1 / 6

HONORÁRIOS PERICIAIS

HONORÁRIOS PERICIAIS. REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO.

helene
Download Presentation

HONORÁRIOS PERICIAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HONORÁRIOS PERICIAIS • REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. • A REMUNERAÇÃO DO PERITO SERÁ PAGA: PELO AUTOR, OU POR QUEM REQUERER O EXAME OU AINDA POR QUEM PERDER A AÇÃO, NO CASO DA PERÍCIA SER DETERMINADA DE OFÍCIO PELO JUIZ. • A REMUNERAÇÃO DO PERITO-ASSISTENTE SERÁ PAGA PELA PARTE (AUTOR OU RÉU) QUE O HOUVER INDICADO. • A FIXAÇÃO DA REMUNERAÇÃO PERICIAL É UM ATO DO JUIZ, CONSIDERANDO A QUALIDADE DO TRABALHO, A COMPLEXIDADE TÉCNICA DA PROVA, A DEMONSTRAÇÃO DO CUSTO APRESENTADO PELO PERITO E AS POSSIBILIDADES ECONÔMICO-FINANCEIRAS DAS PARTES E SUAS REAÇÕES QUANTO AO VALOR DOS HONORÁRIOS.

  2. PAGAMENTO DA REMUNERAÇÃO • O PERITO CONTÁBIL NÃO PODE RECEBER SEUS HONORÁRIOS DIRETAMENTE PELA PARTE RESPONSÁVEL: POR SER UM ATO FINANCEIRO, O PAGAMENTO NECESSITA ESTAR COMPROVADO NO PROCESSO, JUNTANDO O DOCUMENTO DE QUITAÇÃO BANCÁRIA. • OS ASSISTENTES TÉCNICOS DEVEM AJUSTAR DIRETAMENTE COM AS PARTES, OS SEUS HONORÁRIOS E A FORMA DE PAGAMENTO, E MESMO DECORRENTES DE NEGOCIAÇÃO PARTICULAR, SÃO CONSIDERADOS DESPESAS DO PROCESSO. (CPC – ART. 20 § 2º) • APÓS FIXADO O VALOR DA REMUNERAÇÃO, A QUANTIA (PARTE OU TOTAL) DEVE SER DEPOSITADA À ORDEM DO JUIZ, EM NOME DO PERITO CONTÁBIL, EM INSTITUIÇÃO BANCÁRIA AUTORIZADA A RECEBER DEPÓSITO JUDICIAL. (ESTADO S.PAULO: NOSSA CAIXA)

  3. PLANEJAMENTO DAS HORAS DE TRABALHO • PARA OFERTAR OS SEUS HONORÁRIOS, O PERITO CALCULARÁ QUANTAS HORAS IRÃO SER GASTAS NAS FASES DO TRABALHO, PETICIONANDO O VALOR DA REMUNERAÇÃO, JUNTANDO EM ANEXO, O QUADRO DEMONSTRATIVO DAS HORAS DE TRABALHO. • CONSIDERANDO QUE A SUA ATIVIDADE SOCIAL É DE AUXILIAR DA JUSTIÇA, O PERITO CONTÁBIL DEVE PROPOR UM VALOR JUSTO DA REMUNERAÇÃO, SUFICIENTE PARA O DESLINDE DA QUESTÃO COM TOTAL TRANSPARÊNCIA QUANTO ÀS HORAS TRABALHADAS. • O PLANEJAMENTO DAS HORAS DE TRABALHO VARIA DE UMA PERÍCIA PARA OUTRA. O PERITO DEVE CONSIDERAR APENAS O ESSENCIAL NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO. “NÃO HÁ NADA MAIS INÚTIL DO QUE FAZER BEM FEITO O QUE NÃO PRECISA SER FEITO”. *Antonio Morais da Silva (ex-Vice-Presidente CFC)

  4. DEPÓSITO DOS HONORÁRIOS • O JUIZ, AO DEFERIR A PROVA PERICIAL E NOMEAR O PERITO CONTÁBIL PODERÁ, DE IMEDIATO, FIXAR O VALOR DOS HONORÁRIOS PROVISÓRIOS E ORDENAR À PARTE RESPONSÁVEL, QUE EFETUE O DEPÓSITO JUDICIAL DESSE VALOR, VIA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA. • O JUIZ PODE TAMBÉM SOLICITAR AO PERITO QUE, EM PETIÇÃO, OFEREÇA SUA ESTIMATIVA DOS CUSTOS DO TRABALHO. DEPOIS, O JUIZ DETERMINA A OITIVA DAS PARTES: QUE ELAS SE MANIFESTEM SOBRE O VALOR DOS HONORÁRIOS. UMA VEZ ACEITO, O JUIZ FIXARÁ A QUANTIA E EXIGIRÁ DA PARTE RESPONSÁVEL, QUE EFETUE O DEPÓSITO PRÉVIO DOS HONORÁRIOS (EM GERAL 50% DO TOTAL). • O PERITO CONTÁBIL PODERÁ PETICIONAR AO JUIZ, NO TÉRMINO DO SERVIÇO, SOLICITANDO DEPÓSITO COMPLEMENTAR, NO VALOR DA DIFERENÇA ENTRE OS HONORÁRIOS FIXADOS E O DEPÓSITO PRÉVIO.

  5. ARBITRAMENTO DA REMUNERAÇÃO • ARBITRAMENTO É O ATO PROCESSUAL DE COMPETÊNCIA DO JUIZ, PARA FIXAR A REMUNERAÇÃO DO PERITO CONTÁBIL. • O PERITO, EM PETIÇÃO, REQUER O ARBITRAMENTO DOS SEUS HONORÁRIOS, EXPONDO UM RESUMO DO SEU TRABALHO E UMA PLANILHA DEMONSTRANDO AS HORAS DISPENDIDAS NO PROCESSO, PARA EMBASAR O VALOR DO CUSTO DOS SEUS SERVIÇOS, DENTRO DOS PADRÕES HOMOLOGADOS PELO CRC. • O PERITO-ASSISTENTE DEVE PETICIONAR AO JUIZ, O ARBITRAMENTO DA SUA REMUNERAÇÃO, MESMO QUE ESTA NÃO SE RELACIONE COM O QUE FOI LIVREMENTE AJUSTADO ENTRE AS PARTES, SERVINDO APENAS PARA CONSTAR COMO DESPESA DO PROCESSO, NO CASO DE RESSARCIMENTO À PARTE VENCEDORA.

  6. PROCEDIMENTOS PARA LEVANTAR OS HONORÁRIOS • SOMENTE O JUIZ PODERÁ AUTORIZAR A MOVIMENTAÇÃO DOS VALORES DEPOSITADOS JUDICIALMENTE EM NOME DO PERITO, QUE EM PETIÇÃO, REQUERERÁ O LEVANTAMENTO DOS SEUS HONORÁRIOS, LOGO APÓS TER ENTREGUE O LAUDO PERICIAL. • O JUIZ DEFERIRÁ AO CARTÓRIO, QUE ELABORARÁ O MANDADO DE LEVANTAMENTO DO DEPÓSITO: ORDEM DO JUIZ ASSINADA POR ELE E PELO DIRETOR DO CARTÓRIO AUTORIZANDO O GERENTE DO BANCO DEPOSITÁRIO, O PAGAMENTO AO PERITO A QUANTIA EM QUESTÃO. • CASO A PARTE RESPONSÁVEL NÃO TENHA DEPOSITADO O VALOR DOS HONORÁRIOS FIXADOS PELO JUIZ, O PERITO REQUERERÁ UMA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR, COM O DESPACHO DO ARBITRAMENTO. ESSE TÍTULO SERVIRÁ COMO INSTRUÇÃO DE COBRANÇA JUDICIAL.

More Related