120 likes | 249 Views
Rebeldia/Rivalidades. entre jovens. Ana Sofia Torrado Ana Sofia Alves. nº7 nº6. Violência. A violência existe em todos os lados. Existem várias formas de violência. A violência nas escolas portuguesas Infelizmente existe muita violência nas escolas portuguesas.
E N D
Rebeldia/Rivalidades entre jovens Ana Sofia Torrado Ana Sofia Alves nº7 nº6
Violência A violência existe em todos os lados. Existem várias formas de violência. A violência nas escolas portuguesas Infelizmente existe muita violência nas escolas portuguesas. Os jovens que vivem perante uma sociedade violenta são “portadores” de violência, transportam-na e instalam-na na sua escola, o que provoca um mau ambiente escolar. Existem várias formas de violência nas escolas: agressões, opressões, humilhação, destruição de espaços e equipamentos… Violência
Como combater a violência escolar Tenta resolver os problemas através do diálogo. Denuncia assaltos ou agressões que tenhas visto (mantém o anonimato). Procura ajuda de um adulto ou de um amigo mais velho. Através de cartazes, folhetos, posters ou acções informativas pode-se sensibilizar os alunos, para que não pratiquem violência.
A violência nos subúrbios A violência nos subúrbios é uma maneira dos jovens dizerem que existem. Os jovens tentam apoderar-se dos locais em que se sentem fortes (a rua de noite). Embora a violência praticada por estes jovens seja má, eles sentem-se heróis.
A VIOLÊNCIA NA T.V. Hoje em dia a televisão é uma má influência para os jovens, devido aos programas violentos que ela transmite. Vários jovens já praticaram crimes, que foram transmitidos pela televisão.
Como é transmitida a violência? A violência pode ser transmitida: Fisicamente Verbalmente Psicologicamente Como “canalizar” a agressividade? Existem várias técnicas que permitem controlar a agressividade, entre elas, a dança, o canto, a música, o desporto e o teatro. Mas, a vida também precisa de agressividade, porque é ela que nos permite crescer.
Rebeldia No nosso dia-a-dia há cada vez mais jovens rebeldes. Existem vários factores que podem influenciar a rebeldia nos jovens, tais como: factores individuais, ambientais e familiares. Os rapazes normalmente são mais agressivos que as raparigas, porque as raparigas desenvolvem-se psicologicamente mais cedo.
A Família e a Rebeldia Cada vez mais os pais preocupam-se com a sua actividade profissional e esquecem-se que têm filhos. Os pais acabam por passar mais tempo a trabalhar, do que a dar atenção aos seus filhos. Por vezes os pais não sabem como reagir com os filhos, o que provoca um mau ambiente familiar. O acompanhamento dos pais na altura da adolescência é extremamente importante.
Rivalidades entre jovens A escola é como um campo de batalha, onde existem inúmeras rivalidades, e onde a maioria dos jovens luta por ser popular. O jovem procura um grupo com o qual se identifique. É durante fase da adolescência que o jovem procura o seu lugar na sociedade. Nesta fase o jovem não pode sofrer discriminação, nem preconceitos, o que realmente ele necessita é de compreensão, diálogo, paciência e informação.
Os amigos da actualidade As amizades de hoje já não são iguais às de antigamente, pois, os tempos mudaram e as formas de viver também se alteraram. Antigamente, as amizades eram longas e permanentes, existia amizade e sinceridade. A maior parte das amizades de hoje reúnem apenas interesses. Como escolher os amigos certos? É muito simples, basta ser alguém com quem nós nos sentimos bem, pode ter os mesmos gostos que nós e ter uma maneira de pensar idêntica à nossa.
No Grupo... As amizades podem ser muito fortes, e podem mesmo durar para o resto da vida. Constroem-se ainda sentimentos profundos, como a lealdade e a confiança, que mais tarde são raros. Existe sempre algo que é como a imagem de marca (ex: corte do cabelo). Existe algo comum que todos os membros do grupo possuem (ex: terem todos o mesmo jogo para consola).
Grupos mais conhecidos Betos Dreads Nerds (marrões) Surfistas Clubbers Freaks Góticos Fim