120 likes | 199 Views
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA Mestrado em Estudos de Linguagens. What it All Means ( Cap. 9) Blogs, wikis , Podcasts , and Other Powerful Web Tools for Classroom W ill Richardson (2ed. 2006).
E N D
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAISDEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIAMestrado em Estudos de Linguagens What it AllMeans ( Cap. 9) Blogs, wikis, Podcasts, and OtherPowerful Web Tools for ClassroomWill Richardson (2ed. 2006) Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Profa.: Maria Raquel Bambirra Aluna: Sonia Rodrigues Pereira Belo Horizonte Dezembro de 2013
As novas Ferramentas e as novas Pedagogias ... ... Qual será o impacto na educação? A Sala de Aula rumo novas tendências, irreversíveis: 1ª Tendência - A explosão dos conteúdos digitais (old/new) ▪ Google – Digitalização : mais de 50 milhões de livros (5 maiores acervos do mundo) ▪“ ... Is oneofthemosttransformativeevent in thehistoryofinformationdistributionsinceGutemberg” (New York PublicLibrary - CEO Paul LeClerc) ▪ Internet Archive.org – Brewster Kahle (fundador) estimou a digitalização de 500 milhões de volumes da LibraryofCongress Questão relevante: E as habilidades dos Professores e Estudantes para a utilização deste conhecimento, destes acervos?
2ªTendência A criação de conteúdos de forma colaborativa é cada vez maior uma vez que qualquer pacote de software oferece ferramentas colaborativas (compartilhamento /estações de trabalho). ▪Microsoft Office:várias opções para compartilhamento: planilhas, apresentações, contatos, arquivos, impressoras etc. ▪ Web 2.0: ferramenta que permite conectar e criar com pares, colaborativamente ▪ Mercado e demandas: alunos que sabem trabalhar de forma colaborativa e compartilhar informações com pares ao redor do mundo tem mais chance de sucesso na vida profissional ▪ As chances para os estudantes: alunos que se relacionam com públicos pequenos (narrowaudience)se apresentam em desvantagem no mercado, em relação aos alunos “conectados”, que criam de forma colaborativapara públicos maiores (globalização – wideaudience).
Cenário atual (2006): Professores adotando blogs e wikis estabelecendo uma conexão com o potencial oferecido pela World Wide Web. A Aula : não significa mais uma palestra e a Web apresenta um potencial diferenciado para o ensino e a aprendizagem: “ Rightnow, teachers are employingWeblogs and Wikisand thelike in waysthat are transformingthecurriculumand are allowinglearning to continue longaftertheclassends. They are tappingintothepotencial of a World Wide Web that is a conversation, not a lecture, whereknowledgeis shaped and acquiredthrough social process, and whereideas are presented as a starting pointfor dialogue, notanendingpoint” (Siemens,2005).
New Literacies : What is means to beliterate? ▪Novos Letramentos: O que significa ser letrado na era da Read/Write Web, das novas tecnologias e da explosão da informação? Há centenas de anos atrás ser letrado era ser capaz de ler e escrever. Agora estas habilidades não garantem mais a apropriação, a participação e a produção no ambiente Web (central core abilitiesno longerenoughto ensureunderstanding). É preciso saber mais do que apenas ler e escrever porque: ①As pessoas podem publicar com facilidade na Internet e assim os “consumidores” da web precisam ser tanto “editores” quanto “leitores”. ▪Midia impressa (revisão antes da publicação) ▪ Na Web as facilidades de conexão e publicação eliminam aetapa de revisão. Os estudantes precisam ser consumidores mais ativos e críticos. “Editing, then, meansbeing a criticalreader and viewer, notsimpleacceptingwhat is presented”.
Para tirar vantagem da Read/Write Web: é preciso ser letrado em publicação “publishing”. Os professores precisam ensinar formas, opções e caminhos, que podem viabilizar a divulgação de ideias e produtos na web. Para a publicação/divulgação na Web é preciso habilidade para trabalhar no ambiente virtual e de forma colaborativa. É preciso saber como lidar com a informação (consumo) ▪Alunos: demandas X competências : gerenciamento de informações (coleta, armazenamento, pesquisa e recuperação). ▪ Professores: Ensino de um novo letramento - habilidades para criar, sustentar e participar em espaços de trabalho no ambiente digital (segurança, ética e eficácia). ▫ Desserviço:Entende-se como o professor que não ensina o uso de ferramentas e tecnologias daRead/Write Web para o aluno. Dessa forma pode ser o único responsável pelo fracasso do aluno.
The Big Shifts : As grandes mudanças ▪Mudança: direção, atitude,posição,forma... A sala de aula da “Read/Write Web” é coerente,consistente e lógica: transferência de informação, colaboração, aprendizagem individualizada e ao mesmo tempo participativa. Processo contínuo de criação e compartilhamento de conteúdo entre participantes. Novas tecnologias e novas demandas: ▪Um novo olhar para o curriculum e para o conteúdo, o que implica em fazer acontecer, criar novas e melhores formas de ensinar ▪ Big Shift 1: Open Content Escolas e professores: detentores do conhecimento ensinado na sala de aula. No passado: Textbook (ivro didático) - filmstrip/video – discussão – acervos de bibliotecas públicas - jornais e revistas Nos dias atuais: Google Search, Wikepedia – volume de informações atualizadas.Criação individual e online de livros didáticos, coletâneas de links, listas “annotatedreading” ; “open-source-type classrooms”, aggregators e RSS.
▪ Big Shift 2: Many, Manyteachers, and 24/7 Learning Aumenta o acesso ao conteúdo, a outros professores e a outras culturas: é o compartilhamento de informações, ideias e experiências. É Informação disponível favorecendo a aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora. Muda a relação tradicional professor (fornecedor) e aluno (consumidor). ▪ Big Shift 3: The social, collaborativeConstructionofMeaningfulknowledge No passado : “Faça o seu trabalho” modelo de não compartilhamento, público restrito, professor avaliava e a produção do conhecimento ficava confinada nos limites dos muros da escola. Nos dias atuais: A Read/Write Web viabilizou o trabalho colaborativo e para públicos maiores (consumidores). As produções , o trabalho do aluno não é algo acabado, mas sujeito a alterações/colaborações extramuros da escola .
▪ Big Shift 4: Teaching is Conversation, NotLecture Ensinar não é ministrar palestras. Ensinar é dialogar: “ Estas são as minhas ideias, o que entendo do mundo...” e assim a empatia com o público oportuniza a escuta e a resposta (alunos participativos) . “Ideas are presented as the starting point for dialogue, nottheendingpoint” (Siemens, 2002). ▪ Big Shift 5: know “Where” Learning No passado : Saber qual era a resposta, memorizar fatos e fórmulas Nos dias atuais: Na Read/Write Web aprender significa saber onde e como encontrar a informação, com alguns poucos clicks. Cada vez mais distantes dos livros didáticos alunos e professores precisam estar preparados para criar seus próprios textos, a partir de diferentes provedores de conteúdos, tais como blogs e wikis. Importante: critérios x confiabilidade na apropriação e uso de conteúdos.
▪ Big Shift 6: Readers Are No Longer Just Readers A Competência do leitor na seleção dos conteúdos que ele vai consumir. No passado: O leitor confiava nos conteúdos impressos que lia (revisão e editoração) Nos dias atuais: O leitor precisa ser crítico o bastante para detectar problemas com os conteúdos disponibilizados na Web (discernimento, habilidade, discussão/debates). ▪ Big Shift 7 : The Web as Notebooks (orPortfolio) The Read/Write Web: fonte de conteúdos para o ensino e aprendizagem . A informação relevante pode ser capturada ou anotada. Blogs e Wikis : criados para organizar e salvar “digital ideas”, que podem ser recuperadas a qualquer momento (Web notebooks). EletronicLearnerPortfolios (Webnotebooks): Na visão de educadores uma página ideal para o compartilhamento entre pares, tutores e outros públicos.
▪ Big Shift 8: Writing Is No LongerLimited To Text ▫O texto: habilidade de expressão com palavras escritas no papel ▫A sociedade multimídia: A TVveiculando ideias, traduzindo e expressando a cultura (literatura em e-books/ livro digital) ▫The Read/Write Web: o conceito de escrita passa pelas novas mídias: audio, vídeos,música, fotografia, códigos (QRcode, Java Script ...) RipMix and Learn: seleciona, corta, combina, produz algo novo e publica. ▪ Big Shift 9 : Mastery Is TheProduct, NotTheText No passado o melhor aluno apresentava excelência no texto, na nota máxima recebida na prova. Agora, cada vez mais os estudantes desenvolvem a excelência na criação de conteúdos digitais para públicos significativos. Assim “Mastery” refere-se ao aluno que cria/desenvolve um produto, um conteúdo.
What it allmeans? ▪ Big Shift 10: ContributionNotCompletion, as theUltimateGoal Novos Desafios para os sistemas educacionais e professores: ▫O modelo 24/7 demanda mudanças no modelo tradicional: estudo, aprendizagem , atividades e avaliação. □ A Sala de aula da Read/Write Web e a redefinição de “ensinar”. Professores: Novos Atores na The Read/WriteWeb ① Fazem conexões (conteúdos /pessoas/listas de discussão) ②Aprendem para ensinar: produção de conteúdos e novas ferramentas ③ Criam blogs, wikis e podcasts e colaboram ④ Atuam como treinadores, aprendem via prática e reflexão , são agentes de mudança. O que isto tudo significa? É apenas o começo de uma relação radicalmente diferente com a Internet. A longo prazo isso implica em mudanças e inovações que vão afetar a educação, educadores e alunos. O esforço de professores criativos no sentido de inovar e pensar novas formas de ensinar com a Read/Write Web será decisivo nesse processo de mudança.