680 likes | 982 Views
Olga Mendonça PPS 2008. Apresenta. Série Nossos Órgãos. Segundo a Tradicional Medicina Chinesa. Este é um material para estudo e reflexão. Leia-o quando tiver tempo, pois é longo. Relaxe. A transição é automática. Ligue o som.
E N D
Olga Mendonça PPS 2008 Apresenta
Série Nossos Órgãos Segundo a Tradicional Medicina Chinesa
Este é um material para estudo e reflexão. Leia-o quando tiver tempo, pois é longo. Relaxe. A transição é automática. Ligue o som.
Sou seu Intestino Delgado, uma víscera inteligente, educada e muito dedicada ao seu bem estar! Certamente gostará de me conhecer melhor e ficará surpreso com o que vou lhe contar sobre mim!
Sou um tubo oco e enrolado, que mede de 6 a 9 m de comprimento, por 4. 5 cm de diâmetro, compreendido entre o final do estômago e o Ceco, uma válvula que se comunica com o Intestino Grosso.
Estou unido pela Lei da Polaridade ao coração, meu órgão complementar Yin. E como já foi dito por ele, estamos ambos associados ao Elemento Fogo e à cor vermelha!
Minha função em seu corpo é digerir e absorver o alimento que você ingeriu...
Também exerço uma função digestiva secreta, energética, pouco conhecida no mundo ocidental, responsável por sua saúde, bem estar e longevidade! ...curioso?
Calma! Vou lhe falar primeiro de meu trabalho físico, que tem aspectos surpreendentes e creio, lhe será útil entendê-lo melhor !
Comecemos pelo meu nome... Nunca entendi porque todo mundo me chama de Intestino Delgado, se sou tão comprido! Em inglês, a incoerência é maior – “small intestine”!... Eu...? Pequeno...?
Como posso ser considerado “pequeno”, se desenrolado, tenho 5 vezes a sua altura?!
E falando nisso, você já se perguntou porquê motivo a Natureza lhe deu um intestino delgado maior que você? Qual é a função de um comprimento tão longo?
A resposta está nas partes que me compõem, projetadas pela “Sabedoria do Corpo” para mantê-lo saudável...e feliz! Estou dividido em 3 partes: Duodeno, Jejuno, Íleo.
Minha parte inicial tem um comprimento de doze polegadas, daí o nome Duodeno, que em latim, quer dizer “doze dedos” e começa logo em seguida à válvula do estômago, “piloro”, cujo significado é “porteiro”. É por ela que o Estômago esvazia o Quimo em mim.
A digestão do Quimo, ocorre predominantemente no Duodeno, sob o comando do Estômago, com a ajuda de minhas enzimas – o Suco Entérico - do Suco Pancreático, fabricado pelo Pâncreas, e da Bile, produzida no Fígado e armazenada na vesícula biliar.
As ações metabólicas que aí acontecem, transformam o QUIMO em partículas microscópicas; ele agora passa a se chamar QUILO e será conduzido ao Jejuno pelos meus movimentosperistálticos.
A Peristalse é como uma onda do mar, que me permite misturar os alimentos e empurrar o Quilo para baixo e para frente, sempre no sentido anal. • Estas ondas ocorrem em qualquer parte de minha estrutura e aumentam acentuadamente depois das refeições.
O produto final da digestão será impulsionado até chegar ao Jejuno, onde finalmente, poderá atravessar minhas paredes...
O Jejuno se segue ao duodeno e significa “jejum”. Os antigos observaram que esta minha parte apresentava-se nas autópsias, sempre vazia ou em jejum, daí a origem do nome...
O Jejuno é minha parte favorita, a mais milagrosa, humilde, abnegada e também a mais privilegiada! Todos os alimentos que você come têm grande variedade de bactérias, que são destruídas pelo ácido clorídrico do estômago. O jejuno tem menos bactérias, por isso mesmo está menos sujeito a tumores e cânceres, é muito educado, soltando menos gases que o intestino grosso…
É na mucosa do meu jejuno, que acontece o “milagre” de sua digestão! Minha parede interna é composta por pregas com milhões de velosidades (vili ou ‘pelos’) semelhantes a “dedos” microscópicos com o tamanho de 0.5 a 1.5 milímetros. O jejuno possui o número incrível de mais de QUATRO MILHÕES de velosidades !
Minhas velosidades têm nervos, artérias e veias pequeníssimas e até canais especiais chamados linfáticos para transportar as gorduras. Mais curioso ainda, é que cada velosidade está coberta por outros tantos milhões de velosidades pequeníssimas, ou “dedinhos’ ainda mais microscópicos!
Tudo isto tem por finalidade aumentar a área total de reabsorção dentro de mim, criando assim uma superfície equivalente a um campo de tênis dentro da sua barriga!
É através destas velosidades que as partículas microscópicas do Quilo - proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e minerais - são reabsorvidas, para poderem entrar na sua circulação.
Ainda nessa área fenomenal do Jejuno, eu faço a seleção meticulosa das várias partículas microscópicas dos alimentos e determino a velocidade com que elas podem entrar na sua circulação! Não é extraordinário?
Vamos comparar o processo de reabsorção a uma auto-estrada. Assim como os automóveis, os componentes do Quilo atravessam minha mucosa em pistas com duas velocidades.
A velocidade depende do tamanho das partículas alimentares; quanto menores elas forem, mais rápida será a sua reabsorção. Os alimentos refinados seguem viagem sem parar, enquanto os alimentos não-refinados são reabsorvidos mais lentamente. É na velocidade da reabsorção dos alimentos, que está o segredo de sua boa forma!
Os alimentos refinados quando entram em sua circulação, elevam o nível de açúcar no sangue, obrigando o Pâncreas a descarregar insulina e transformar o excesso do açúcar em GORDURA, a qual será armazenada em suas ancas, cintura e em volta da barriga... Isso faz você ganhar peso e... pneus!
O Quilo é conduzido ao Fígado pela veia Porta, para que as substâncias tóxicas sejam metabolizadas. Depois o sangue enriquecido é levado pelos vasos sanguíneos e linfáticos à todas as células do seu corpo, onde os nutrientes serão assimilados e usados na construção do organismo e no fornecimento de energia!
Os componentes não digeridos do Quilo, as fibras, bactérias e restos celulares da minha mucosa, são levados pela minha parte final, o Íleo, para o Intestino Grosso (cólon), mantendo-se lá por um ou dois dias, até serem expelidos como fezes, pela evacuação.
Agora, finalmente, vamos falar sobre o papel energético que exerço em seu corpo, um segredo antes só conhecido pelos Taoístas!
Segundo eles, estou localizado exatamente no centro do seu corpo e ligado ao Chakra do Umbigo – o Plexo Solar - um ponto primordial do Chi Original que alimenta seu corpo, mente e espírito. Chamado Tan Tien pelos orientais, esse centro é ao mesmo tempo um gerador e um depósito de energias.
O Tan Tien recebe, processa e transforma as Energias dos Planos Universal, Humano e da Terra, em Energia Vital para o corpo. Uma função muito semelhante ao processo digestivo físico!
Na filosofia Taoísta, o Tan Tien, é chamado o “Campo da Medicina”! Para você desfrutar de uma saúde vibrante, as energias dessa “Usina de Força” precisam fluir com vigor através de seus vasos e canais, porque são elas que alimentam a Sabedoria do Corpo, a capacidade natural de auto-cura do seu corpo!
O Centro do Umbigo também é o centro da gravidade física. O corpo se movimenta em torno dele. Estando você sentado, de pé ou andando, seu equilíbrio depende dele!
Espiritualmente, o Tan Tien é o centro da alquimia interior, capaz de transformar freqüências energéticas, assim como o fazem os centros do coração e da cabeça...
Seu abdômen precisa estar livre de congestões e tensões, para que a energia do Centro do Umbigo possa entrar e sair facilmente de seu corpo. Sou responsável justamente, por manter essa área limpa, livre de toxinas e de tensões emocionais!
Sabe aquela raiva que você sentiu, a ansiedade, a tristeza, o medo ou a preocupação que lhe dominaram durante o dia? Os diferentes estados emocionais também brotam do seu Plexo Solar, e se descarregam sobre mim. Meu papel secreto é digerir essas emoções!
Por isso na Medicina Chinesa sou chamado “Cérebro Abdominal”! Não é surpreendente que você possua em sua barriga, um órgão que tem cérebro?!
Perda Dor Resíduos Sou um órgão inteligente e muito dedicado a você! No entanto, você precisa me ajudar! É muito importante que procure lidar com suas emoções e possa exteriorizá-las o máximo possível, para viabilizar o meu trabalho!
Assim, terminada a digestão do seu jantar, poderei digerir os resíduos das emoções que teve durante o dia! Através dos movimentos peristálticos, enquanto você estiver dormindo, dissiparei o que sobrou da tensão emocional descarregada sobre mim e, na manhã seguinte, você acordará bem disposto!
Mas se você é acostumado a engolir sapos, vive reprimindo suas emoções e engolindo a raiva, a dor e o choro, ou se deixando dominar pela ansiedadee a angústia, as emoções negativas vão se acumulando dentro de mim e a carga se tornará excessiva! Sobrecarregado, não conseguirei digeri-las!!
O resultado é que as emoções acumuladas vão se condensando dentro de mim e se transformando em “Couraças Viscerais”, as quais provocam nós, emaranhados e contrações em meus tecidos...
A raiva contrai meu lado direito, perto do Fígado; a preocupação afeta meu lado superior esquerdo, perto do Baço; a ansiedade e a impaciência, minha parte alta, perto do Estômago; a tristeza, as laterais inferiores, perto dos Pulmões; o medo, as regiões mais baixas e profundas, perto dos Rins...
As “Couraças Viscerais” me enchem de toxinas, bolhas de gás, líquidos, me tornam pesado, flácido, saliente, e impedirão o Centro do Umbigo de abastecer seu corpo de energia. Enfermo e fraco, provocarei diversos distúrbios em seu organismo e sistemas!
Se eu estiver incapaz de digerir suas emoções, você ficará sujeito à somatizações! Assim, após uma briga, por exemplo, a descarga da raiva pode acontecer em qualquer parte do seu corpo e você sentirá... diarréias, dores de cabeça, de estômago, na nuca, náuseas; poderá pegar uma gripe, urinar frequentemente, ficar deprimido, ter erupções cutâneas ou pressão alta...
Se eu estiver dilatado e pesado, a velocidade de sua digestão diminui, a função de absorção é prejudicada e mesmo que você se alimente bem, pode ficar subnutrido. Também posso pressionar o fluxo sanguíneo do baixo-ventre, favorecendo o surgimento de veias hemorroidais e varicosas, e distúrbios menstruais...
O meu peso também pode pressionar sua coluna, aumentar excessivamente a curvatura lombar, estirar seu diafragma, deformar a caixa torácica, contrair seus músculos intercostais, formar muco em seus pulmões, enfraquecer o sistema linfático...
A tensão emocional acumulada em mim, com o tempo, se transformará em “Couraças Musculares”, que é a rigidez crônica em suas costas, tórax e pernas... E seu abdômen intoxicado, poderá virar um depósito de gorduras, massas, inchaços, nervos retorcidos, caroços e tumores...
O Chi Nei Tsang e orientação dietética, tem se mostrado efetivos para curar toda congestão, intoxicação, estagnação, e fazer o meu chi voltar a fluir livremente. A Massagem dos Órgãos Internos vai ajudar-me a digerir as energias e traumas emocionais, desmanchar os nós e emaranhados de seu abdômen e eliminar as toxinas que nos envenenam !