1 / 15

Mutações na estrutura social e nos costumes

Mutações na estrutura social e nos costumes. Autores: Sandra Moinheiro Vitorino Silva. A industrialização, iniciada com a Revolução Industrial, provocou um rápido crescimento económico, o qual proporcionou uma vida de luxo, de ostentação e de procura de prazer por parte da alta burguesia.

hide
Download Presentation

Mutações na estrutura social e nos costumes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mutações na estrutura social e nos costumes Autores: • Sandra Moinheiro • Vitorino Silva

  2. A industrialização, iniciada com a Revolução Industrial, provocou um rápido crescimento económico, o qual proporcionou uma vida de luxo, de ostentação e de procura de prazer por parte da alta burguesia. Mutações na estrutura social e nos costumes

  3. A BELLE ÉPOQUE (1871-1914) A burguesia viveu um período de prosperidade que ficou conhecido como Belle Époque. A Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus.

  4. A Arte Nova ( típica da BelleÉpoque) valorizava os ornamentos, as cores vivas e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas, dos animais e das mulheres.

  5. A BelleÉpoque foi um período de acalmia e de bem-estar.

  6. Inovações: - Gramofone - Fotografia - Bicicleta Lazer. - Ópera e teatro - Salões de Chá e cafés-concerto - Partidas de Ténis Moda: - Mulheres- vestidos volumosos com rendas e folhos, penteados complicados - Homens – fato de calça comprida e casaco de abas, camisa de colarinhos engomados, chapéus altos, bengala e bigode. A sociedade burguesa da BelleÉpoque

  7. A sociedade burguesa da BelleÉpoque • Música e dança: - Baile é o ponto mais alto da vida mundana das elites. - O foxtrot (dança) alcança grande popularidade.

  8. A guerra provocou transformações no quotidiano. O desejo de esquecer os horrores da guerra levaram a população a procurar avidamente viver cada momento com uma alegria e entusiasmo muitas vezes excessivo. Alterações sociais e morais após a 1ª Guerra Mundial

  9. Os “loucos anos 20”

  10. Os “loucos anos 20” O famoso chapéu cloche, um clássico da década de 20 que pode ser encontrado ainda hoje em muitas lojas de acessórios.

  11. Diz o que entendes por: • FEMINISMO Movimento social e político que defende a luta das mulheres pela conquista das mesmas liberdades e dos mesmos direitos em igualdade de circunstâncias com os indivíduos de sexo masculino.

  12. Diz o que entendes por: • CULTURA DE MASSAS Conjunto de manifestações culturais produzido para abranger um grande número de pessoas e tornar-se acessível ao grande público, nomeadamente, através da sua difusão pelos meios de comunicação de massas.

  13. Fatores que estiveram na origem do aparecimento da cultura de massas • O desenvolvimento dos transportes e comunicações; • A expansão das classes médias, mais instruídas e com mais tempo livre; • A maior participação dos cidadãos nas atividades políticas, sociais e sindicais.

  14. Diz o que entendes por: é a cultura que está exclusivamente orientada para uma minoria da população. Opõe-se à Cultura de Massas. • CULTURA DE ELITE

  15. BIBLIOGRAFIA • Internet • Manuais

More Related