1 / 8

Taylorismo

Taylorismo. Frederick Winslow Taylor. Foi um engenheiro que desenvolveu um modelo de administração chamado Taylorismo ou Administração Científica, que revolucionou o sistema produtivo do século XX e criando base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral de Administração.

Download Presentation

Taylorismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Taylorismo

  2. Frederick Winslow Taylor Foi um engenheiro que desenvolveu um modelo de administração chamado Taylorismo ou Administração Científica, que revolucionou o sistema produtivo do século XX e criando base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral de Administração. Em 1903 publicou o primeiro livro, em 1906 publicou ‘A Arte de cortar metais’, e 1911 publicou sua obra mais importante ‘Princípios da Administração Científica.E 1915 contraiu pneumonia e morreu no dia 21 de maio. O surgimento do Taylorismo se deu nos Estados Unidos da América.

  3. Objetivos Desenvolvimento de uma ciência que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano, em lugar dos velhos métodos rotineiros. Selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida à ensiná-lo, treiná-lo, e formá-lo, em lugar do antigo costume de deixar a ele e selecionar-se o seu serviço e se formar-se, da melhor maneira de forma possível. Criaram o espírito de profunda cooperação entre a Direção e os trabalhadores, com o objetivo de que as atividades de desenvolvessem de acordo com os princípios a ciência aperfeiçoada. Divisão do trabalho de quase iguais processos entre a Direção e aos trabalhadores, devendo cada departamento atuar sobre aqueles trabalhos para as quais estivessem melhor preparação, substituindo desta forma as antigas condições as quais todo o trabalho e a maior parte dos trabalhadores caiam sobre aqueles.

  4. Características -Racionalização da produção.- Economia de mão-de-obra.- Aumento da produtividade no trabalho.- Corte de “gestos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador.- Acabar com qualquer desperdício de tempo.

  5. Contexto Histórico • Recente Revolução Industrial; • Potências europeias se acirravam; • Crescente consumo e demanda por produtos;

  6. Relação com a globalização Como resposta às novas exigências de competitividade que marcam o mercado globalizado a exigir cada vez mais qualidade com menor custo. O taylorismo  vai aos poucos sendo substituído por um processo de trabalho resultante de um novo paradigma tecnológico apoiado essencialmente na microeletrônica, cuja característica principal é a flexibilidade. Este movimento, embora não seja novo, uma vez que se constitui na intensificação do processo histórico de internacionalização da economia, reveste-se de novas características, posto que assentado nas transformações tecnológicas, na descoberta de novos materiais e nas novas formas de organização e gestão do trabalho.

  7. Bibliografia • http://www.brasilescola.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm • http://www.eps.ufsc.br/ergon/disciplinas/EPS5225/aula7.htm • http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XX#Grandes_acontecimentos • http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial

More Related