390 likes | 2.4k Views
GEOGRAFIA ESTRUTURA DA TERRA E A GEMORFOLOGIA. FORMAÇÃO DO UNIVERSO - BIG BANG. UNIVERSO. Eras Geológicas. A TERRA. ESTRUTURA DA TERRA. A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, tem idade de 4,5 a 5 bilhões de anos.É formada por três camadas principais:
E N D
GEOGRAFIA ESTRUTURA DA TERRA E A GEMORFOLOGIA
A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, tem idade de 4,5 a 5 bilhões de anos.É formada por três camadas principais: *Crosta ou litosfera 0 a 60 km de profundidade e divide-se em 2 áreas, uma interna e outra externa pela descontinuidade de Mohorovic.A área interna possui uma constituição pastosa rica em rochas magmáticas e a área externa é constituída de por rochas sedimentares e graníticas ricas em silício e alumínio. A crosta é mais espessa nos continentes do que nos mares.
Estrutura da Terra: *Manto ou Mesosfera:60 a 3000 km profundidade. O manto, assim como a crosta, pode ser dividido em duas áreas: manto superior e manto inferior.O manto superior é rico em alumínio, e o manto inferior é rico em sílica e magnésio. *Núcleo o Nife: 3000 a 5000 km de profundidade. O núcleo é rico em níquel e ferro, estando estes metais no estado líquido.
PLACAS TECTÔNICAS Vídeo 3
ATIVIDADES ENDÓGENAS Movimento da lava e das placas tectônicas – vídeo 2
Tectonismo ou diastrofismo São movimentos que deformam as rochas lentamente pela ação das forças internas. Tais movimentos podem ser divididos em dois grupos: • Epirogenéticos: São movimentos verticais da crosta que provocam soerguimento e rebaixamento dos blocos continentais. • Orogenéticos: São movimentos horizontais da crosta que geram montanhas, dobras e falhas no relevo, dentre outras.
OROGÊNESE / EPIROGÊNESE • Formação do relevo
ILUSTRAÇÃO VULCÃO DE LAMA O termo vulcão de lama ou domo de lama é usado para se referir às estruturas vulcânicas criadas pela ejeção de gases, líquidos e lama, geralmente em áreas mais frias; portanto não são magmáticos. Os vulcões de lama possuem tamanhos que vão de alguns centímetros de altura até 700 metros e diâmetros de até 10 km.
RESULTADO DE MOVIMENTOS OROGÊNICOS INTRUSÃO: é um corpo de rocha ígnea que cristalizou de um magma derretido sob a superfície da Terra. As massas de magma que solidificam em profundidade, antes de atingirem a superfície terrestre, são designados plutões, de Plutão, o deus romano do submundo. Intrusão Um exemplo bem conhecido de intrusão ígnea é o Complexo do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, Brasil
Ígneas (ou magmáticas) O granito, um exemplo de rocha ígnea. • Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma (ou lava), daí o nome rochas magmáticas. Também conhecida como rochas ígneas. • O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos, a saber:Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pumes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido. • Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.
ILUSTRAÇÃO DOS TIPOS DE ROCHAS Granito
Rochas sedimentares • As rochas sedimentares fazem parte de 75% da superficie dos continentes, são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em: • Detriticas - são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho. • Químiogénicas - resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em àgua. Alguns exemplos são o sal gema, as estalactites e as estalagmites. • Biogénicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquifelo, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos, Possui o mineral cálcite.; e o carvão, formado a partir dos resíduos de vegetais.
ILUSTRAÇÃO DE ROCHA SEDIMENTAR Formação da rocha sedimentar
Metamórficas O Quartzito, um exemplo de rocha metamórfica.São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultâneamente. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do xisto; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito. • OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeoamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.
GEMAS é um mineral, rocha ou material petrificado que quando cortado e facetado ou polido é colecionável ou pode ser usado em joalheria. • Uma seleção de seixos de gemas polidos por abrasão em tambor cilíndrico. O seixo maior tem 40 mm de comprimento .1 - Turquesa, 2 - Hematita, 3 - Crisocola, 4 - Olho de tigre 5 - Quartzo, 6 - Turmalina, 7 - Cornalina, 8 - Pirita, 9 - sugilite, 10 - Malaquita, 11 - Quartzo rosa, 12 - Obsidiana, 13 - Rubi, 14 - Ágata muscínea, 15 - Jaspe, 16 - Ametista, 17 - Ágata azul, 18 - Lápis-lazúli