1 / 16

Edgar Allan Poe (1809-1849)

Edgar Allan Poe (1809-1849). Early Life. Poe nasceu em Boston no dia 19 de janeiro de 1809, sendo ele o segundo filho . Seu pai abandona a família um ano mais tarde . Em dezembro de 1811, sua mãe morre e seu esposo desaparece completamente .

hashim
Download Presentation

Edgar Allan Poe (1809-1849)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Edgar Allan Poe (1809-1849)

  2. Early Life Poe nasceuem Boston no dia 19 de janeiro de 1809, sendoele o segundofilho. Seupaiabandona a família um anomaistarde.

  3. Emdezembro de 1811, suamãemorre e seuesposodesaparececompletamente. • Poe serácriadopor John Allan, um mercadorbemsucedido e estabelecidoem Richmond.

  4. College and West Point Poe passagrande parte de 1826 naUniversidade de West Virginia, tendoêxitosemseusestudos, masacumulandodívidas de jogo e bebendo.

  5. Foiadmitidona Academia Militar de West Point em 1830, masfoiexpulso, de forma proposital, porperder as aulas e promoverbadernas. • 1831, Poe játinhapublicadotrêsversões do seuprimeirotrabalho (poesia)

  6. Poe mudou-se para Baltimore, para a casa da sua tia viúva, Maria Clemm, e da sua filha, Virgínia Clemm. Durante esta época, Poe usou a escrita de ficção como meio de subsistência e, no final de 1835, tornou-se editor do jornal SothernLiterary Messenger em Richmond, tendo trabalhado nesta posição até 1837. Neste intervalo de tempo, Poe acabaria por casar, em segredo, com a sua prima Virgínia, de treze anos, em 1836.

  7. Em 1837, Poe mudou-se para Nova Iorque, onde passaria quinze meses aparentemente improdutivos, antes de se mudar para Filadélfia, e pouco depois publicar The Narrativeof Arthur Gordon Pym. No verão de 1839, tornou-se editor assistente da Burton'sGentleman's Magazine, onde publicou um grande número de artigos, histórias e críticas. Nesse mesmo ano, foi publicada, em dois volumes, a sua colecçãoTales oftheGrotesqueandArabesque (traduzido para o francês por Baudelaire), que, apesar do insucesso financeiro, é apontada como um marco da literatura norte-americana.

  8. Durante este período, Virgínia Clemm soube sofrer de tuberculose, que a tornaria inválida e acabaria por levá-la à morte. A doença da mulher acabou por levar Poe ao consumo excessivo de álcool e, algum tempo depois, este deixou a Burton'sGentleman's Magazine para procurar um novo emprego. Regressou a Nova Iorque, onde trabalhou brevemente no EveningMirror, antes de se tornar editor do BrodwayJournal. No início de 1845, foi publicado, no jornal EveningMirror, o seu popular poema The Raven (em português "O Corvo").

  9. Poe’s Death Durante osdoisúltimosanos de suavida, Poe ficaraseriamenteenfermo – talvez com umalesão cerebral e bebendoconstantemente. Naseleições de 3 de outubro de 1849, elefoiencontradodesmaiadoperto de um local de votação.

  10. No dia 3 de Outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, desacordado, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado.

  11. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, «It'sall over now: writeEddy is no more», em português, «Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe». • Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de incomprovada, a ideia de a causa do seu estado ter sido embriaguez. Por outro lado, muitas outras teorias têm sido propostas ao longo dos anos, de entre as quais: diabetes, sífilis, raiva, e doenças cerebrais raras.

  12. A literatura gótica • inicia-se no século XVIII, na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole. • Principais características desse tipo de literatura: • os cenários medievais (castelos, igrejas, florestas, ruínas), os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, os criados), os temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições).

  13. Outras leituras possíveis da literatura gótica envolvem destacar nos romances o uso da psicologia do terror (o medo, a loucura, a devassidão sexual, a deformação do corpo), do imaginário sobrenatural (fantasmas, demônios, espectros, monstros), das reflexões sobre o Poder (colonialismo, o papel da mulher, sexualidade), da discussão política (monarquismo, republicanismo, as Revoluções, a industrialização), dos aspectos religiosos (catolicismo, protestantismo, a Inquisição, as Cruzadas), das concepções estéticas (neoclassicismo, romantismo, o Sublime) e filosóficas (a Natureza, Platão, Aristóteles, Rousseau), além de outras possíveis chaves interpretativas

  14. Estilo literário e temas Gêneros • As obras mais conhecidas de Poe são Góticas, um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por tapocrifação (enterro vivo ou funeral vivo é um método de execução em que uma pessoa é enterrada ainda viva), a reanimação dos mortos e o luto.

  15. Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo negro. • Além do horror, Poe também escreveu sátiras e contos de humor. Para efeito cômico, ele usou a ironia e a extravagância do rídiculo, muitas vezes na tentativa de liberar o leitor da conformidade cultural.

  16. De fato, "Metzengerstein", a primeira história que Poe publicou, e sua primeira incursão em terror, foi originalmente concebida como uma paródia satirizando o gênero popular. Poe também reinventou a ficção científica, respondendo na sua escrita às tecnologias emergentes como balões de ar quente em "The Balloon-Hoax".

More Related