma lança transpassada através de seu corpo, indiferença, crueldade. O alto preço para nos salvar

  9. Judá previu duas das qualidades mais marcantes do Salvador do mundo b) Um profundo amor por outros. Judá manifestou impressionante amor por seu irmão Benjamin. Ele estava pronto para se tornar um escravo por causa de seu irmão. Ele estava pronto para perder a sua família. O pensamento do Senhor Jesus é o mesmo: não poderia voltar para a casa de seu pai sem qualquer um de nós. Procurou-nos, deu sua vida por nós, para mostrar o caminho para o pai.

  10. Judá previu duas das qualidades mais marcantes do Salvador do mundo • Resumo: • Judá encontrou propósito para suas vidas ao interceder pelos outros. Restaurou as suas relações ao ponto de se colocar no lugar do outro. Uma série de falhas, Judá tornou-se uma pessoa chave para a história da humanidade. • Nunca é tão tarde quanto reverter uma vida de fracassos e colocar nas mãos de Deus para ser uma pessoa chave na mudança de muitas pessoas.

  11. Por que Jesus é chamado de “Leão da tribo de Judá”? • O que significa, e de onde provém, a expressão “Leão da tribo de Judá”, atribuída a Jesus? (Gênesis 49:8-9) "E disse-me um dos anciãos: • Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos” (Ap 5.5).

  12. Por que Jesus é chamado de “Leão da tribo de Judá”? O emprego desse título, pelos membros da tribo da qual Jesus descendeu, era metafórico. A figura do leão decorava o emblema do estandarte que representava a tribo de Judá, tanto em viagens quanto em incursões militares.

  13. Por que Jesus é chamado de “Leão da tribo de Judá”? • Oleão representa a força e o poder que, nos tempos antigos, eram atribuídos, ou pelo menos desejados, pelas linhagens reais e guerreiras. • A esperança judaica, neste aspecto, não era diferente, porque o Messias que os judeus esperavam viria, segundo sua carnal compreensão, na pessoa de um grande guerreiro, de um grande monarca que, ao derrotar todos os inimigos de Israel, daria completa libertação ao povo.

  14. Por que Jesus é chamado de “Leão da tribo de Judá”? • O próprio Deus, pela palavra de seu profeta, assemelha-se a um leão, manifestando, dessa maneira, o tamanho do seu poder, para que o homem pudesse mensurar: "Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem os livre." (Oséias 5.14).

  15. Por que Jesus é chamado de “Leão da tribo de Judá”? • Em apocalipse 5:1-5 o livro que João está vendo contém todo o relato daquilo que Deus tem reservado para o mundo. • Os sete selos indicam a importância de seu conteúdo. • Os selos estão localizados ao longo do pergaminho de forma que a medida que cada um deles é rompido, mais desse conteúdo poderá ser lido para revelar a próxima fase do plano de Deus para o fim do mundo. • Somente Cristo é digno de romper os selos e abrir o livro

  16. Por que Jesus é chamado de “Leão da tribo de Judá”? • O Leão, isto é, Jesus, havia provado que era digno de abrir os selos e o livro, por ter vivido uma vida de perfeita obediência a Deus, por ter morrido na cruz como um manso cordeiro pelos pecados do mundo, porém imponente como um leão, ressuscitado para mostrar seu poder e autoridade sobre o mal e a morte. • O Leão da tribo de Judá derrotou o pecado, a morte, o inferno e o próprio Satanás. • Graças ao sacrifício de Jesus ganhamos a salvação do nosso Deus!

More Related