1 / 30

Tecido Nervoso

Tecido Nervoso. Professor: Gurgel Filho. No tecido nervoso as células são capazes de transmitir, de forma rápida e eficiente, “informações” entre células distantes no corpo, fazendo a integração entre elas e permitindo que nosso organismo, assim como o dos animais, funcione de modo harmônico.

hidi
Download Presentation

Tecido Nervoso

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tecido Nervoso Professor: Gurgel Filho

  2. No tecido nervoso as células são capazes de transmitir, de forma rápida e eficiente, “informações” entre células distantes no corpo, fazendo a integração entre elas e permitindo que nosso organismo, assim como o dos animais, funcione de modo harmônico.

  3. Divisões do sistema nervoso humano Divisão Partes Funções Encéfalo Sistema nervoso central (SNC) Processamento e integração de informações Medula espinhal Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e os órgãos efetuadores (músculos, glândulas). Sistema nervoso periférico (SNP) Nervos Gânglios

  4. Encéfalo Medula espinhal

  5. Nervos raquidianos

  6. Nervos cranianos

  7. Células do Tecido Nervoso Neurônios (constituem 10% do tecido nervoso) Neurônios são células especializadas na condução de impulsos nervosos, que são alterações elétricas que se propagam pela membrana plasmática. Gliócitos(constituem os outros 90% do tecido nervoso). Gliócitos são células do tecido nervoso cuja a função é envolver, proteger e nutrir os neurônios.

  8. Estrutura de um neurônio Receber estímulos Transmitir o estímulo

  9. Tipos de gliócitos: -Oligodendrócitos: exibem prolongamentos que se enrolam em torno do axônio dos neurônios situados no SNC, formando a bainha de mielina. - Células de Schwann: formam a bainha de mielina dos neurônios localizados no SNP. Não tem prolongamentos, enrolam-se por inteiro sobre os axônios dos neurônios. - Astrócitos: estabelecem uma ponte nutritiva entre o sangue e os neurônios. -Dão sustentação física ao tecido nervoso. -Participam da recuperação de lesões. Se eventualmente ocorre a morte de neurônios, os espaços que eles ocupavam são preenchidos por um tecido de cicatrização resultante da multiplicação de astrócitos. - Micróglias: são macrófagos especializados em fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso.

  10. De acordo com os tipos de dendritos e axônios os neurônios são classificados em três tipos: • Multipolares possuem um só axônio e vários dendritos. • Bipolares apresentam um só axônio e um só dendrito, localizados em posições opostas na célula. • Pseudo-unipolares apresentam uma só neurofibra (prolongamento citoplasmático), que se divide em duas, uma correspondendo ao dendrito e outra ao axônio.

  11. TIPOS DE NEURÔNIOS Dendritos Dendritos axônio neurofibra Multipolar axônios Pseudo-unipolar Bipolar

  12. Localização dos neurônios no sistema nervoso • Os corpos celulares dos neurônios ficam no encéfalo e na medula espinhal, ou seja no sistema nervoso central (SNC). • Os poucos que ficam fora do SNC ficam agrupados formando os gânglios nervosos. • As neurofibras (dendritos e axônios) estão agrupadas em feixes que, no interior do SNC são chamadas de tratos nervosos. • As neurofibras fora do SNC formam os nervos.

  13. Substância cinzenta – formada por corpos celulares de neurônios e alguns gliócitos Substância branca – formadas por neurofibras revestidas por estratos mielínicos de gliócitos.

  14. Na medula espinhal Substância branca Substância cinzenta

  15. No encéfalo

  16. Classificação dos neurônios quanto à função • Neurônios sensitivos: conduzem impulsos nervosos dos órgãos dos sentidos e de células sensoriais para o SNC. • Neurônios motores: conduzem impulsos nervosos do SNC para os órgãos que efetuam a resposta (efetores), geralmente músculos ou glândulas. • Neurônios de associaçãoou interneurônios: localizam-se na medula espinhal e fazem a conexão entre um neurônio sensitivo e um neurônio motor.

  17. Neurofibras mielinizadas e não- mielinizadas • Nas neurofibras não-mielinizadas o impulso nervoso propaga-se de forma contínua ao longo na membrana do neurônio. • Nas neurofibras mielinizadas o impulso nervoso é descontínuo, ele “salta” de um nódulo de Ranvier ( nó neurofibroso) para outro tornando-se mais rápido. Observação: na esclerose múltipla ocorre a degeneração gradual do estrato mielínico.

  18. A natureza do Impulso nervoso • Em um neurônio em repouso a superfície interna da membrana plasmática mantém-se eletricamente menos positiva que a externa. + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + ++ + + + + + + + + + _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ + ++ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + O neurônio em repouso se encontra polarizadoe a diferença de potencial elétrico entre as duas faces da membrana plasmática é de -70mV (milivolts), sendo chamado depotencial de repouso.

  19. A natureza do Impulso nervoso • Quando o neurônio é estimulado, ocorre uma onda de alterações elétricas que percorre a membrana do neurônio, sempre dos dendritos para o axônio. • Essa alteração elétrica chama-se despolarização. • A diferença de potencial elétrico durante a despolarização (-70mV para + 40mV) é chamada potencial de ação. _ _ _ _ _ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ ++ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + _ _ _ _ _

  20. As alterações elétricas durante o impulso nervoso ocorrem devido à uma mudança na permeabilidade da membrana do neurônio aos íons sódio e potássio. • Lembre-se que em qualquer célula, há maior quantidade de sódio do lado externo da membrana e do lado interno há maior concentração de potássio. O potássio tende a sair e o sódio tende a entrar. Mas a célula mantém essas concentração através da bomba de sódio e potássio, obrigando o sódio sair e o potássio entrar por transporte ativo. Transporte ativo K+ K+ K+ Na+ Na+ Na+ Transporte ativo

  21. K+Na+ ATP ADP + Pi

  22. Um estímulo altera momentaneamente a permeabilidade numa área da membrana e uma grande quantidade de sódio entra rapidamente na célula. • A entrada brusca de íons sódio faz com que a face interna da membrana no local fique mais positiva que a face externa. • O impulso recebido nessa área se propaga ao longo do neurônio até atingir a região final do axônio.

  23. SINAPSES • Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. • As sinapses ocorrem no "contato" das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois as estruturas estão próximas, mas há um espaço entre elas (fenda sináptica). Dos axônios são liberadas substâncias (neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

  24. Sinapse elétrica • Neste tipo de sinapse as células possuem um intimo contato através junções abertas ou do tipo gap que permite o livre transito de íons de uma membrana a outra, desta maneira o potencial de ação passa de uma célula para outra muito mais rápido que na sinapse química não podendo ser bloqueado.Ocorre em músculo liso e cardíaco, onde a contração ocorre por um todo em todos os sentidos. 

  25. Sinapse química • Acontece quando o potencial de ação, ou seja, impulso é transmitido através mensageiro químico, ou seja, neurotransmissores, que se liga a um receptor (proteína), na membrana pós-sinaptica, o impulso e transmitido em uma única direção, podendo ser bloqueado e em comparação com sinapse elétricas é a sinapse química é muito mais lenta. Quase todas sinapses do SNC são químicas. • Exemplos de neurotransmissores: • Acetilcolina; • adrenalina ( ou epinefrina); • noradrenalina; • dopamina; • serotonina.

More Related