170 likes | 841 Views
Universo Marvel. Marvel Comics Publicidade e Propaganda Aluno: Douglas Venture Turma: 1.PP-M. História.
E N D
Universo Marvel Marvel Comics Publicidade e Propaganda Aluno: Douglas Venture Turma: 1.PP-M
História Marvel Comics é uma editora americana de história em quadrinhos pertencente à Walt Disney Company, ao comprar em 2009, por 4 bilhões de dólares uma das mais importantes editoras do gênero no mundo, líder em vendas e em número de fãs no segmento de super-heróis, tendo criado muitos dos mais importantes e mais populares super-heróis, anti-heróis e vilões das histórias em quadrinhos. A partir da década de 1960, tornou-se uma das maiores empresas estadunidenses neste ramo e a líder isolada em vendas e número de fãs, ao lado da DC Comics. O catálogo da Marvel, possui 5.000 personagens, a Marvel Entertainment.
Antecedentes(principais produtos) Entre as revistas mais famosas da Marvel, encontram-se: Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, O Incrível Hulk, Capitão América, O Justiceiro, Os Vingadores, Demolidor, Thor, Homem de Ferro, Surfista Prateado, os X-Men, "Wolverine", Blade:O Caçador de Vampiros, Motoqueiro Fantasma, "Doutor Estranho", "Namor - O Príncipe Submarino", entre muitos outos...
Ideologia • Reutilização de personagens, como por exemplo, inimigos populares de um personagem serem postos para enfrentar outro. • Crossovers, tanto simples, entre dois personagens em uma edição ou mini-série, quanto mega-crossovers, envolvendo quase todos os títulos e durando meses. • Referência para novas séries, como spin-offs, prequelas ou releituras de vários tipos.
Concorrentes • Outras editoras de quadrinhos possuem universos semelhantes. O que mais se aproxima do Universo Marvel é o Universo DC, da DC Comics. Graças a uma decisão editorial relativamente recente, não está mais preocupado em manter uma similaridade muito grande com o mundo real. Como exemplo dessa despreocupação pode-se mencionar a chegada de Lex Luthor à presidência dos Estados Unidos. • Em 2011, a DC Comics anunciou o relançamento de todas as revistas em quadrinhos a partir de 31 de agosto, apresentando novas origens e novos uniformes para seus personagens
Problemas • Redução de surpresas: Não teria sido possível, por exemplo, desenvolver uma história do Homem-Aranha em que ele investigasse uma suposta existência de extraterrestres, pois já existem vários alienígenas no Universo Marvel, tendo o próprio Aranha já defrontado alguns e viajado no espaço. • O mundo superprotegido: Como há vários heróis e criaturas cósmicas que protegem a Terra ou o Universo, fica difícil criar determinados efeitos dramáticos. Num filme como Superman II: A Aventura Continua, por exemplo, a derrota do protagonista significa a derrota da Terra, por se tratar do único superser a defendê-la. No Universo Marvel, um único vilão ou grupo pequeno não é capaz de ameaçar a todos com essa magnitude.
Problemas • Contradições de contexto social: Os mutantes são sempre discriminados, mesmo tendo uma aparência humana, enquanto outros personagens como o Coisa, apesar da aparência disforme, serem considerados heróis. Isso acontece porque os títulos mutantes e o do Quarteto Fantástico possuem contextos sociais e dramáticos diferentes. • Problemas com a magnitude dos eventos: É comum em filmes e livros de ficção a ocorrência de algum evento em escala global ou mesmo cósmica, como o apagamento do Sol ou um vírus que afete todos os países. Ao criar uma situação assim num universo com muitos títulos mensais, o escritor precisa garantir perante a equipa editorial que os demais personagens da editora irão passar por aquilo de alguma forma. É muito fácil cometer erros de continuidade e vários têm acontecido.