90 likes | 268 Views
Taylorismo. Frederick Winslow Taylor. Foi um engenheiro que desenvolveu um modelo de administração chamado Taylorismo ou Administração Científica, que revolucionou o sistema produtivo do século XX e criando base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral de Administração.
E N D
Frederick Winslow Taylor Foi um engenheiro que desenvolveu um modelo de administração chamado Taylorismo ou Administração Científica, que revolucionou o sistema produtivo do século XX e criando base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral de Administração. Em 1903 publicou o primeiro livro, em 1906 publicou ‘A Arte de cortar metais’, e 1911 publicou sua obra mais importante ‘Princípios da Administração Científica.E 1915 contraiu pneumonia e morreu no dia 21 de maio. O surgimento do Taylorismo se deu nos Estados Unidos da América.
Objetivos Desenvolvimento de uma ciência que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano, em lugar dos velhos métodos rotineiros. Selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida à ensiná-lo, treiná-lo, e formá-lo, em lugar do antigo costume de deixar a ele e selecionar-se o seu serviço e se formar-se, da melhor maneira de forma possível. Criaram o espírito de profunda cooperação entre a Direção e os trabalhadores, com o objetivo de que as atividades de desenvolvessem de acordo com os princípios a ciência aperfeiçoada. Divisão do trabalho de quase iguais processos entre a Direção e aos trabalhadores, devendo cada departamento atuar sobre aqueles trabalhos para as quais estivessem melhor preparação, substituindo desta forma as antigas condições as quais todo o trabalho e a maior parte dos trabalhadores caiam sobre aqueles.
Características -Racionalização da produção.- Economia de mão-de-obra.- Aumento da produtividade no trabalho.- Corte de “gestos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador.- Acabar com qualquer desperdício de tempo.
Contexto Histórico • Recente Revolução Industrial; • Potências europeias se acirravam; • Crescente consumo e demanda por produtos;
Relação com a globalização Como resposta às novas exigências de competitividade que marcam o mercado globalizado a exigir cada vez mais qualidade com menor custo. O taylorismo vai aos poucos sendo substituído por um processo de trabalho resultante de um novo paradigma tecnológico apoiado essencialmente na microeletrônica, cuja característica principal é a flexibilidade. Este movimento, embora não seja novo, uma vez que se constitui na intensificação do processo histórico de internacionalização da economia, reveste-se de novas características, posto que assentado nas transformações tecnológicas, na descoberta de novos materiais e nas novas formas de organização e gestão do trabalho.
Bibliografia • http://www.brasilescola.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm • http://www.eps.ufsc.br/ergon/disciplinas/EPS5225/aula7.htm • http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XX#Grandes_acontecimentos • http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial