1 / 7

Revisão

Módulo 10. Elutriação. Revisão. Uma pequena gota de água esférica com 0,1 mm de diâmetro está na atmosfera a uma altura de 1500 m. Será que a gota sobe ou desce se o vento soprar na direcção vertical (para cima) a uma velocidade de 1,5 m/s ? E no caso da velocidade do vento ser 0,1 m/s ?.

helki
Download Presentation

Revisão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Módulo 10 Elutriação Revisão Uma pequena gota de água esférica com 0,1 mm de diâmetro está na atmosfera a uma altura de 1500 m. Será que a gota sobe ou desce se o vento soprar na direcção vertical (para cima) a uma velocidade de 1,5 m/s ? E no caso da velocidade do vento ser 0,1 m/s ? Supõe-se que o tamanho da gota é suficientemente pequeno pelo que Re <1. v representa a velocidade relativa entre a gota e o ar.

  2. Supondo que a 1500 m as condições de pressão e temperatura são 20ºC e 1 atm: calcula-se a velocidade, v= 0,3 m/s. Se a gota e o ar se deslocarem em sentidos contrários o valor absoluto da velocidade relativa tem de ser maior que o valor absoluto da velocidade do ar. No caso de se deslocarem no mesmo sentido, o valor absoluto da velocidade relativa tem de ser menor que o valor absoluto da velocidade do ar. Assim, no caso do ar ter uma velocidade de 1,5 m/s, a gota desloca-se para cima a uma velocidade de 1,2 m/s. No caso do ar ter uma velocidade de 0,1m/s, a gota desloca-se para baixo a uma velocidade 0,2 m/s.

  3. Elutriação Partículas + finas Alimentação Partículas + grossas Partículas intermédias Partículas finas Líquido

  4. Exemplo: Considere uma mistura de partículas de sílica e de galena com um tamanho de 0,075 – 0,65 mm que vai ser separada por uma corrente ascendente de água. A massa volúmica da sílica é 2650 kg/m3 e da galena 7500 kg/m3. Pretende-se obter um produto de galena pura, qual a velocidade da corrente de água necessária e qual a gama de tamanhos do produto obtido. Começa-se por admitir que as partículas são esféricas e se comportam como isoladas. Caso não se colocasse esta hipótese teria que se ter uma ideia da fracção volumétrica. Não se pretende ter sílica no produto de cauda. Determina-se em primeiro lugar a velocidade terminal (relativa) das maiores partículas de sílica

  5. Calcula-se o Rep para as maiores partículas de sílica, 0,65 mm A partir do Rep calcula-se a velocidade terminal (relativa) Para estas partículas de sílica serem transportadas no sentido ascendente a velocidade do líquido tem que ser maior que a sua velocidade terminal

  6. Conhecida a velocidade do líquido calcula-se o tamanho das partículas de galena que têm velocidade terminal superior à velocidade do líquido. Todas as partículas de galena com tamanho superior ao calculado vão sair como produto de cauda. Se por acaso na coluna seguinte se pretender separar as partículas de sílica mais finas, saindo estas como produto de topo, basta fazer os seguintes cálculos

  7. Calcula-se o Rep para as menores partículas de galena, 0,65 mm A partir do Rep calcula-se a velocidade terminal (relativa) Para não serem transportadas no sentido ascendente a velocidade do líquido tem que ser menor que a velocidade terminal destas partículas. Conhecida a velocidade do líquido calcula-se o tamanho das partículas de sílica que têm velocidade terminal inferior à velocidade do líquido. Todas as partículas de sílica com tamanho inferior ao calculado vão sair como produto de topo.

More Related