250 likes | 485 Views
AULA TÉCNICA 11 2006. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MARELLI IAW 1AVB. INTRODUÇÃO AULA 1/3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
E N D
AULA TÉCNICA 11 2006 INSTRUTOR: SCOPINO
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MARELLI IAW 1AVB INTRODUÇÃO AULA 1/3 SCOPINO TREINAMENTOS
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
Já tivemos aula sobre vários sistemas de injeção eletrônica monoponto e multiponto. Agora veremos: Injeção Eletrônica Multiponto MARELLI IAW 1AVB
APLICAÇÃO • LINHA VW GOL-PARATI-SAVEIRO- SANTANA-QUANTUN-PÓLO CLASSIC DE 1997 À 1999 TODOS COM MOTOR AP 1.6 1.8 2.0 8 VÁLVULAS OBS. APÓS 1999, O SISTEMA É DENOMINADO 1AVP - IMOBILIZADOR
INTRODUÇÃO O SISTEMA IAW 1AVB FOI DESENVOLVIDO PELA MARELLI, PARA ATENDER VEÍCULOS COM MOTOR AP DA VW COM SISTEMA MULTIPONTO, E QUE ATENDA AS ESPECIFICAÇÕES DE POLUENTES DO CONAMA FASE III. SUBSTITUI O SISTEMA CFI OU EFI EEC-IV.
O SISTEMA 1AVB, TEM CONTROLE DIGITAL DA INJEÇÃO SEQUÊNCIAL DA GASOLINA E CONTROLE DE AVANÇO DOS CILINDROS. UTILIZA DISTRIBUIDOR DE IGNIÇÃO. O CONTROLE DOS POLUENTES É EM MALHA FECHADA COM SONDA LAMBDA E CATALISADOR. POSSUI 04 INJETORES DE COMBUSTÍVEL. TEM A OPÇÃO A ÁLCOOL.
ECU LOCALIZAÇÃO VARIÁVEL
CONECTOR DA ECU 16 8 9 1
A ECU O CÉREBRO DO SISTEMA É DIGITAL, NÃO TEM A LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO COMO UM DE SEUS ATUADORES, TEM COMUNICAÇÃO COM SCANNER MAS NÃO PERMITE ACESSO VIA CÓDIGO DE PISCADAS. SÃO 45 PINOS EM SEU CONECTOR, SENDO DE 1 A 23, E DE 24 A 45.
RESET DE PARÂMETROS UMA DICA EM ESPECIAL, É NA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO (CHECK-UP DE INJEÇÃO – TROCA DE CORREIA – TROCA DE BATERIA) SE FAZ NECESSÁRIO O RESET DO PARÂMETROS AUTOADAPTATIVOS DA ECU, ATRAVÉS DO SCANNER PARA ADEQUAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. CÓDIGO MOTOR: 098
DICA TÉCNICA – INVERSÃO DE CONECTORES CUIDADO COM A INVERSÃO ENTRE OS CONECTORES DO SENSOR DE TEMP. ÁGUA COM O DE DETONAÇÃO
A IGNIÇÃO O SISTEMA DE IGNIÇÃO É CONJUGADO, OU SEJA, A ECU FAZ O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA E DA IGNIÇÃO TAMBÉM. A IGNIÇÃO É MAPEADA DINÂMICA, OU SEJA POSSUI DISTRIBUIDOR E REGULAGEM INICIAL DO PONTO DE IGNIÇÃO.
TESTE DE ALIMENTAÇÃO ECU : ATERRAMENTO= 01 POSITIVO= 02 POSITIVO PÓS CHAVE= 23 OBS. AS ECU´s POSSUEM APLICAÇÃO DIFERENTES DE MODELO PARA MODELO.
PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL O SISTEMA FICA PRESSURIZADO, MESMO APÓS O MOTOR ESTAR DESLIGADO. ANTES DE QUALQUER TESTE, DESLIGUE O CONECTOR ELÉTRICO OU RETIRE O FUSÍVEL DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL E LIGUE O MOTOR, ATÉ QUE PÁRE DE FUNCIONAR DEMONSTRANDO QUE O SISTEMA ESTÁ DESPRESSURIZADO.
A PRESSÃO E A VAZÃO COM O MANÔMETRO NA LINHA DE COMBUSTÍVEL, O RELÓGIO DEVE INDICAR PRESSÃO DE 2,4 A 2,6 BAR EM MARCHA LENTA E DE 3 BAR NAS ACELERAÇÕES. TESTANDO A PRESSÃO MÁXIMA DA BOMBA DEVEMOS ENCONTRAR PRESSÃO ACIMA DE 5 BAR. A VAZÃO EM 30 SEGUNDOS, MEDIDA NA LINHA DE RETORNO, DEVE SER MAIOR QUE 700 ml.
O REGULADOR DE PRESSÃO LIGAÇÃO AO COLETOR DE ADMISSÃO
PERGUNTA COMO É FEITA A REGULAGEM DO PONTO DE IGNIÇÃO DESTE SISTEMA ?
RESPOSTA SEGUIR O PROCEDIMENTO: • AQUECER O MOTOR • DESLIGAR E AGUARDAR 10s • RETIRAR O SHORTING PLUG • LIGAR O MOTOR • REGULAR O PONTO EM 9o APMS • DESLIGAR E AGUARDAR 10s • REINSTALAR O SHORTING PLUG
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA 12 IAW 1AVB - SENSORES 2/3Instrutor Scopino
E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO